Integrar novos componentes UNO

Os programadores podem gravar e integrar os seus componentes UNO (Universal Network Objects)no LibreOffice. Estes novos componentes podem ser adicionados aos menus e barras de ferramentas do LibreOffice ; São denominados de "Extras".

A integração de novos componentes é permitida por algumas ferramentas e serviços. Pode obter detalhes no Guia de programadores do LibreOffice . Os três passos principais são os seguintes:

  1. Registe os novos componentes no LibreOffice. Pode fazê-lo através da ferramenta unopkg, que se encontra no programa {installpath}.

  2. Integrar os novos componentes como serviços. Pode beneficiar da ajuda dos serviços ProtocolHandler e JobDispatch. Obtenha mais informações no guia de programadores do LibreOffice.

  3. Alterar a interface do utilizador (menus ou barras de ferramentas). Isto pode ser feito de forma quase automática escrevendo um ficheiro de texto XML que descreva as alterações. Pode obter mais informações no guia do programadores do LibreOffice.

Os extras podem expandir as funcionalidades do LibreOffice. Não estão relacionados com os que fornecem novas funções para o LibreOffice Calc.

Necessitamos da sua ajuda!