Relações

Este comando abre a janela Design de relação que permite ao utilizador definir relações entre as várias tabelas na base de dados.

Aqui pode estabelecer ligações entre tabelas da base de dados atual através de campos de dados comuns. Clique no ícone Nova relação ou arraste e largue com o rato para criar as relações.

Para aceder a este comando...

Numa janela de ficheiros de base de dados, escolha Ferramentas - Relações.


Ícone de nota

Esta função só está disponível se estiver a trabalhar com uma base de dados relacional.


Ao escolher Ferramentas - Relações, é aberta uma janela onde são exibidas todas as relações existentes entre as tabelas da base de dados atual. Se não tiverem sido definidas quaisquer relações ou se pretender estabelecer relações entre outras tabelas da base de dados, clique no ícone Adicionar tabelas. A caixa de diálogo Adicionar tabelas abre, e nela pode ser efetuada a seleção das tabelas que pretender.

Ícone Adicionar tabela

Inserir tabelas

Ícone de nota

Se a janela Design de relação estiver aberta, as tabelas selecionadas não podem ser modificadas, mesmo no modo de design. Este procedimento assegura que as tabelas não são alteradas enquanto está a ser efetuada a criação das relações.


As tabelas selecionadas são mostradas na área superior da vista de design. Também é possível fechar a janela de uma tabela através do menu de contexto ou com a tecla Delete.

Mover tabelas e alterar o tamanho de tabelas

Pode redimensionar e dispor as tabelas da forma que pretender. Para mover tabelas, arraste a margem superior para a posição pretendida. Aumente ou reduza a dimensão na qual a tabela é apresentada posicionando o cursor do rato numa margem ou canto e arrastando a tabela até que esta tenha a dimensão pretendida.

Chave primária e chaves estrangeiras

Se quiser definir uma relação entre tabelas diferentes, deverá introduzir uma chave primária que identifique um campo de dados da tabela existente de forma clara. Pode fazer referência à chave primária a partir de outras tabelas para aceder aos dados desta tabela. Todos os campos de dados que se refiram a esta chave primária serão identificados como uma chave externa.

Todos os campos de dados que se refiram a uma chave primária serão identificados na janela da tabela por um pequeno símbolo em forma de chave.

Definir relações

All existing relations are shown in the relations windows by a line that connects the primary and foreign key fields. You can add a relation by using drag-and-drop to drop the field of one table onto the field of the other table. A relation is removed again by selecting it and pressing the Delete key.

Em alternativa, também é possível clicar no ícone Nova relação na parte superior da área do campo da relação e definir a relação entre duas tabelas na caixa de diálogo Relações.

Ícone Nova relação

Nova relação

Ícone de aviso

If you use LibreOffice as the front-end for a relational database, the creation and deletion of relationships is not placed in an intermediate memory by LibreOffice, but is forwarded directly to the database.


Ao clicar duas vezes numa linha de ligação, é possível atribuir determinadas propriedades à relação. É aberta a caixa de diálogo Relações .

Necessitamos da sua ajuda!