Transformations

Modifica a forma, orientação ou o preenchimento do(s) objeto(s) selecionado(s).

Para aceder a este comando...

Choose View - Toolbars - Transformations.


Rodar

Roda ou inclina o(s) objeto(s) 2D selecionado(s) em volta de um ponto de articulação. Arraste uma alça do objeto na direção em que o pretende rodar. Para inclinar um objeto, arraste uma alça central na direção de inclinação pretendida.

Cada diapositivo possui apenas um ponto de articulação. Clique duas vezes num objeto para mover o ponto de articulação para o centro desse objeto. Também pode arrastar o ponto de articulação para uma nova localização no ecrã e, em seguida, proceder à rotação do objeto.

note

Se selecionar um grupo que inclua um objeto 3D, apenas será efetuada a rotação desse objeto 3D. Não é possível inclinar um objeto 3D. No entanto, pode efetuar a sua rotação nos eixos X e Y, arrastando as alças centrais.


Icon Rotate

Rodar

Inverter

Inverte o(s) objeto(s) selecionado(s) em torno de uma linha de inversão, que pode arrastar para qualquer área do diapositivo. Arraste uma alça do(s) objeto(s) através da linha de viragem para inverter o(s) objeto(s). Para alterar a orientação da linha de viragem, arraste uma das suas extremidades até uma nova localização.

Icon Flip

Inverter

Em objeto de rotação 3D

Converte o(s) objeto(s) 2D selecionado(s) num objeto 3D, rodando o(s) objeto(s) em torno de uma linha de simetria.

Arraste a linha de simetria para uma nova localização de modo a alterar a forma do objeto convertido. Para alterar a orientação da linha de simetria, arraste uma das suas extremidades. Clique no objeto para convertê-lo em 3D.

Icon In 3D rotation object

Em objeto de rotação 3D

Colocar em círculo (perspectiva)

Distorce o objeto selecionado, moldando-o em círculos imaginários e, em seguida, adiciona a perspetiva. Arraste uma guia do objeto selecionado para o distorcer. Se o objeto selecionado não for um polígono ou uma curva Bézier, será apresentado um pedido para tornar o objeto numa curva antes de o poder distorcer.

Icon Set in circle

Colocar em círculo (perspectiva)

Colocar em círculo (inclinar)

Distorce o objeto selecionado moldando-o em círculos imaginários. Arraste uma alça do objeto selecionado para o distorcer. Se o objeto selecionado não for um polígono ou uma curva Bézier, será apresentado um pedido para tornar o objeto numa curva antes de o poder distorcer.

Icon Set to circle

Colocar em círculo (inclinar)

Distorcer

Permite arrastar as alça do objeto selecionado para mudar a sua forma. Se o objeto selecionado não for um polígono ou uma curva Bézier, será apresentado um pedido para tornar o objeto numa curva antes de o poder distorcer.

Icon Distort

Distorcer

Transparência

Aplica um gradiente transparente ao objeto selecionado. A linha de transparência representa uma escala de cinzentos, em que a alça preta corresponde a um valor de transparência de 0% e a alça branca corresponde a um valor de transparência de 100%.

Drag the white handle to change the direction of the transparency gradient. Drag the black handle to change the length of the gradient. You can also drag and drop colors onto the handles from the Color Bar to change their grayscale values.

note

To display the Color Bar, choose View - Color Bar.


Icon Transparency

Transparência

Gradiente

Modifies the gradient fill of the selected object. This command is only available if you applied a gradient to the selected object in Format - Area. Drag the handles of the gradient line to change the direction of the gradient or the length of the gradient. You can also drag and drop colors onto the handles from the Color Bar to change the color of the gradient endpoints.

note

To display the Color Bar, choose View - Color Bar.


Icon Gradient

Gradiente

Necessitamos da sua ajuda!