Controlo remoto da apresentação - Guia do Impress Remote

A aplicação LibreOffice Impress Remote está disponível para sistemas Android e iOS e permite-lhe controlar as apresentações do LibreOffice Impress através de um dispositivo móvel.

Ícone do Impress Remote

O Impress Remote mostra as miniaturas e as notas dos seus diapositivos no ecrã do seu dispositivo. Passe o dedo ecrã para avançar ou recuar na sua apresentação. Também é possível mostrar um mosaico de diapositivos para ir diretamente até um diapositivo específico e tornar a apresentação mais dinâmica.

A ligação entre o computador com a apresentação do LibreOffice Impress e o dispositivo móvel é efetuada através de Bluetooth ou de uma ligação de rede.

Funcionalidades do Impress remote

O Impress Remote é uma aplicação útil para controlar as apresentações a uma certa distância do computador, permitindo a movimentação do apresentador. As suas principais funcionalidades são:

Requisitos:

Computador:

Dispositivo móvel:

Descarregar e instalar o Impress Remote no seu dispositivo móvel

Descarregue o Impress Remote na Google Play ou Apple Store pesquisando por "Impress Remote" na caixa de pesquisa. Certifique-se de que Impress Remote descarregado é da The Document Foundation (TDF). Instale o Impress Remote no dispositivo móvel como qualquer outra aplicação.

Definições do Impress Remote

Com o Impress Remote ativado no dispositivo móvel e na página Computador, aceda a página Definições tocando no canto superior direito do ecrã. Estão disponíveis as seguintes definições:

Conectar o computador ao dispositivo móvel

Ative o Bluetooth no dispositivo e no computador para os poder emparelhar. Consulte o manual de instruções do seu dispositivo e do sistema operativo do computador para saber como ligar o Bluetooth, estabelecer um identificador Bluetooth e emparelhar dispositivos. Assim que o emparelhamento estiver efetuado, o dispositivo móvel está pronto a controlar a apresentação.

Alternativamente, pode ligar através de uma rede (incluindo Wi-Fi). Neste caso, tanto o computador como o dispositivo devem estar ligados à mesma rede.

Ativar o Impress Remote no LibreOffice Impress

Para executar uma apresentação do Impress, tem de permitir que o Impress seja controlado pelo dispositivo móvel. Execute os seguintes passos:

  1. Abra o LibreOffice Impress.

  2. Ir a ferramentas – Opções – LibreOffice Impress – General. Deverá ver o ecrã representado na figura abaixo.

  3. Nas opções da apresentação, selecione Ativar controlo remoto e clique Aceitar.

Feche o LibreOffice Impress e inicie novamente.

Caixa de diálogo Geral

Controlar a apresentação:

tip

Antes de iniciar uma apresentação, desative a proteção e o bloqueio de ecrã do dispositivo móvel conforme indicado acima. certifique-se de que o dispositivo móvel tem bateria suficiente para manter o ecrã ligado durante a apresentação.


  1. Certifique-se de que tanto o dispositivo como o computador já se encontram emparelhados por Bluetooth ou por uma ligação de rede.

  2. Abra a apresentação que pretende mostrar no LibreOffice Impress.

  3. Abra a aplicação Impress Remote no dispositivo móvel e selecione a ID de bluetooth do computador.

  4. Assim que selecionar o nome do computador, os diapositivos da apresentação serão automaticamente carregados no Impress Remote com a secção de notas.

  5. Deslize o dedo para a esquerda ou para a direita no ecrã móvel para mudar de diapositivo. As notas do diapositivo estão no fundo do ecrã.

  6. Opcionalmente, pode definir o temporizador para estabelecer o tempo de exibição de cada diapositivo a partir da aplicação móvel.

  7. Os diapositivos também podem ser alterados com as teclas de volume do dispositivo móvel. Para ativar esta funcionalidade, abra as definições e ative as ações das teclas de volume no Impress Remote.

Algumas imagens da aplicação Impress Remote:

Impress Remote: initial thumbnail shown

Alternate mode: all slide thumbnails for direct selection or jumping. The current slide has a red selection cursor

Necessitamos da sua ajuda!