Localizar registo

In forms or database tables, you can search through data fields, list boxes, and check boxes for specific values.

Para aceder a este comando...

Ícone Localizar registo nas barras Dados da tabela e Design de formulário.

Ícone Localizar registo

Localizar registo


Ao procurar uma tabela, são procurados os campos de dados da tabela atual. Ao procurar num formulário, são procurados os campos de dados da tabela associada ao formulário.

tip

The search described here is carried out by LibreOffice. If you want to use the SQL server to search in a database, then you should use the Form-based Filters icon on the Form bar.


A função de procura também está disponível para controlos de tabela. Ao invocar a função a partir de um controlo de tabelas, pode procurar cada coluna do controlo de tabelas que corresponda às colunas de base de dados da tabela de base de dados associada.

Procurar por

Especifica o tipo de procura.

Texto:

Introduza o termo de procura na caixa, ou selecione-o na lista. O texto localizado sob o cursor já foi copiado para a caixa de combinação Texto. Tenha em atenção que, ao executar uma procura num formulário, as tabulações e quebras de linha não podem ser processadas.

Your search terms will be saved as long as the table or the form document is open. If you are running more than one search and you would like to repeat the search term, you can select a previously used search term from the combo box.

O conteúdo do campo é NULL

Especifica que serão localizados campos que não contêm dados.

O conteúdo do campo é não NULL

Especifica que serão localizados campos que contêm dados.

Local da procura

Especifica os campos para a procura.

Formulário

Especifica o formulário lógico em que pretende efetuar a procura.

note

Apenas pode visualizar a caixa de combinação Formulário se o documento atual for um documento de formulário com mais do que um formulário lógico. A caixa não será mostrada durante uma procura em tabelas ou consultas.


Os documentos de formulário podem conter vários formulários lógicos. Estes consistem em componentes de formulário individuais, cada um dos quais associado a uma tabela.

A caixa de combinação Formulário contém os nomes de todos os formulários lógicos para os quais existem controlos.

Todos os campos

Procura em todos os campos. Se estiver a executar uma procura numa tabela, esta ocorrerá em todos os campos da tabela. Se estiver a executar uma procura num formulário, esta ocorrerá em todos os campos do formulário lógico (introduzido em Formulário). Se estiver a executar uma procura num campo de controlo de tabelas, esta ocorrerá em todas as colunas associadas a um campo de tabela de base de dados válido.

Tenha em atenção que os campos do formulário lógico atual não têm de ser idênticos aos campos do documento de formulário. Se o documento de formulário contiver campos que apontam para várias origens de dados (isto é, vários formulários lógicos), a opção Todos os campos apenas permite procurar os campos associados a origens de dados no documento de formulário.

Campo único

Procura num campo de dados especificado.

Definições

Especifica as definições para controlar a procura.

Posição

Especifica a relação entre o termo de procura e o conteúdo do campo. Estão disponíveis as seguintes opções:

Position

Description

qualquer posição dentro do campo

Devolve todos os campos que contenham o padrão de procura em qualquer posição do campo.

início do campo

Devolve todos os campos que contenham o padrão de procura no início do campo.

fim do campo

Devolve todos os campos que contenham o padrão de procura no fim do campo.

campo completo

Devolve todos os campos que contenham o padrão de procura como correspondência exata do conteúdo do campo.


note

Se a caixa de verificação Expressão com caracteres universais estiver marcada, esta função não está disponível.


Aplicar formato de campo

Especifica que ao procura no documento atual, todos os formatos de campo são tidos em consideração. Os formatos de campo são todos os formatos visíveis criados através das seguintes possibilidades:

  1. no modo de design de tabelas para propriedades de campo,

  2. na vista de origem de dados em formatação de colunas,

  3. em formulários em propriedades de controlo.

Se a caixa Aplicar formato de campo estiver marcada, é procurada a vista de origem de dados da tabela ou do formulário, utilizando a formatação definida no campo correspondente. Se a caixa não estiver marcada, a procura ocorre na base de dados, utilizando a formatação guardada na base de dados.

Exemplo:

You have a date field, which is saved in "DD.MM.YY" format in the database (for example, 17.02.65). The format of the entry is changed in the data source view to "DD MMM YYYY" (17 Feb 1965). Following this example, a record containing February 17 is only found when the Apply field format option is on:

Aplicar formato de campo

Padrão de procura

ativar

"fev" é devolvido, mas não "2".

desativar

É devolvido "2", mas não "fev".


Recomenda-se que, ao efetuar uma procura, seja sempre utilizada a formatação de campo.

Os exemplos seguintes mostram alguns problemas que podem ocorrer ao procurar sem formatação de campo. Estes problemas dependem da base de dados utilizada e ocorrem apenas em relação a determinada formatação interna padrão:

Resultados da procura

Causa

"5" returns "14:00:00" as a time.

