Índices e expoentes

Aqui encontrará informações básicas sobre índices e expoentes no LibreOffice Math. Pode experimentar os exemplos aqui descritos, para melhor compreender os pormenores do que está em questão. (As aspas neste texto são utilizadas para destaque e não fazem parte dos exemplos.)

O índice e o expoente de um carácter são exibidos um em cima do outro e justificados à esquerda do carácter base. Por exemplo, introduza a_2^3 ou a^3_2. A ordem é facultativa. Em vez de '_' e '^', pode utilizar sub e sup.

No entanto, já não é possível utilizar os seguintes padrões

a_2_3

a^2^3

a_2^3_4

Cada posição subscrita/sobrescrita de um carácter base só pode ser utilizada uma vez. Terá de utilizar parênteses retos para indicar o resultado desejado. Os seguintes exemplos ilustram precisamente isto

a_{2_3}

a^{2^3}

a_2^{3_4}

a_{2^3}^{4_5}

Ícone da dica

Ao contrário de outros editores de fórmulas em que "_" e " ^ " referem-se apenas ao carácter seguinte ("a_24" refere-se apenas ao "2"), LibreOffice Math refere-se ao(s) número(s)/nome(s)/texto inteiro(s). Se pretender colocar índices sobrescritos ou subscritos sequencialmente, a expressão pode ser escrita da seguinte forma: a_2{}^3 ou a^3{}_2


Para escrever tensores, o LibreOffice o Math fornece várias opções. Para além da notação "R_i{}^{jk}{}_l", comum a outras aplicações, é possível utilizar outras notações, nomeadamente R_i{}^jk{}_l" and "{{R_i}^jk}_l".

Os sobrescritos e subscritos à esquerda do carácter base também podem ser justificados à direita. Para o fazer, são utilizados os novos comandos "lsub" e "lsup". Ambos os comandos têm o mesmo efeito que "sub" e "sup", exceto no facto de estarem à esquerda do carácter base. Consulte também "a lsub 2 lsup 3".

As regras que controlam a exatidão e a necessidade de utilizar parênteses retos permanecem as mesmas. Em princípio, isto pode ser alcançado através de {}_2^3 a.

Ícone de nota

Os comandos "sub" e "sup" também estão disponíveis como "rsub" e "rsup".


Ao utilizar os comandos "csub" e "csup", pode escrever índices superiores e inferiores diretamente por cima ou por baixo de um carácter. Um exemplo seria "a csub y csup x". As combinações de índices e expoentes também são possíveis: "abc_1^2 lsub 3 lsup 4 csub 55555 csup 66666".

Os sobrescritos e subscritos podem ser anexados à maioria dos operadores unários e binários. Dois exemplos: "a div_2 b a<csub n b +_2 h" e "a toward csub f b x toward csup f y".

Ícone de aviso

Certifique-se de que introduz todos os espaços entre os caracteres quando introduzir estes exemplos na janela Comandos.


Necessitamos da sua ajuda!