Registar um livro de endereços

No LibreOffice, é possível registar diferentes origens de dados. O conteúdo dos campos de dados estão disponíveis para utilização em variados campos e controlos. O livro de endereços do sistema é uma dessas origens de dados.

Os modelos e assistentes do LibreOffice utilizam campos para o conteúdo do livro de endereços. Se ativos, os campos gerais dos modelos são automaticamente substituídos pelos campos da origem de dados do livro de endereços do utilizador.

Para que a substituição seja efetuada, tem que indicar ao LibreOffice o livro de endereços a utilizar. O assistente que pede esta informação surge automaticamente na primeira vez que for ativado, por exemplo, o modelo de uma carta comercial. O assistente também pode ser invocado seguindo os passos descritos em baixo.

Ícone de nota

Os dados do livro de endereços são só de leitura no LibreOffice Base. Não é possível adicionar, editar ou eliminar dados a partir do Base.


Assistente de origem de dados de endereços

Para invocar o assistente Origem de dados de endereços, escolha Ficheiro - Assistentes - Origem de dados de endereços.

Registar manualmente um livro de endereços existente

  1. Escolha Ferramentas - Origem de livro de endereços. É apresentada a caixa de diálogo Modelos: Atribuição de livro de endereços.

  2. Na caixa de combinação de Origem de dados, selecione o livro de endereços do sistema ou a origem de dados que pretender utilizar como livro de endereços.

  3. Se ainda não tiver registado o livro de endereços do sistema no LibreOffice como a origem de dados, clique no botão Origem de dados de endereço.... Este passo conduz ao Assistente de origem de dados do livro de endereços, no qual pode ser registar o livro de endereços como a nova origem de dados no LibreOffice.

  4. Na caixa de combinação de Tabela, selecione a tabela de base de dados que pretende utilizar como livro de endereços.

  5. Em Atribuição de campos, faça a correspondência entre os campos para nome, empresa, departamento, e em diante, para os campos utilizados no seu livro de endereços.

  6. Quando terminar, feche a caixa de diálogo clicando em Aceitar.

A origem de dados encontra-se agora registada no LibreOffice como livro de endereços. Se abrir um modelo da categoria Correspondência comercial, o LibreOffice pode inserir automaticamente os campos corretos para uma carta em série.

Necessitamos da sua ajuda!