Trabalhar com modelos globais de documentos e subdocumentos

Um modelo global de documentos permite gerir documentos extensos, tais como um livro que contém muitos capítulos. Um modelo global de documentos pode ser considerado como um contentor de ficheiro individuais do LibreOffice Writer. Os ficheiros individuais são denominados subdocumentos.

Para criar um modelo global de documento

  1. Execute um dos seguintes procedimentos:

  1. Se estiver a criar um novo modelo global de documentos, a primeira entrada no Navegador deverá ser uma entrada de Texto. Escreva uma introdução ou um texto. Isto assegura que, após ter editado um estilo existente no modelo global de documentos, poderá ver o estilo alterado sempre que visualizar os subdocumentos.

  2. No Navegador do modelo global de documentos (deve abrir automaticamente, caso contrário prima F5), clique e mantenha premido o ícone Inserir e efetue uma das seguintes ações:

  1. Escolha Ficheiro - Guardar.

Para editar um modelo global de documento

Utilize o Navegador para reorganizar e editar os subdocumentos de um modelo global de documentos.

Ícone

Para atualizar um índice num modelo global de documentos, selecione o índice no Navegador e, de seguida, clique no ícone Atualizar.

Ícone de nota

Ao inserir um objeto como uma moldura ou imagem num modelo global de documentos, não ligue a âncora do objeto "na página". Ao invés, ligue a âncora a "no parágrafo" no separador Formatar - (Tipo de objeto) - Tipo e defina a posição do objeto relativamente à "Página inteira" nas caixas de lista Horizontal e Vertical.


Para iniciar cada subdocumento numa nova página

  1. Certifique-se de que cada subdocumento inicia com um título que utiliza o mesmo estilo de parágrafo, por exemplo, "Título 1".

  2. No modelo global de documentos, escolha Ver - Estilos e clique no ícone Estilos de parágrafo.

  3. Clique com o botão direito do rato em "Título 1" e escolha Modificar.

  4. Clique no separador Fluxo do texto.

  5. Na área Quebras, selecione Inserir e, de seguida, selecione “Página” na caixa Tipo.

  6. Se pretende que cada subdocumento inicie numa página ímpar, selecione Com estilo de página, e selecione "Página direita" na caixa.

  7. Clique em Aceitar.

Para exportar um modelo global de documentos

  1. Escolha Ficheiro - Exportar.

  2. Na lista Guardar como, selecione um formato de ficheiro e clique Guardar.

Ícone de nota

Os subdocumentos serão exportados como secções. Utilize Formatar - Secções para desproteger e remover secções, caso prefira um documento de texto simples sem secções.


Necessitamos da sua ajuda!