Registar alterações

note

A função de revisão está disponível no LibreOffice para documentos de texto e documentos de folhas de cálculo.


Nem todas as alterações são gravadas. Por exemplo, a alteração de uma marca de tabulação de alinhar à esquerda para alinhar à direita não é gravada. Contudo, todas as alterações efetuadas por um revisor são gravadas, tais como adições, eliminações, alterações de texto e formatação.

  1. Para iniciar a gravação de alterações, abra o documento a ser editado e escolha Editar - Registar alterações e, de seguida, escolha Gravar.

  2. Inicie as alterações. Verificará que todas as novas passagens de texto que introduziu estão sublinhadas a cor enquanto que todo o texto eliminado permanece visível mas está marcado com uma cruz e é mostrado a cores.

  3. Se mover o ponteiro do rato para uma alteração assinalada, é apresentada uma referência ao tipo de alteração, ao autor, data e hora do dia para a alteração na dica de ajuda. Se as dicas suplementares estiverem ativas, são também apresentados todos os comentários sobre esta alteração.

As alterações feitas a uma folha de cálculo são realçados por um contorno à volta das células. Ao apontar para a célula, pode ver informações detalhadas sobre esta alteração na dica de ajuda.

Pode introduzir um comentário para cada alteração registada, colocando o cursor na área da alteração e escolhendo Editar - Registar - Comentário. Para além das dicas suplementares, o comentário também é mostrado na lista da caixa de diálogo Gerir alterações.

Para parar a gravação de alterações, escolha novamente Editar - Registar alterações - Gravar. A marca de verificação é retirada e já é possível guardar o documento.

É possível destacar todas as linhas que foram alteradas num documento de texto com uma marca adicional colorida. Isto pode ser feito na forma de uma linha vermelha na margem, por exemplo.

Para alterar as definições do registo de alterações, escolha - LibreOffice Writer - Alterações, ou em - LibreOffice Calc - Alterações.

Necessitamos da sua ajuda!