Animar objetos em diapositivos de apresentação

Pode aplicar efeitos de animação a objetos num diapositivo.

Para aplicar um efeito de animação a um objeto:

  1. Num diapositivo na vista Normal, selecione o objeto que pretende animar.

  2. Choose View - Animation, to open the Custom Animation pane in the Sidebar. Click on Add (+) button, and then select an animation effect.

  3. Na caixa de diálogo Animação personalizada, clique no separador para escolher a categoria de efeitos. Clique num efeito e, em seguida, clique em Aceitar.

Para ver a animação, clique no botão Reproduzir.

note

No painel de diapositivos, o ícone aparece junto à pré-visualização dos diapositivos que possuem um ou mais objetos com animação personalizada. Ao efetuar a apresentação com a Consola do apresentador, o ícone indica que o próximo diapositivo tem uma animação personalizada.


Para aplicar e editar um efeito de trajetória:

Pode animar um objeto para se deslocar por uma trajetória. Pode utilizar caminhos pré-definidos ou personalizados.

Se selecionar "Curva", "Polígono" ou "Linha livre", a caixa de diálogo fecha-se e pode desenhar o sua própria trajetória. Se o desenho for concluído e não for cancelado, a trajetória criada será removida do documento e inserida como um efeito de movimento.

Editar trajetória

Se o painel de animação personalizada estiver visível, as trajetórias de todos os efeitos do diapositivo atual são criados no diapositivo como uma sobreposição transparente. Todos os caminhos estão sempre visíveis e, por isso, podem ser criadas animações com caminhos consecutivos facilmente.

Pode selecionar uma trajetória clicando no caminho. Um caminho selecionado suporta alças, podendo ser movido e redimensionado como uma forma. Ao clicar num caminho, é iniciado o modo de edição de pontos. Também pode iniciar o modo de edição de pontos através de Editar - Pontos ou premindo F8.

Para remover um efeito de animação de um objeto:

  1. Num diapositivo na vista Normal, selecione o objeto do qual pretende remover o efeito.

  2. Escolha Apresentação de diapositivos - Animação personalizada.

  3. Clique em Remover.

Necessitamos da sua ajuda!