Ajuda do LibreOffice 7.5
Determina o tipo de publicação.
Pode especificar se pretende incluir molduras, criar um título ou mostrar as notas da apresentação.
Estabelece as definições básicas para a exportação pretendida.
Cria páginas HTML padrão a partir das páginas de exportação.
Cria páginas HTML padronizadas com molduras. A página exportada será colocada na moldura principal e a moldura no lado esquerdo mostra um índice remissivo sob a forma de hiperligações.
Cria uma folha de rosto para o documento.
Especifica que as notas também são exibidas.
Cria uma apresentação HTML como exportação kiosk, na qual os diapositivos avançam automaticamente após um intervalo de tempo especificado.
A transição dos diapositivos depende do intervalo de tempo definido para cada diapositivo da apresentação. Se definir uma transição de diapositivos manual, a apresentação HTML introduz uma nova página ao premir qualquer tecla do teclado.
A transição de páginas é feita automaticamente após o período de tempo especificado e não está dependente do conteúdo da apresentação.
Define o período de tempo de exibição de cada diapositivo.
Reinicia automaticamente a apresentação HTML, após a exibição do último diapositivo.
Numa exportação WebCast, os scripts automáticos serão gerados com o suporte Perl ou ASP. Esta função permite que o locutor, por exemplo, um locutor numa tele-conferência que esteja a utilizar uma apresentação de diapositivos na Internet, mude os ecrãs nos navegadores dos respetivos interlocutores. Pode obter mais informação sobre WebCast nesta secção.
Ao selecionar a opção ASP , a exportação WebCast cria páginas ASP. Tenha em consideração que a apresentação HTML só poderá ser disponibilizada por um servidor Web que suporte ASP.
Utilizado pela exportação WebCast para criar páginas HTML e scripts Perl.
Especifica o URL (absoluto ou relativo) que deverá ser introduzido pelo público de modo a que este possa visualizar a apresentação.
Especifica o URL (absoluto ou relativo) do servidor web, onde foi guardada a apresentação HTML.
Especifica o URL (absoluto ou relativo) para os scripts Perl gerados.
Existem duas opções para a exportação das apresentações do LibreOffice Impress, utilizando a tecnologia WebCast: ASP (Active Server Pages) e Perl.
Em ambos os casos, o WebCast necessita de um servidor HTTP que ponha à disposição Perl ou ASP para o executar o script. Por conseguinte, a opção de exportação está dependente do servidor HTTP utilizado.
Para exportar para ASP, num documento do LibreOffice Impress, escolha Ficheiro - Exportar. Em seguida, é apresentada a caixa de diálogo Exportar, onde é possível selecionar Documento HTML como o tipo de ficheiro. Assim que tiver selecionado um diretório e introduzido o nome do ficheiro, clique em Exportar. Para exportar como ASP, recomenda-se que selecione um nome de ficheiro "secreto" para o ficheiro HTML (para obter mais informações, consulte o tópico seguinte). Em seguida é apresentada a caixa de diálogo Exportar HTML. Serão gravados vários ficheiros no diretório que acabou de selecionar.
O apresentador utiliza o nome do ficheiro introduzido para mudar as páginas visualizadas pelo público. Pode guardar os ficheiros WebCast localmente ou guardá-los diretamente num servidor HTTP. Posteriormente, será possível transferir ficheiros guardados localmente para o servidor HTTP através de FTP. Tenha em consideração que o WebCast só funciona se os ficheiros forem requisitados através de um servidor HTTP.
Não utilize o mesmo diretório para duas exportações HTML distintas.
Selecione WebCast como tipo de publicação na segunda página do Assistente de exportações HTML.
Na área de opções para WebCast, selecione a opção ASP (Active Server Pages). Em seguida, pode continuar a estabelecer outras definições ou iniciar a exportação clicando no botão Criar.
Pode utilizar o WebCast assim que os ficheiros exportados possam ser acedidos a partir de um servidor HTTP.
Exemplo:
Vamos assumir que tem o Microsoft Internet Information Server instalado no computador. Introduziu o diretório "c:\Inet\wwwroot\apresentacao" como pasta de saída de HTML, durante a configuração do IIS. O URL do computador é assumido como: "http://meuservidor.pt".
