Réguas

Pode utilizar réguas verticais e horizontais nas extremidades esquerda e superior da área de trabalho do LibreOffice Impress para o ajudar a criar o diapositivo. As secções das réguas que cobrem a área do diapositivo são brancas.

Ícone da dica

Ao selecionar um objeto, as respetivas dimensões são exibidas nas réguas como linhas duplas cinzentas. Para ajustar o objeto de forma precisa, arraste uma das linhas duplas até uma nova posição na régua.


Ao selecionar um objeto de texto num diapositivo, os avanços e as tabulações são exibidos na régua horizontal. Para alterar as definições de avanço ou tabulação do objeto de texto, arraste uma marca de avanço ou tabulação para outra posição da régua.

Também pode arrastar uma linha de alinhamento a partir da régua para o ajudar a alinhar os objetos no diapositivo. Para inserir uma linha de alinhamento utilizando uma régua, arraste a extremidade da régua para o diapositivo.

Para mostrar ou ocultar as réguas, escolha Ver - Réguas.

Para especificar as unidades de medida de uma régua, clique com o botão direito na régua e escolha uma nova unidade a partir da lista.

Para alterar a origem (ponto 0) das réguas, arraste a interseção das duas réguas no canto superior esquerdo até à área de trabalho. São apresentadas guias verticais e horizontais. Continue a arrastar até que as guias verticais e horizontais estejam no local que pretende para a nova origem e, em seguida, solte o botão do rato. Para repor as origens das réguas nos valores padrão, clique duas vezes na interseção.

Para alterar as margens do diapositivo, arraste a extremidade das áreas brancas nas réguas.

Necessitamos da sua ajuda!