Secção

Define as propriedades da secção.

Para aceder a este comando...

Escolha o separador Inserir - Secção - Secção ou escolha Formatar - Secções


Nova secção

Introduza o nome para a nova secção. Por defeito, o LibreOffice atribui automaticamente o nome "Secção X" a novas secções, em que X é um número consecutivo.

Ligação

Ligação

Insere o conteúdo ou secção de outro documento na secção atual.

DDE

Cria uma ligação DDE . Selecione esta caixa de verificação e, em seguida, introduza o comando DDE que pretende utilizar. A opção DDE apenas está disponível se a caixa de verificação Ligação estiver selecionada.

A sintaxe geral para um comando DDE é: "<Server> <Topic> <Item>", em que servidor é o nome DDE para a aplicação que contém os dados. O tópico refere-se à localização do Item (que é, normalmente, o nome do ficheiro), e o Item representa o objeto atual.

Por exemplo, para inserir uma secção com o nome "Secção1" de um documento de texto abc.odt do LibreOffice como ligação DDE, utilize o comando: "soffice x:\abc.odt Secção1". Para inserir o conteúdo da primeira célula de uma folha de cálculo do Microsoft Excel com o nome "abc.xls", utilize o comando: "excel x:\[abc.xls]Folha1 z1s1". Também pode copiar os elementos que pretende inserir como ligação DDE e, em seguida, Editar - Colar especial. Pode então ver o comando DDE para a ligação, selecionando o conteúdo e escolhendo Editar - Campos.

Nome de ficheiro

Introduza o caminho e o nome do ficheiro que pretende inserir ou clique no botão Procurar para localizar o ficheiro.

Procurar

Localize o ficheiro que pretende inserir como ligação e, em seguida, clique em Inserir.

Secção

Selecione a secção do ficheiro que pretende inserir como ligação.

Ao abrir um documento com secções associadas, é solicitada a atualização das ligações.

Proteção contra escrita

Proteger

Impede a edição da secção selecionada.

Com palavra-passe

Protege a secção selecionada com uma palavra-passe. A palavra-passe deverá ter um mínimo de 5 caracteres.

Palavra-passe

Abre uma caixa de diálogo na qual pode alterar a palavra-passe atual.

Ocultar

Ocultar

Oculta e impede que a secção selecionada seja impressa. Os componentes de uma secção oculta são mostrados a cinzento no navegador. Ao colocar o ponteiro do rato por cima de um componente oculto do navegador, é mostrada um dica com o texto "oculto".

Ícone de nota

Não pode ocultar uma secção se esta for o único conteúdo de uma página, cabeçalho, rodapé, nota de rodapé, moldura ou célula de uma tabela.


Com condição

Introduza a condição que se deve verificar para ocultar a secção. Uma condição é uma expressão lógica, como é o caso de "SAUDAÇÃO Ex.º Sr.". Por exemplo, se utilizar a impressão em série para definir um campo de base de dados denominado por "Saudação" que contenha "Sr.", "Sra.", ou "Senhor ou Senhora", pode, então, especificar que pretende que uma secção apenas seja impressa se a saudação for "Sr.".

Outro exemplo consistiria em criar a variável de campo "x" e definir o seu valor para 1. A seguir, especifique uma condição baseada nesta variável para ocultar uma secção, como é o caso de: "x eq 1". Se quiser mostrar a secção, defina o valor da variável "x" para "0".

Propriedades

Esta área da caixa de diálogo é visível quando o documento atual é um documento XForms.

Editável em documento só de leitura

Selecione esta opção para permitir a edição do conteúdo da secção, mesmo se o documento estiver aberto no modo só de leitura.

Comandos de campo

Sintaxe para as condições

Necessitamos da sua ajuda!