Assistente de cartas

Inicia um assistente para um modelo de carta. Pode utilizar este modelo para cartas comerciais ou para cartas pessoais.

Para aceder a este comando...

Escolha Ficheiro - Assistentes - Carta.


O LibreOffice disponibiliza modelos para cartas pessoais e comerciais, que pode personalizar conforme as suas necessidades e com a ajuda do assistente. O assistente ajuda o utilizador a criar um modelo de documento e disponibiliza várias opções de esquema e de desenho. A pré-visualização permite ter uma ideia do aspeto final da carta, de acordo com as definições escolhidas.

Pode modificar as entradas e as opções a qualquer momento no assistente. Também é possível ignorar uma página inteira ou mesmo todas as páginas do assistente. Neste caso, as definições atuais (ou padrão) continuarão a surtir efeito.

Assistente de agenda - Design de página

Especifica se pretende criar uma carta pessoal ou comercial. As opções disponíveis nas páginas seguintes variam, dependendo da sua escolha.

Ícone de nota

Se estiver a criar uma carta comercial, pode selecionar diversos elementos que podem ser incluídos no documento e que habitualmente não se aplicam a cartas pessoais, tais como um assunto. Se escolher a opção de carta Pessoal, algumas páginas que contenham elementos específicos de cartas comerciais, não serão incluídas na caixa de diálogo do assistente.


Assistente de cartas - Esquema de papel timbrado

Permite especificar os elementos que já existem no papel timbrado. Esses elementos não serão impressos e o espaço por eles ocupado será deixado em branco.

Assistente de cartas - Itens impressos

Define os itens a incluir no modelo de carta.

Assistente de cartas - Destinatário e remetente

Especifica as informações do remetente e do destinatário.

Assistente de cartas - Rodapé

Especifica as informações a incluir no rodapé.

Assistente de cartas - Nome e localização

Especifica a localização e o nome com o qual pretende guardar o documento e o modelo.

Anterior

Permite visualizar as seleções efetuadas nos passos anteriores. As definições atuais serão guardadas.

Seguinte

Guarda as definições atuais e avança para a página seguinte.

Terminar

De acordo com as seleções, o assistente cria um novo modelo de documento e guarda-o no disco rígido. O LibreOffice cria um novo documento com base nos modelos existentes com o nome "Sem título X" (X representa a numeração consecutiva) e apresenta-o na área de trabalho.

Ícone de nota

O LibreOffice guarda as definições atuais no assistente de acordo com o modelo selecionado. Estas definições são utilizadas como configurações padrão na próxima vez que ativar o assistente.


Necessitamos da sua ajuda!