Time fields are not defined for dBASE databases and must be simulated. To internally display the time "14:00:00", a "5" is necessary.

"00:00:00" returns all records of a standard date field.

Numa base de dados, um valor de data é internamente armazenado utilizando um campo de data/hora combinado.

"45,79" não devolve "45,79", embora a opção campo completo tenha sido selecionada em Posição.

The view shown does not match what is stored internally. For example, if value "45.789" is stored in the database as a field of type "Number/Double" and the shown formatting is set to display only two decimals, "45.79" is only returned in searches with field formatting.


Neste caso, formatação padrão corresponde a formatação referente aos dados armazenados internamente. Esta formatação nem sempre é visível para o utilizador, especialmente se for utilizada para simulação de tipos de dados (por exemplo, campos de data em bases de dados dBase). Isto depende da base de dados utilizada e do tipo de dados individual. A procura com formatação de campo é apropriada, caso pretenda localizar apenas os elementos efetivamente apresentados. Estes elementos incluem campos do tipo Data, Hora, Data/Hora e Número/Duplo.

However, searching without Apply field format is appropriate for larger databases with no formatting issues, because it is faster.

Se estiver a procurar os valores de caixas de verificação e Aplicar formato de campo estiver ativo, é devolvido o resultado "1" para as caixas de verificação marcadas, o resultado "0" para as caixas de verificação desmarcadas e uma cadeia vazia para as caixas de verificação indefinidas (estado triplo). Se a procura tiver sido efetuada com Aplicar formato de campo inativa, serão exibidos os valores padrão "VERDADEIRO" ou "FALSO", dependendo do idioma.

Se utilizar Aplicar formato de campo ao procurar em caixas de lista, é localizado o texto apresentado em caixas de lista. Se não utilizar Aplicar formato de campo, é localizado o conteúdo correspondente ao formato de campo padrão.

Maiúsculas/minúsculas

Especifica que, durante a procura, as maiúsculas e minúsculas são tidas em consideração.

Procurar para trás

Especifica que a procura ocorrerá no sentido inverso, do último para o primeiro registo.

A partir do topo / A partir da base

Reinicia a procura. Uma procura para a frente é reiniciada com o primeiro registo. Uma procura para trás é reiniciada com o último registo.

Expressão com caracteres universais

You can use the following wildcards:

Caracteres universais

Significado

Exemplo

?

para, exatamente, um carácter arbitrário

"?loppy" devolve "Floppy"

"M?ller" devolve, por exemplo, Miller e Moller

*

para 0 ou mais caracteres arbitrários

"*-*" devolve "ZIP-Drive" e "CD-ROM"

"M*er" devolve todas as entradas iniciadas por "M" e terminadas em "er" (por exemplo, Miller, Moller, Mather)


If you want to search for the actual characters ? or *, precede them with a backslash: "\?" or "\*". However, this is only necessary when Wildcard expression is enabled. When the option is not enabled, the wildcard characters are processed like normal characters.

Expressão regular

Searches with regular expressions. The same regular expressions that are supported here are also supported in the LibreOffice Find & Replace dialog.

A procura com expressões regulares oferece mais opções do que a procura com caracteres universais. Se procurar com expressões regulares, os seguintes caracteres correspondem aos utilizados em procuras com caracteres universais:

Procura com caracteres universais

Procura com expressões regulares

?

.

*

.*


Procura por semelhança

Localiza os termos similares ao texto existente na caixa Localizar. Assinale esta caixa de verificação e clique no botão Semelhanças para definir as opções de semelhança.

Igual à largura de carácter (se os idiomas asiáticos estiverem ativos)

Distinguishes between half-width and full-width character forms.

Semelhante a (japonês) (se os idiomas asiáticos estiverem ativos)

Lets you specify the search options for similar notation used in Japanese text. Select this checkbox, and then click the Sounds button to specify the search options.

Sets the search options for similar notation used in Japanese text.

Tratar como igual

Especifica as opções a serem tratadas como iguais numa procura.

Ignorar

Especifica os caracteres a ignorar.

Estado

A linha Estado mostra os registos devolvidos pela procura. Se a procura atingir o final (ou o início) de uma tabela, a procura continua automaticamente a partir da outra extremidade.

In very large databases, finding the record in reverse search order can take some time. In this case, the status bar informs you that the records are still being counted.

Procurar/Cancelar

Se a procura for concluída com êxito, o campo correspondente na tabela é realçado. Pode continuar a procura clicando novamente no botão Procurar. Pode cancelar uma procura clicando no botão Cancelar.

Fechar

Fecha a caixa de diálogo. As definições da última procura serão guardadas até sair do LibreOffice.

Se estiverem abertas várias tabelas ou formulários, é possível definir opções de procura diferentes para cada documento. Quando os documentos são fechados, apenas são guardadas as opções de procura do documento que é fechado em último lugar.

Necessitamos da sua ajuda!