Ajustar a conclusão de palavras em documentos de texto.

Se deseja que o LibreOffice complete automaticamente as palavras utilizadas frequentemente, pode efetuar alguns ajustes para melhorar esta função. Se desejar, pode também guardar a lista atual de palavras coligidas para utilizar na próxima sessão.

Para otimizar a conclusão de palavras, escolha Ferramentas - Opções de correção automática - Conclusão de palavras e selecione uma das opções:

Para inserir um carácter de espaço adicional

Selecione Acrescentar espaço.

Ícone de nota

O carácter de espaço é adicionado após introduzir o primeiro carácter da próxima palavra depois da palavra concluída automaticamente. O carácter de espaço é suprimido se o carácter seguinte for um delimitador , por exemplo, um ponto final ou um carácter de uma nova linha.


Para definir uma tecla de validação

Escolha a tecla para aceitar a palavra sugerida utilizando a caixa de lista Aceitar com.

Para selecionar o número mínimo de caracteres

Utilize a caixa Comprimento mínimo de palavras para definir o número mínimo de caracteres que uma palavra deve ter para ser incluída na lista.

Para selecionar o âmbito das palavras incluídas

Desative a opção Ao fechar um documento, remover as palavras recolhidas a partir do mesmo da lista.

A lista também será válida para outros documentos que abrir. Quando fechar o último documento do LibreOffice, a lista de palavras é eliminada.

Se ativar a caixa de verificação, a lista apenas será válida enquanto o documento atual estiver aberto.

Se pretender que a lista de palavras persista para além da sessão do LibreOffice atual, guarde-a como sendo um documento da forma descrita na secção seguinte.

Para utilizar a lista de palavras em próximas sessões

Ícone de nota

Se a opção de verificação ortográfica automática estiver assinalada, apenas as palavras reconhecidas pela verificação ortográfica serão recolhidas.


Utilize a lista de palavras para iniciar sempre com um conjunto definido de termos técnicos na funcionalidade de conclusão de palavras.

  1. Abra o documento de texto que contém os termos que pretende utilizar para a conclusão de palavras.

    A funcionalidade de conclusão de palavras recolhe as palavras.

  2. Selecione todas ou algumas palavras da lista.

  3. Utilize +C para copiar todas as palavras selecionadas para a área de transferência. Cole num novo documento e guarde como lista de referência das palavras recolhidas.

    Mais tarde, pode abrir a lista de referência e recolher automaticamente as palavras para que a funcionalidade de conclusão de palavras seja iniciada com um conjunto definido de palavras.

Necessitamos da sua ajuda!