Parênteses e agrupamento

Ícone de nota

As aspas nos exemplos são utilizadas para destacar o texto e não pertencem ao conteúdo das fórmulas e dos comandos.


Ícone de aviso

Quando escrever exemplos de fórmulas na janela Comandos, há que ter em conta que os espaços são necessários para que a estrutura seja a correta.


As chavetas "{}" são utilizadas para agrupar de modo a formar uma única expressão. Por exemplo, sqrt {x * y} é a raiz quadrada de todo o produto x*y, ao passo que sqrt x * y é a raiz quadrada de x multiplicada por y. As chavetas não exigem espaço adicional.

Os parênteses de conjunto foram anteriormente introduzidos no painel Elementos da fórmula ou diretamente na janela Comandos como "left lbrace <?> right rbrace". Agora, um parênteses de conjunto direito e um parênteses de conjunto esquerdo podem ser igualmente inseridos, utilizando "lbrace" e "rbrace", com ou sem caracteres universais.

Existe um total de oito (8) tipos diferentes de chavetas disponíveis. Os parênteses "ceil" e "floor" são muitas vezes utilizados para arredondar em excesso ou em defeito o argumento para o número inteiro seguinte: lceil -3.7 rceil = -3 ou lfloor -3.7 rfloor = -4.

Os parênteses de operador (parênteses angulares com uma linha vertical no meio) são comuns en notação Física: langle a mline b rangle ou langle a mline b mline c over d mline e rangle. A altura e posicionamento das linhas verticais corresponde sempre aos parênteses de inclusão.

Todos os parênteses só podem ser utilizados aos pares. Os parênteses têm algumas características em comum:

Todos os tipos de parênteses possuem a mesma função de agrupamento, conforme descrito para os parênteses "{}".

Todos os tipos de parênteses retos, incluindo aqueles que são visíveis, permitem definir um grupo vazio. A expressão entre parênteses retos pode, desta forma, estar vazia.

Os parênteses não ajustam o tamanho da expressão neles incluída. Por exemplo, se pretender ( a over b ) com um tamanho de parênteses ajustado a e b, terá de inserir "left" e "right". Se introduzir left(a over b right), é produzida a dimensão adequada. Se, no entanto, os próprios parênteses fizerem parte da expressão cujo tamanho foi alterado, serão incluídos nesta alteração de tamanho: size 3(a over b) e size 12(a over b). O dimensionamento do rácio parênteses e expressão não é alterado.

Uma vez que "left" e "right" garantem uma atribuição única dos parênteses, cada parêntese pode ser utilizado como argumento para estes dois comandos, colocando mesmo parênteses direitos no lado esquerdo ou vice-versa. Em vez de um parêntese, pode utilizar o qualificador "none", o que significa que não é mostrado qualquer parêntese e que não existe um espaço reservado para tal. Desta forma, pode criar as seguintes expressões:

As mesmas regras aplicam-se a "esquerda" e "direita" como aos restantes parênteses: também funcionam como construtores de grupos e podem conter expressões vazias.

A combinação de parênteses não correspondentes, parênteses individuais e parênteses de direita e esquerda reposicionados ocorre frequentemente nas fórmulas matemáticas. O que se segue é uma fórmula que dará origem a um erro sempre que for introduzida:

A utilização de "left" e "right" torna a expressão acima válida no LibreOffice Math: left [2, 3 right ). Contudo, os parênteses não possuem um tamanho fixo, uma vez que se adaptam ao argumento. Definir um parênteses reto individual é um pouco difícil. Deste modo, pode mostrar parênteses individuais com um tamanho fixo, colocando uma "\" (barra invertida) a seguir a parênteses normais. Estes parênteses retos agem como qualquer outro símbolo e já não possuem a funcionalidade especial dos parênteses retos, isto é, não funcionam como construtores de grupos e a sua orientação corresponde à de outros símbolos. Consulte size *2 \langle x \rangle e size *2 langle x rangle.

As linhas gerais completas são as seguintes

Desta forma, os intervalos idênticos ao intervalo acima descrito podem ser, facilmente, criados no LibreOffice Math : \[2", "3\) ou "\]2", "3\[ (Atenção: Estas aspas fazem parte da entrada.)

Ícone de nota

Atenção ao facto de que as aspas têm de ser introduzidas e que estas podem ser obtidas com Shift+2 e não com aspas tipográficas. Geralmente, os sinais de pontuação (como, neste caso, a vírgula) são definidos como texto. Apesar de ser possível escrever "\[2,~3\)", a opção anterior é preferível. No exemplo anterior, "tamanho fixo" descreve sempre um tamanho de parêntese dependente do tamanho de tipo de letra utilizado.


A imbricação de grupos entre si é praticamente isenta de problemas. Na fórmula hat {a + b}, "hat" é exibido no centro de "{a + b}". Além disso, color red lceil a rceil e grave hat langle x * y rangle funcionam como esperado. O resultado desta última equação ser comparado a grave {hat langle x * y rangle}. Estes atributos não competem, mas podem ser combinados.

Isto difere ligeiramente no caso dos atributos que competem ou se influenciam mutuamente. Isto é o que acontece frequentemente com os atributos do tipo de letra. Por exemplo, qual a cor do b em color yellow color red (a + color green b), ou qual o seu tamanho em size *4 (a + size /2 b)? Se lhe for atribuído um tamanho base de 12, tem o tamanho 48, 6 ou mesmo 24 (que poderia ser visto como uma combinação)? O que se segue são regras de resolução básicas, que serão seguidas constantemente no futuro. Geralmente, as regras aplicam-se a todas as operações do grupo. O efeito apenas é visível nos atributos do tipo de letra, tais como "bold", "ital", "phantom", "size", "color" e "font":

"color ..." e "font ..." bem como "size n" (n é um valor decimal) substitui quaisquer operações anteriores do mesmo tipo

para "size +n", "size -n", "size *n", and "size /n" os efeitos das operações são combinados,

size *2 size -5 a seria o dobro do tamanho inicial menos 5

font sans ( a + font serif b)

size *2 ( a + size /2 b )

Ícone da dica

Para alterar o tamanho de uma fórmula, utilize "size +" ou -,*,/. Não utilize "size n". Estas podem ser facilmente utilizadas em qualquer contexto. Isto permitir-lhe-á copiar para outras áreas utilizando Copiar e Colar, mantendo-se o resultado inalterado. Além disso, estas expressões evitam uma alteração do tamanho base no menu mais facilmente do que utilizando "size n". Se apenas utilizar apenas size * e size / (por exemplo: size *1.24 a ou size /0.86 a) as proporções permanecem intactas.


Exemplos (com um tamanho base de 12 e 50% para os índices):

Proporções idênticas com size 18 a_n e size *1.5 a_n.

Esta situação difere em contextos diferentes: x^{size 18 a_n} e x^{size *1.5 a_n}

Exemplos com size +n para uma comparação. Parecem idênticos:

a_{size 8 n}

a_{size +2 n}

a_{size *1.333 n}

No entanto, os seguintes exemplos não parecem idênticos:

x^{a_{size 8 n}}

x^{a_{size +2 n}}

x^{a_{size *1.333 n}}

Ícone de nota

Todos os n aqui referidos possuem tamanhos diferentes. O tamanho 1,333 resulta de 8/6, o tamanho desejado a dividir pelo tamanho do índice 6. (Tamanho do índice 50% com um tamanho base de 12)


Necessitamos da sua ajuda!