Operações de Conjuntos

Pode atribuir vários operadores de conjunto aos caracteres da fórmula do LibreOffice Math. Os operadores individuais são mostrados na parte inferior da janela Elementos. Estes operadores estão também disponíveis no menu de contexto da janela Comandos. Quaisquer operadores que não existam na janela Elementos terão de ser introduzidos diretamente na janela Comandos. Pode também introduzir diretamente outras partes da fórmula, mesmo que os símbolos já existam.

Para aceder a este comando...

Abra o menu de contexto na janela Comandos - escolha Operações de conjuntos

Escolha Ver - Elementos e no painel, selecione Operadores de conjuntos.


Depois de selecionar o item Operações de conjuntos na janela Elementos, serão mostrados os ícones relevantes na parte inferior deste painel. Basta clicar num símbolo para incorporar o operador na fórmula a ser editada na janela Comandos.

Todas as operações ao pormenor:

is included in Icon

está incluído em

Utilize o ícone para inserir o operador de conjunto está incluído em com dois marcadores de posição. Também pode introduzir <?> in <?> diretamente na janela Comandos.

is not included in Icon

Não está contido

Utilize este ícone para inserir o operador de conjunto não está incluído em com dois marcadores de posição. Também pode introduzir <?> notin <?> na janela Comandos.

includes Icon

contém

Utilize este ícone para introduzir o operador de conjunto includes com dois marcadores de posição. Também pode introduzir <?> owns <?> ou <?> ni <?> diretamente na janela Comandos.

empty set Icon

conjunto vazio

Utilize este ícone para inserir um conjunto vazio. Introduza conjunto vazio na janela Comandos, de forma a introduzir um conjunto vazio no documento.

Intersection Icon

Interseção

Utilize este ícone para inserir dois marcadores de posição com o operador de conjunto interseção de conjuntos . O mesmo acontece se o utilizador introduzir <?> interseção <?> na janela Comandos.

Union Icon

União

Utilize este ícone para inserir o operador de conjunto união com dois marcadores de posição. Também pode introduzir <?> união <?> diretamente na janela Comandos.

Difference Icon

Diferença

Utilize este ícone para introduzir o operador de conjunto diferença. Também pode introduzir <?> setminus <?> ou <?> bslash <?> na janela Comandos.

Quotient set Icon

Conjunto de quociente

Utilize este ícone para introduzir uma barra para criar um conjunto de quocientes com dois marcadores de posição. Introduza <?>slash<?> na janela Comandos, para obter o mesmo resultado.

aleph Icon

aleph

Utilize este ícone para introduzir um número cardinal. Pode obter o mesmo resultado ao introduzir aleph na janela Comandos.

Subset Icon

Subconjunto

Utilize este ícone para introduzir o operador de conjunto é um subconjunto de. Também pode introduzir <?>subset<?> diretamente na janela Comandos.

Subset or equal to Icon

Subconjunto ou igual a

Utilize este ícone para introduzir o operador de conjunto é um subconjunto ou igual a com dois marcadores de posição. Também pode introduzir <?>subseteq<?> na janela Comandos.

Superset Icon

Superconjunto

Utilize este ícone para introduzir o operador de conjunto é um superconjunto de e dois marcadores de posição. Também pode introduzir <?>supset<?> na janela Comandos.

Superset or equal to Icon

Superconjunto ou igual a

Utilize este ícone para introduzir o operador de conjunto é um superconjunto ou igual a com dois marcadores de posição. Como alternativa, pode introduzir <?>supseteq<?> na janela Comandos.

not subset Icon

não é subconjunto

Utilize este ícone para inserir o operador de conjunto não é subconjunto com dois marcadores de posição. Em vez disso, também pode introduzir <?>nsubset<?>.

not subset or equal to Icon

não subconjunto ou igual a

Utilize este ícone para introduzir o operador de conjunto não é um subconjunto ou igual com dois marcadores de posição. Também é possível introduzir <?>nsubseteq<?> na janela Comandos.

not superset Icon

não é superconjunto

Utilize este ícone para introduzir o operador de conjunto não é superconjunto com dois marcadores de posição. Também é possível introduzir <?>nsupset<?> na janela Comandos.

not superset or equal to Icon

não superconjunto ou igual a

Utilize este ícone para introduzir o operador de conjunto não é superconjunto ou igual com dois marcadores de posição. Em vez disso, pode escrever <?>nsupseteq<?> na janela Comandos.

Set of natural numbers Icon

Conjunto de números inteiros naturais

Utilize este ícone para inserir um carácter para o conjunto de números naturais. Por outro lado, é também possível introduzir setn na janela Comandos.

Set of whole numbers Icon

Conjunto de números inteiros

Utilize este ícone para introduzir um carácter para o conjunto de números inteiros. É também possível levar a cabo este passo introduzindo setz na janela Comandos.

Set of rational numbers Icon

Conjunto de números racionais

Utilize este ícone para introduzir um carácter para o conjunto de números racionais. É também possível levar a cabo este passo introduzindo diretamente setq na janela Comandos.

Set of real numbers Icon

Conjunto de números reais

Utilize este ícone para introduzir um carácter para o conjunto de números reais. Por outro lado, é também possível introduzir setr na janela Comandos.

Set of complex numbers Icon

Conjunto de números complexos

Utilize este ícone para introduzir um carácter para o conjunto de números complexos. É também possível introduzir setc na janela Comandos.

Ícone de aviso

Certifique-se de que coloca espaços (intervalos) entre valores e comandos quando os introduzir manualmente na janela Comandos. Isto garante que a estrutura correta seja alcançada.


Necessitamos da sua ajuda!