Compatibilidade

Especifica as definições de compatibilidade para os documentos de texto. Estas opções ajustam o LibreOffice para importar documentos do Microsoft Word.

Para aceder a este comando...

Abra um documento de texto e escolha - LibreOffice Writer - Compatibilidade.


note

Algumas das definições aqui estabelecidas são válidas apenas para o documento atual e têm de ser definidas individualmente para cada documento.


Adicionar espaço entre os parágrafos e as tabelas

No LibreOffice Writer, o espaçamento entre parágrafos é definido de forma diferente do que em documentos do Microsoft Word. Se tiver definido o espaçamento entre dois parágrafos ou tabelas, o espaçamento também é adicionado aos documentos do Microsoft Word.

Specifies whether to add Microsoft Word-compatible spacing between paragraphs and tables in LibreOffice Writer text documents.

Add paragraph and table spacing at top of first page and page breaks

Especifica se o espaçamento de parágrafo no início da página também se aplica no início de uma página ou de uma coluna se o parágrafo estiver situado na primeira página do documento. O mesmo é aplicável para quebras de página.

note

Se importar um documento do Microsoft Word, os espaços são adicionados automaticamente durante a conversão.


Utilizar formato de tabulações do OpenOffice.org 1.1

Especifica a forma de alinhamento do texto em marcas de tabulação para além da margem direita, como utilizar marcas de tabulação decimais e como utilizar marcas de tabulação junto a quebras de linha. Se esta caixa de verificação não for assinalada, as marcas de tabulação são utilizadas da mesma forma que em outras aplicações Office.

Em documentos de texto criados pela versão atual do Writer, o novo tratamento de marcas de tabulação é utilizado por defeito. Em documentos criados por versões do Writer anteriores ao StarOffice 8 ou OpenOffice.org 2.0, é aplicado o tratamento de marcas de tabulação anterior.

Não adicionar espaço extra entre linhas de texto

Especifica que não é adicionado qualquer espaço extra entre linhas de texto, mesmo se o tipo de letra utilizado contenha o atributo de espaço adicional.

Em documentos de texto criados pela atual versão do Writer, o espaço extra é utilizado por defeito. Em documentos criados por versões do Writer anteriores ao StarOffice 8 ou OpenOffice.org 2.0, não é utilizado o espaço extra.

Utilizar espaçamento entre linhas do OpenOffice.org 1.1

Se a opção estiver desativada, será aplicado um novo processo para formatar linhas de texto com espaçamento proporcional entre linhas. Se a opção estiver ativa, será aplicado o método anterior de formatação de linhas de texto com espaçamento proporcional entre linhas.

Em documentos de texto criados pela versão atual do Writer e em documentos do Microsoft Word de versões recentes, é utilizado o novo processo. Em documentos criados por versões do Writer anteriores ao StarOffice 8 ou OpenOffice.org 2.0, é utilizado o processo anterior.

Adicionar espaçamento entre parágrafos e tabelas no final das células da tabela

Especifica que é adicionado espaçamento ao final de um parágrafo, mesmo quando se trata do último parágrafo de uma célula de tabela.

Se a opção estiver desativada, as células de tabelas serão formatadas no formato Writer anterior ao StarOffice 8 ou OpenOffice.org 2.0. Se a opção estiver ativa, será aplicado um método alternativo de formatação de células da tabela. A opção está ativa para os novos documentos criados com o LibreOffice e para documentos importados do formato Microsoft Word.

Utilizar posicionamento de objetos do OpenOffice.org 1.1

Especifica a forma de calcular a posição de objetos flutuantes ancorados a um carácter ou parágrafo com respeito ao espaçamento de parágrafos superior e inferior.

Se a opção estiver ativa, os objetos flutuantes são posicionados como nas versões Writer anteriores ao StarOffice 8 ou OpenOffice.org 2.0. Se a opção estiver desativada, os objetos flutuantes são posicionados com um método alternativo semelhante ao método utilizado pelo Microsoft Word.

A opção está desativada para todos os novos documentos. Para documentos do Writer criados por uma versão anterior ao OpenOffice.org 2.0, a opção está ativa.

Utilizar ajuste de texto aos objetos do OpenOffice.org 1.1

O Microsoft Word e o Writer têm métodos diferentes para moldar o texto em redor dos objetos flutuantes. Os objetos flutuantes são as molduras e objetos de desenho do Writer mas são os objetos 'caixa de texto', 'gráfico', 'moldura', 'imagem' do Microsoft Word.

No Microsoft Word e nas versões atuais do Writer, o conteúdo dos cabeçalhos/rodapés de página e notas de rodapé/finais não é moldado aos objetos de ecrã flutuantes. O conteúdo de corpo do texto é moldado aos objetos de ecrã flutuantes, que são ancorados no cabeçalho de página.

Em versões do Writer anteriores ao StarOffice 8 ou OpenOffice.org 2.0, ocorria o oposto.

Se a opção estiver desativada, que é a definição padrão, será aplicado o novo ajuste de texto. Se a opção estiver ativa, será aplicada o ajuste de texto antigo.

Considerar estilo de moldagem ao posicionar objetos

Especifica a forma como deve funcionar o processo de posicionamento de objetos flutuantes ancorados a um carácter ou parágrafo. Em versões do Writer anteriores ao StarOffice 8 ou OpenOffice.org 2.0, foi utilizado um processo iterativo, enquanto em versões atuais é utilizado um processo direto, que é semelhante ao processo do Microsoft Word.

Se a opção estiver desativada, é utilizado o antigo processo iterativo de posicionamento de objetos do LibreOffice. Se a opção estiver ativa, é utilizado o novo processo para garantir a compatibilidade com os documentos Microsoft Word.

Justify lines with a manual line break in justified paragraphs

Se ativo, o Writer adiciona espaços entre palavras, em linhas que terminam com Shift+Enter em parágrafos justificados. Se inativo, o espaço entre palavras não será expandido para justificar as linhas.

Esta definição está ativa para documentos de texto .odt. Esta será guardada e carregada com o documento, no formato de documento de texto .odt. Esta definição não pode ser guardada no formato antigo de documentos de texto .sxw, pelo que está desativada para documentos de texto .sxw.

Tolerate white lines that may appear in PDF page backgrounds

Use LibreOffice 4.3 anchoring paint order and tolerate white lines that may appear in PDF page backgrounds created from legacy documents.

Utilizar como padrão

Clique para utilizar as definições atuais deste separador como o padrão para sessões posteriores do LibreOffice.

Os padrões de fábrica são definidos tal como segue. As seguintes opções estão ativas, enquanto que as outras opções estão inativas:

  1. Adicionar espaço entre os parágrafos e as tabelas

  2. Adicionar espaço entre os parágrafos e as tabelas no início das páginas

  3. Adicionar espaçamento entre parágrafos e tabelas no final das células da tabela

  4. Expandir espaço entre palavras em linhas com quebras manuais de linha em parágrafos justificados

Necessitamos da sua ajuda!