Protecting Contents in LibreOffice

Segue-se um resumo dos diversos métodos de proteção de conteúdo do LibreOffice em relação a alterações, eliminações ou visualização.

Protecting Documents With Passwords When Saving

Todos os documentos guardados no formato OpenDocument podem ser guardados com uma palavra-passe. Os documentos guardados com uma palavra-passe não podem ser abertos sem a mesma. O conteúdo está protegido para que não seja lido sem um editor externo. Isto aplica-se ao conteúdo, imagens e objetos OLE.

Ativar proteção

Escolha Ficheiro - Guardar como e assinale a caixa de verificação Guardar com palavra-passe. Guarde o documento.

Desativar proteção

Abra o documento, introduzindo a palavra-passe correta. Escolha Ficheiro - Guardar como e desmarque a caixa de verificação Guardar com palavra-passe.


tip

It is possible to use OpenPGP to define private and public keys to be used to encrypt LibreOffice documents. Read Encrypting Documents with OpenPGP to learn more on how to set up OpenPGP encryption keys.


Proteger marcas de revisão

A cada alteração efetuada no LibreOffice Calc e no LibreOffice Writer, a função de revisão regista quem efetuou a alteração. Esta função pode ser ativada com proteção, para que só possa ser desativada ao introduzir a palavra-passe correta. Até que este procedimento seja efetuado, todas as alterações continuarão a ser registadas. A aceitação ou rejeição de alterações não é possível.

Ativar proteção

Escolha Editar - Registar alterações - Proteger. Introduza e confirme uma palavra-passe com, pelo menos, um carácter.

Desativar proteção

Escolha Editar - Registar alterações - Proteger. Introduza a palavra-passe correta.


Proteger molduras, imagens e objetos OLE

Pode proteger o conteúdo, posição e dimensão de imagens inseridas. O mesmo se aplica a molduras (no Writer) e objetos OLE.

Ativar proteção

Por exemplo, para imagens inseridas no Writer, escolha Formatar - Imagem - Propriedades - Opções. Em Proteger, marque Conteúdo, Posição e/ou Tamanho.

Desativar proteção

Por exemplo, para imagens inseridas no Writer, escolha Formatar - Imagem - Propriedades - Opções. Em Proteger, desmarque o que não deseja proteger.


Proteger objetos de desenho e objetos de formulário

Os objetos de desenho que inserir nos documentos com a barra de ferramentas Desenho podem ser protegidos contra alterações de dimensão ou de localização acidentais. Poderá efetuar o mesmo com objetos de formulário inseridos com a barra de ferramentas Controlos de formulário.

Ativar proteção

Escolha Formatar - Objeto - Posição e tamanho - separador Posição e tamanho. Assinale a caixa de verificação Posição ou Tamanho.

Desativar proteção

Escolha Formatar - Objeto - Posição e tamanho - separador Posição e tamanho. Desmarque a caixa de verificação Posição ou Tamanho.


Necessitamos da sua ajuda!