Auxiliares de formatação

Nos documentos de texto e HTML do LibreOffice , define a apresentação de certos caracteres e do cursor direto.

Para aceder a este comando...

Abra um documento de texto e escolha - LibreOffice Writer/LibreOffice Writer/Web - Auxiliares de formatação.


Layout Assistance

Math baseline alignment

Specifies whether Math formula objects are aligned using the text baseline as reference. Uncheck this option to be able to change the vertical position of Math objects in a paragraph.

Display formatting

Defines which formatting marks are visible on screen. Activate the Formatting Marks icon on the Standard bar. All characters that you have selected on the Formatting Aids tab page will be displayed.

Fim de parágrafo

Especifica se os delimitadores de parágrafos estarão visíveis. Os delimitadores de parágrafos também contêm informações sobre o formato do parágrafo.

Hífenes opcionais

Especifica se os hífenes opcionais (também conhecidos como hífenes discricionários) são mostrados. Estes hífenes são delimitadores ocultos, definidos pelo utilizador, que são inseridos numa palavra através da utilização dos comandos As palavras que possuam hífenes opcionais apenas serão separadas no final de uma linha e no local em que o hífen tenha sido inserido, independentemente da hifenização automática estar ativa ou inativa.

Espaços

Especifica se cada espaço em branco deve ser representado por um ponto.

Espaços incondicionais

Especifica que os espaços incondicionais são mostrados como caixas cinzentas. Os espaços incondicionais não quebram no final de uma linha e são introduzidos com as teclas de atalho .

Tabulações

Especifica que as marcas de tabulação são apresentadas como pequenas setas.

Quebras

Mostra todas as quebras de linha inseridas através das teclas de atalho Shift+Enter. Estas quebras criam uma nova linha mas não iniciam um novo parágrafo.

Hidden characters

Displays text that uses the character format "hidden", when View - Formatting Marks is enabled.

Bookmarks

Specifies that bookmark indicators are shown. | indicates the position of a point bookmark. [ ] indicates the start and end of a bookmark on a text range.

warning

The following controls appear only for Writer documents, not for HTML documents.


Protected Areas

Enable cursor

Especifica que o cursor direto pode ser definido numa área protegida, mas que não pode efetuar alterações.

Direct cursor

Define todas as propriedades do cursor direto.

Cursor direto

Ativa o modo de cursor direto. Também pode ativar este modo clicando no ícone Alternar modo de cursor direto da barra de ferramentas ou escolhendo o comando Editar - Modo de cursor direto em documentos de texto.

Insert

Define as opções de inserção para o cursor direto. Se clicar em qualquer posição no documento, pode ser escrito ou inserido um novo parágrafo exatamente nessa posição. As propriedades deste parágrafo dependem da opção selecionada. Pode selecionar a partir das seguintes opções:

Tabulações

Se o cursor direto for utilizado, são adicionadas ao parágrafo tantas tabulações quanto necessárias até que a posição clicada seja atingida.

Tabulações e espaços

Se o cursor direto for utilizado, é inserido um número de tabulações e de espaços no novo parágrafo até que a posição clicada seja atingida.

Spaces

When the direct cursor is used, spaces are added in the new paragraph until the clicked position is reached.

Margem esquerda do parágrafo

Se o cursor directo for utilizado, o avanço à esquerda do parágrafo está definido na posição horizontal na qual clicou com o cursor direto. O parágrafo é alinhado à esquerda.

Alinhamento de parágrafos

Define o alinhamento do parágrafo quando o cursor direto é utilizado. Dependendo do local em que clicar com o rato, o parágrafo é formatado com o alinhamento à esquerda, ao centro ou à direita. O cursor exibido antes de clicar com o rato mostra, através de um triângulo, o alinhamento que está definido.

note

Todas as opções inseridas referem-se apenas ao parágrafo atual criado pelo Cursor direto.


Image

Anchor

Defines the default anchor for inserted images. Available options are:

Necessitamos da sua ajuda!