Adicionar pontos de acesso às imagens

Um mapa de imagens permite que anexe os URL a áreas específicas, denominadas pontos de acesso, numa imagem do documento. Um mapa de imagem consiste num grupo de um ou mais pontos de acesso.

Pode desenhar três tipos de pontos de acesso: retângulos, elipses e polígonos. Ao clicar num ponto de acesso, o URL é aberto na janela ou moldura do navegador especificado. Também pode especificar o texto a mostrar quando o rato é colocado sobre o ponto de acesso.

Para adicionar um ponto de acesso a uma imagem

  1. Posicione o cursor onde pretende colocar o mapa de imagem no documento.

  2. Escolha Inserir - Imagem, selecione e insira uma imagem bitmap.

  3. With the image selected, choose Edit - ImageMap in Writer and Calc or Tools - ImageMap in Impress and Draw. You see the ImageMap Editor, which displays the image at the background.

  4. Utilize os ícones do editor para desenhar um ponto de acesso, por exemplo, um retângulo, por cima da imagem de fundo.

    Pode consultar o texto de ajuda completo sobre as funções de cada ícone se ativar as Dicas suplementares, em - LibreOffice - Geral.

  5. Introduza o URL a mostrar no navegador Web ao clicar no ponto de acesso.

  6. Opcionalmente, introduza o "Texto" a mostrar como dica quando o utilizador coloca o cursor sobre o ponto de acesso.

  7. Clique no botão Aplicar para aplicar as mudanças e feche o editor.

  8. Guarde o documento no LibreOffice ou em formato HTML.

Pode guardar o mapa de imagem como ficheiro ou enviar esse ficheiro para um servidor web, por exemplo.

Mapa de imagem

Um mapa de imagem é uma imagem ou moldura sensível a referências. Ao clicar em áreas definidas da imagem ou moldura, acede ao (URL) associado à área. As áreas de referência, em conjunto com os URL e o texto correspondente mostrado ao colocar o ponteiro do rato nas mesmas, são definidas no editor de mapa de imagem.

Existem dois tipos de mapas de imagem. Um é avaliado no computador cliente, que carregou a imagem a partir da Internet, enquanto que outro é avaliado no servidor, que disponibiliza a página HTML na Internet. Na avaliação do servidor, ao clicar num mapa de imagem, as coordenadas relativas do cursor são enviadas da imagem para o servidor e um programa dedicado, existente no servidor, emite uma resposta. Na avaliação de cliente, ao clicar num ponto de acesso do mapa de imagem, o URL é ativado, tal como se fosse uma ligação de texto normal. Ao passar o ponteiro do rato pelo mapa de imagem, o URL é mostrado sob o ponteiro.

Uma vez que podem ser utilizados de várias formas, os mapas de imagem podem ser armazenados em diversos formatos.

Formatos de mapas de imagem

Os mapas de imagem dividem-se, de uma forma geral, entre os que são analisados no servidor (ou seja, o fornecedor de Internet) e os que são analisados no navegador web do computador.

Mapas de imagem no servidor

Os mapas de imagem no servidor são mostrados ao utilizador como uma imagem ou moldura na página. Se clicar com o rato no mapa de imagem, as coordenadas da posição relativa são enviadas ao servidor. Com a ajuda de outro programa, o servidor determina, em seguida, o passo seguinte a executar. Existem vários métodos incompatíveis para definir este processo. Os dois métodos mais comuns são os seguintes:

O LibreOffice cria mapas de imagem para ambos os métodos. Selecione o formato na lista Tipo de ficheiro da caixa de diálogo Guardar como no Editor de mapa de imagem. São criados ficheiros distintos, que têm que ser enviados para o servidor. Será necessário consultar o fornecedor ou administrador de rede para obter informações sobre o tipo de mapas de imagem suportados pelo servidor, bem como a forma de acesso ao programa de avaliação.

Mapa de imagem no cliente

A área da imagem ou moldura na qual o utilizador pode clicar é indicada pela exibição do URL associado, sempre que o indicador do rato passar sobre a área. O mapa de imagem é armazenado numa camada sob a imagem e contém informações sobre as regiões referenciadas. A única desvantagem dos mapas de imagem executados no posto consiste em não serem abertos pelos navegadores web mais antigos. Contudo, esta desvantagem será resolvida no momento necessário.

When saving the ImageMap, select the file type SIP - StarView ImageMap. This saves the ImageMap directly in a format which can be applied to every active picture or frame in your document. However, if you just want to use the ImageMap on the current picture or frame, you do not have to save it in any special format. After defining the regions, simply click Apply. Nothing more is necessary. Client Side ImageMaps saved in HTML format are inserted directly into the page in HTML code.

Necessitamos da sua ajuda!