Operadores

You can choose among various operators to structure your LibreOffice Math formula. All available operators appear in the lower part of the Elements pane. They are also listed in the context menu of the Commands window. All operators not contained in the Elements pane or in the context menu must be typed manually in the Commands window.

Para aceder a este comando...

Abra o menu de contexto na janela Comandos - escolha Operadores

Escolha Ver - Elementos e no painel, selecione Operadores.


O que se segue é uma lista dos operadores disponíveis. Um ícone ao lado do nome do operador indica que este pode ser acedido através do painel Elementos (escolha Ver - Elementos) ou do menu de contexto da janela Comandos.

Funções dos operadores

Limit Icon

Limite

Insere o sinal de limite com um marcador de posição. Também pode introduzirlim <?> diretamente na janela Comandos.

Summation Icon

Somatório

Insere um sinal de somatório com um marcador de posição. Também pode introduzir sum <?> diretamente na janela Comandos.

Product Icon

Produto

Insere um sinal de produto com um marcador de posição. Também pode introduzir prod <?> diretamente na janela Comandos.

Coproduct Icon

Coproduto

Insere um símbolo de coproduto com um marcador de posição. Também pode introduzir coprod <?> diretamente na janela Comandos.

Upper and Lower Limit Icon

Limites superior e inferior

Insere uma instrução de intervalo de limite inferior e superior para integrais e somatórios com um marcador de posição. Também pode introduzir from{<?>} to{<?>} <?> na janela Comandos. As instruções de limite terão de ser associadas aos operadores adequados. Os limites serão centrados por cima/baixo do carácter de somatório.

Integral Icon

Integral

Insere um sinal de integral com um marcador de posição. Também pode introduzir int <?> na janela Comandos.

Double Integral Icon

Integral dupla

Insere um símbolo de integral dupla com um marcador de posição. Também pode introduzir iint <?> na janela Comandos.

Triple Integral Icon

Integral tripla

Insere um sinal de integral tripla com um marcador de posição. Também pode introduzir iiint <?> na janela Comandos.

Lower Limit Icon

Limite inferior

Insere uma instrução de intervalo de limite inferior para integrais e somatórios com marcadores de posição. Também pode introduzir from {<?>}<?> na janela Comandos.

Curve Integral Icon

Integral curvilínea

Insere um símbolo de integral curvilínea com um marcador de posição. Também pode introduzir lint <?> na janela Comandos.

Double Curve Integral Icon

Integral dupla curvilínea

Insere um símbolo de integral dupla curvilínea com um marcador de posição. Também pode introduzir llint <?> na janela Comandos.

Triple Curve Integral Icon

Integral tripla curvilínea

Insere um sinal de integral tripla curvilínea com um marcador de posição. Também pode introduzir lllint <?> na janela Comandos.

Upper Limit Icon

Limite superior

Insere a instrução de intervalo limite superior para integrais e somatório com marcadores de posição. Também pode introduzir to <?><?> na janela Comandos. As instruções de limite só podem ser utilizadas se associadas aos operadores adequados.

Ícone da dica

Também pode adicionar limites a um operador (por exemplo um integral) clicando no operador desejado e, em seguida, no símbolo limite. Este método é mais rápido do que introduzir os comandos diretamente.


O comando liminf insere o limite inferior com um marcador de posição.

O comando limsup insere o limite superior com um marcador de posição.

Se escrever oper na janela Comandos, pode inserir operadores definidos pelo utilizador no LibreOffice Math, uma funcionalidade para incorporar caracteres especiais numa fórmula. Um exemplo seria oper %theta x. Ao utilizar o comando oper, pode inserir caracteres especiais que não pertençam ao conjunto de caracteres padrão do LibreOffice Math. oper também pode ser utilizado em limites. Por exemplo, oper %union from {i=1} to n x_{i}. Neste exemplo, o símbolo de união é indicado pelo nome union. No entanto, este não é um dos símbolos padrão. Para o definir, escolha Ferramentas - Símbolo, selecione Especial e quando surgir o conjunto de símbolos na caixa de diálogo, clique no botão Editar. Na caixa de diálogo seguinte, selecione novamente Especial como o conjunto de símbolos. Introduza um nome representativo na caixa de texto Símbolo, por exemplo, "união" e, em seguida, clique no símbolo de união no conjunto de símbolos. Clique em Adicionar e em Aceitar. Clique em Fechar para fechar a caixa de diálogo Símbolos. Este processo está terminado e já pode escrever o símbolo de união na janela Comandos, introduzindo oper %união.

Ícone da dica

Os limites podem ser organizados de outras formas para além de centrados por cima/baixo do operador. Utilize as opções fornecidas pelo LibreOffice Math para trabalhar com índices sobrescritos e subscritos. Por exemplo, escreva sum_a^b c na janela Comandos para organizar os limites à direita do símbolo de soma. Se as entradas de limite contiverem expressões mais longas, estas terão de ser colocadas entre parênteses de agrupamento, como por exemplo, sum_{i=1}^{2*n} b. Quando são importadas fórmulas de versões anteriores, este processo é efetuado automaticamente. Para alterar os intervalos entre os caracteres, escolha Formatar - Espaçamento - Categoria - Índices ou Formatar - Espaçamento - Categoria - Limites. Para mais informações básicas adicionais sobre índices, consulte a ajuda.


Ícone de aviso

Ao introduzir informações manualmente na janela Comandos, há que ter em atenção o facto de que certos operadores necessitam de espaços para que a estrutura esteja correta. Isto acontece particularmente quando os operadores recebem valores em vez de marcadores de posição como, por exemplo, lim a_{n}=a.


Necessitamos da sua ajuda!