Curva

O ícone Curva da barra Desenho abre a barra de ferramentas Linhas, onde pode adicionar linhas e formas ao diapositivo atual.

Se mantiver premida a tecla Shift, o movimento do rato fica limitado a múltiplos de 45 graus. Se mantiver premida a tecla , o novo ponto não será ligado ao último ponto. Isto permite criar objetos com curvas que não se encontram ligadas entre si. Se desenhar um objeto mais pequeno enquanto mantém premida a tecla dentro de um objeto maior que ainda não está fechado, o objeto mais pequeno é retirado do maior, surgindo como um buraco no objeto maior.

As formas fechadas recebem automaticamente o preenchimento apresentado na caixa Preenchimento / Estilo da área que se encontra na barra Linha e preenchimento.

Curva, preenchida

Desenha uma forma fechada preenchida com base numa curva Bézier. Clique no local onde pretende que a curva inicie, arraste, solte e, em seguida, mova o ponteiro do rato para o local onde pretende que a curva termine e clique. Mova o ponteiro do rato e clique novamente para adicionar um segmento de linha reta à curva. Clique duas vezes para fechar a forma.

Ícone

Curva, preenchida

Polígono, preenchido

Desenha uma forma fechada constituída por segmentos de linha direitos. Clique onde pretender para desenhar o polígono e arraste para desenhar um segmento de linha. Clique novamente para definir o fim do segmento de linha e continue a clicar para definir os restantes segmentos de linha do polígono. Clique duas vezes para terminar o desenho do polígono. Para limitar o polígono a ângulos de 45 graus, mantenha premida a tecla Shift quando clicar.

Ícone

Polígono, Preenchido

Polígono (45°), preenchido

Desenha uma forma fechada constituída por segmentos de linha direitos limitados por ângulos de 45 graus. Clique onde pretender para desenhar o polígono e arraste para desenhar um segmento de linha. Clique novamente para definir o fim do segmento de linha e continue a clicar para definir os restantes segmentos de linha do polígono. Clique duas vezes para terminar o desenho do polígono. Para desenhar um polígono que não esteja limitado a um ângulo de 45 graus, mantenha premida a tecla Shift quando clicar.

Ícone

Polígono (45°), preenchido

Linha livre, preenchida

Desenha uma linha livre no dispositivo. Quando o utilizador larga o botão do rato, o LibreOffice cria uma forma fechada ao desenhar um segmento de linha direito desde o ponto final até ao ponto inicial da linha. A forma das linhas será preenchida com a cor da área atual.

Ícone

Linha livre, preenchida

Curva

Desenha uma curva de Bézier suave. Clique no local onde pretende que a curva inicie, arraste, solte e, em seguida, mova o ponteiro do rato para o local onde pretende que a curva termine e clique. Mova o ponteiro do rato e clique novamente para adicionar um segmento de reta à curva. Clique duas vezes para terminar o desenho da curva. Para criar uma forma fechada, clique duas vezes no ponto inicial da curva. O arco da curva é determinado pela distância que arrastar.

Ícone

Curva

Polígono

Desenha uma linha composta por uma série de segmentos de linha reta. Para desenhar um segmento de linha arraste, clique para definir o ponto final do segmento de linha e, em seguida, arraste para desenhar um novo segmento de linha. Clique duas vezes para terminar o desenho da linha. Para criar uma forma fechada, clique duas vezes no ponto inicial da linha.

Ao desenhar um polígono, prima a tecla Shift para posicionar novos pontos em ângulos de 45 graus.

O modo Editar pontos permite modificar os pontos individuais do polígono de forma interativa.

Ícone

Polígono

Polígono (45°)

Desenha uma linha constituída por um conjunto de segmentos de linha reta, limitados por ângulos de 45 graus. Arraste para desenhar um segmento de linha, clique para definir o final do segmento de linha e, em seguida, arraste para desenhar um novo segmento de linha. Clique duas vezes para terminar o desenho da linha. Para criar uma forma fechada, mantenha premida a tecla e clique duas vezes.

Ícone

Polígono (45°)

Linha livre

Desenha uma linha livre no local para onde a arrastar. Para terminar uma linha, largue o botão do rato. Para desenhar uma forma fechada, largue o botão do rato próximo do ponto inicial da linha.

Ícone

Linha livre

Necessitamos da sua ajuda!