Basic IDE

Especifica as definições do Basic IDE (Integrated Development Environment) para ajudar a criar macros no Basic.

warning

This feature is experimental and may produce errors or behave unexpectedly. To enable it anyway, choose - LibreOffice - Advanced and select Enable experimental features checkbox.


Para aceder a este comando...

Escolha - LibreOffice - Basic IDE.


Conclusão do código

Esta funcionalidade ajuda os programadores Basic a completar o código, poupando tempo e ajudando a reduzir os erros no código.

Ativar conclusão do código

Display methods of a Basic object. Code completion will display the methods of a Basic object, provided the object is a UNO extended type, and the option "Use extended types" is also on. It does not work on a generic Object or Variant Basic types.

Quando uma variável é uma interface ou estrutura UNO, aparece uma caixa de lista ao digitar o ponto logo após o nome da variável (como aVar. [aparece a caixa de lista] ). Os seus métodos e variáveis estão listadas na caixa exibida. Pode navegar entre os métodos e variáveis sugeridas com as teclas de seta. Para inserir a entrada selecionada, prima a tecla Enter ou clique duas vezes com o rato. Para cancelar a caixa de lista , prima a tecla Esc.

Ao escrever o nome do método, se premir a tecla Tab uma vez, a entrada selecionada será completada automaticamente. Se premir novamente a tecla Tab, irá percorrer as ocorrências com o prefixo mais longo. Por exemplo, ao escrever aVar.aMeth, irá percorrer as entradas aMeth1, aMethod2, aMethod3, sem que as outras entradas fiquem ocultas.

Exemplo:


    Dim aPicker As com.sun.star.ui.dialogs.XFilePicker
  

é uma definição de variável válida e os seus métodos podem ser acedidos com operador ponto ("."):


    aPicker.getDisplayDirectory()
  

Sugestão de código

Estes são auxiliares de programação para os programadores Basic.

Correção automática

Corrige a capitalização das variáveis e das palavras-chave do Basic ao escrever.O IDE do LibreOffice irá modificar as variáveis e instruções do seu código Basic para melhorar o estilo e a leitura. As modificações ao código serão efetuadas tendo por base as declarações das variáveis do programa e nos comandos do LibreOffice.

Exemplo:


    Dim intVar as Integer
  

E ao escrever Intvar, será corrigido para intVar de modo a que coincida com a utilização da maiúsculas na declaração de intVar.

As palavras-chave do Basic também serão corrigidas automaticamente (a lista de palavras serão extraídas do analisador de sintaxe).

Exemplos:

Integer, String, ReDim, ElseIf, etc...

Fecho automático de aspas

Fecha automaticamente as aspas abertas. O IDE do LibreOffice irá adicionar a aspa de fecho sempre que for utilizada uma aspa de abertura. Bastante útil para introduzir cadeias no código Basic.

Fecho automático de parênteses

Fecha automaticamente os parênteses abertos. O IDE do LibreOffice irá adicionar o parêntese de fecho “)” sempre que for utilizada um parêntese de abertura “(“.

Fecho automático de procedimentos

Insere uma instrução de fecho para os procedimentos.O IDE do LibreOffice irá adicionar a instrução End Sub ou End Function, se você adicionar uma instrução Sub ou Function, caso seja premida a tecla Enter.

Funcionalidades de linguagem

Utilizar tipos expandidos

Allow UNO object types as valid Basic types. This feature extends the Basic programming language standard types with the LibreOffice UNO types. This allows the programmer to define variables with the right UNO type and is necessary for the code completion feature.

Exemplo:


    Sub Some_Calc_UNO_Types
    REM A spreadsheet object
        Dim oSheet As com.sun.star.sheet.XSpreadsheet
        oSheet = ThisComponent.getSheets().getByIndex(0)
    REM A cell object
        Dim oCell As com.sun.star.table.XCell
        oCell = oSheet.getCellByPosition(0,0)
    End Sub
  
Ícone de aviso

O uso de tipos extendidos de UNO em programas Basic pode restringir a interoperabilidade do programa quando executado em outras aplicações office.


Necessitamos da sua ajuda!