Formulário

Contains commands for activate form design mode, enable/disable control wizards and insert form controls in your document.

Para aceder a este comando...

From the menu bar:

Choose Form.


Design Mode

Toggles the Design mode on or off. This function is used to switch quickly between Design and User mode. Activate to edit the form controls, deactivate to use the form controls.

Control Wizards

Especifica se o assistente deve ser automaticamente iniciado ao inserir um novo controlo. Esta definição aplica-se globalmente a todos os documentos.

Campo de etiqueta

Icon Label Field

Cria um campo para exibição de texto. Estas etiquetas só são utilizadas para mostrar o texto pré-definido. Não pode introduzir dados nestes campos.

Caixa de texto

Icon Text Box

Cria uma caixa de texto. As caixas de texto são campos onde o utilizador pode introduzir texto. Num formulário, as caixas de texto mostram dados ou permitem a introdução de novos dados.

Caixa de verificação

Icon Check Box

Cria uma caixa de verificação. As caixas de verificação permitem ativar ou desativar uma função num formulário.

Botão de opção

Icon Option Button

Cria um botão de opção. Os botões de opção permitem ao utilizador escolher uma de várias opções. Aos botões de opção com a mesma funcionalidade, é atribuído o mesmo nome (Atribuir nome apropriedade). Normalmente, é atribuída aos botões de opção uma caixa de grupo.

Caixa de lista

Icon List Box

Cria uma caixa de lista. Uma caixa de lista permite aos utilizadores selecionar uma entrada de uma lista. Se o formulário estiver associado a uma base de dados e a ligação à base de dados estiver ativa, o Assistente de caixas de lista será mostrado automaticamente após a inserção da caixa de lista no documento. Este assistente ajuda a criar a caixa de lista.

Caixa de combinação

Icon Combo Box

Cria uma caixa de combinação. Uma caixa de combinação é uma caixa de lista de uma única linha com uma lista suspensa, na qual os utilizadores podem escolher uma opção. Pode atribuir a propriedade "só de leitura" à caixa de combinação, de forma a que os utilizadores não possam introduzir outras entradas para além das existentes na lista. Se o formulário estiver ligado a uma base de dados e a ligação à base de dados estiver ativa, o Assistente de caixas de combinação será mostrado automaticamente após a inserção da caixa de combinação no documento.

Botão de ação

Icon Push Button

Cria um botão de ação. Esta função pode ser utilizada para executar um comando para um evento definido como, por exemplo, um clique do rato.

Pode aplicar texto e imagens a estes botões.

Botão de imagem

Icon image button

Cria um botão que será mostrado como imagem. Para além da representação gráfica, um botão de imagem tem as mesmas propriedades que um botão "normal".

Campo formatado

Icon Formatted Field

Cria um campo formatado. Um campo formatado é uma caixa de texto, na qual é possível definir o modo como as entradas e saídas de dados são formatadas, bem como os valores limitativos aplicáveis.

Um campo formatado tem propriedades especiais de controlo (escolha Formatar - Controlo).

Mais campos

Campos de data, hora, números, moedas e padrões.

Caixa de grupo

Icon Group Box

Cria uma moldura para agrupar visualmente diversos controlos. As caixas de grupo permitem agrupar botões de opção numa moldura.

Se inserir uma moldura de grupo no documento, é iniciado o Assistente de elementos de grupo, que permite criar facilmente um grupo de opções.

Nota: ao arrastar uma caixa de grupo sobre controlos já existentes e quiser selecionar um controlo, tem de começar por abrir o menu de contexto da caixa de grupo e escolher Dispor - Enviar para trás. Em seguida, selecione o controlo premindo .

note

As caixas de grupo são utilizadas apenas como efeito visual. Pode fazer um agrupamento funcional de campos de opção através da definição de nome: sob as propriedades Nome de todos os campos de opção, introduza o mesmo nome, de modo a criar um grupo.


Controlo de imagem

Icon Image Control

Cria um controlo de imagem. Este controlo só pode ser utilizado para adicionar imagens a partir de uma base de dados. No documento de formulário, clique duas vezes num destes controlos para abrir a caixa de diálogo Inserir imagem, para inserir a imagem. Existe igualmente um menu de contexto (não no modo de design) com comandos para inserir e eliminar a imagem.

As imagens provenientes de uma base de dados podem ser exibidas num formulário, sendo igualmente possível inserir novas imagens na base de dados, desde que o controlo de imagem não esteja protegido contra escrita. O controlo tem de fazer referência a um campo de base de dados do tipo imagem. Assim, introduza o campo de dados na janela de propriedades do separador Dados.

Seleção de ficheiros

Icon File Selection

Cria um botão que permite a seleção de ficheiros.

Controlo de tabela

Icon Table Control

Cria um controlo de tabela para mostrar uma tabela de base de dados. Se criar um novo controlo de tabela, surge o Assistente de elementos de tabela.

Informações especiais sobre controlos de tabela.

Barra de navegação

Icon Navigation bar

Cria uma barra de Navegação.

A barra de navegação permite o deslocamento pelos registos de uma base de dados ou de um formulário da base de dados. Os controlos desta barra de navegação funcionam da mesma forma que os controlos na barra de navegação padrão do LibreOffice.

Propriedades do controlo

Abre uma caixa de diálogo para editar as propriedades do controlo selecionado.

Propriedades de formulário

In this dialog you can specify, among others, the data source and the events for the whole form.

Navegador de formulários

Abre o Navegador de formulários. O Navegador de formulários mostra todos os formulários e sub-formulários do documento atual, com os respetivos controlos.

Activation Order

Opens the Tab Order dialog so you can modify the order in which control fields get the focus when the user presses the tab key.

Abrir no modo de design

Opens forms in Design Mode so that the form can be edited.

Automatic Control Focus

Content Controls

A content control is a placeholder text in which the current content will be replaced when clicking into the control. Content controls are individual controls to add and customize for use in templates, forms, and documents. Content controls can provide instructional text and set controls to disappear when users type in their own text.

Necessitamos da sua ajuda!