Guardou os ficheiros que foram criados durante o processo de exportação no diretório c:\Inet\wwwroot\apresentacao\. Neste diretório, a Exportação cria um ficheiro HTML que se pode intitular, por exemplo, "secreto.htm". Introduziu este nome na caixa de diálogo Guardar (consulte a secção anterior). O apresentador pode agora navegar para os ficheiros de Exportar HTML introduzindo o URL http://meuservidor.pt/apresentacao/secreto.htm em qualquer Navegador HTTP que tenha suporte para JavaScript. O apresentador pode agora modificar a página, utilizando alguns controlos de formulário.
O público pode agora visualizar o diapositivo selecionado pelo apresentador através do URL http://meuservidor.pt/apresentacao/webcast.asp. Não podem avançar para outros diapositivos neste URL, exceto se os nomes dos ficheiros forem conhecidos. Certifique-se de que o servidor HTTP não mostra a lista de diretórios.
Para exportar, num documento do LibreOffice Impress, escolha Ficheiro - Exportar. Este procedimento abre a caixa de diálogo Exportar, na qual seleciona Documento HTML como o tipo de ficheiro. Após selecionar uma pasta e introduzir um nome para o ficheiro, clique em Guardar. Este procedimento abre o Assistente de exportações HTML. Este irá escrever alguns ficheiros na pasta que acabou de selecionar.
O nome de ficheiro introduzido será utilizado pelo apresentador para percorrer as páginas. Selecione um diretório vazio.
Na segunda página de exportação HTML, selecione WebCast como o tipo de publicação.
Na área de opções para WebCast, selecione Perl.
Na caixa de texto URL para público, introduza o nome do ficheiro do documento HTML que será utilizado pelo público. Em URL para apresentação, introduza o URL do diretório que será utilizado para a apresentação e, em URL para scripts Perl, introduza o URL para o diretório do script CGI. Agora pode estabelecer outras definições nas páginas seguintes do Assistente, ou iniciar o processo de exportação, clicando no botão Criar.
Os ficheiros criados durante o processo de exportação têm agora de ser configurados no servidor HTTP, com permissão para Perl. Este procedimento não pode ser feito automaticamente devido à diversidade dos servidores HTTP com suporte a Perl. As etapas necessárias são descritas a seguir. Consulte o manual do servidor ou o administrador de redes sobre a forma como devem ser executadas estas etapas.
Em primeiro lugar, deverá mover os ficheiros que foram criados durante a exportação para o diretório correto no servidor HTTP.
Mova todos os ficheiros que tenham as extensões de ficheiro htm, jpg e gif para o diretório do servidor HTTP que foi referido na caixa de texto URL para apresentação.
Todos os ficheiros que tenham as extensões pl e txt têm de ser movidos para o diretório no servidor HTTP que foi referido na caixa de texto URL para scripts Perl. Este diretório tem de ser configurado de forma a que os scripts Perl existentes também possam ser executados através de um pedido HTTP.
Em sistemas UNIX, atribua aos ficheiros com a extensão pl os direitos para que sejam executados por um servidor HTTP. Normalmente, esta operação é feita através do comando chmod. Os direitos para o ficheiro currpic.txt têm de ser definidos de modo a que possam ser escritos pelo servidor HTTP.
Agora deverá ser possível utilizar WebCast.
Exemplo:
Neste exemplo, tem um computador com um sistema Linux e um servidor HTTP. O URL do servidor HTTP é http://myserver.com e o diretório de saída para os documentos HTML é //user/local/http/. Os scripts Perl estão no diretório //user/local/http/. Introduza secret.htm como o nome do ficheiro de exportação e apresentacao.htm como o URL para público. Na caixa de texto URL para apresentação introduza http://meuservidor.pt/apresentacao/ e para URL para scripts Perl introduza http://myserver.com/cgi-bin/.
Agora, copie todos os ficheiros com as extensões *.htm, *.jpg e *.gif dos diretórios que foram especificados durante a exportação para o diretório //user/local/http/presentation/ no servidor HTTP e copie todos os ficheiros com as extensões *.pl e *.txt para o diretório //user/local/http/cgi-bin/.
Inicie sessão no servidor como raiz e mude para o diretório //user/local/http/cgi-bin/. Pode definir os direitos correspondentes utilizando o comando chmod.
Assim que terminar a instalação dos ficheiros Perl, o apresentador pode iniciar a apresentação. O público pode visualizar esta apresentação no URL http://meuservidor.pt/apresentacao/apresentacao.htm.