Dados

The Data tab page allows you to assign a data source to the selected control.

Para aceder a este comando...

Open context menu of a selected form element - choose Control Properties - Data tab.

Open Form Design toolbar, click Control icon - Data tab.


note

For forms with database links, the associated database is defined in the Form Properties. You will find the functions for this on the Data tab page.


The possible settings of the Data tab page of a control depend on the respective control. You will only see the options that are available for the current control and context.
The following fields are available:

A cadeia de caracteres vazia é NULL

Defines how an empty string input should be handled. If set to "Yes", an input string of length zero will be treated as a value NULL. If set to "No", any input will be treated as-is without any conversion.

An empty string is a string of length zero (""). Normally, a value NULL is not the same as an empty string. In general, a term NULL is used to denote an undefined value, an unknown value, or "no value has been entered yet."

Os sistemas de base de dados variam e podem processar um valor NULL de forma diferente. Consulte as documentações das bases de dados que está a utilizar.

Campo de dados

With database forms, you can link controls with the data fields.

Existem várias possibilidades:

  1. Primeiro caso: Existe apenas uma tabela no formulário.

    Em Campo de dados, especifique a tabela de origem de dados cujo conteúdo pretende mostrar.

  2. Segundo caso: o controlo pertence a um sub-formulário que é criado por uma consulta SQL.

    Em Campo de dados, especifique o campo da instrução SQL cujo conteúdo pretende mostrar.

  1. Terceiro caso: Caixas de combinação

    Relativamente a caixas de combinação, o campo da tabela de origem de dados onde os valores introduzidos ou selecionados pelo utilizador deverão ser armazenados é especificado em Campo de dados. Os valores apresentados na lista da caixa de combinação são baseados numa instrução SQL, que é introduzida em Conteúdo de lista.

  2. Quarto caso: Caixas de lista

    A tabela de origem de dados não contém os dados a mostrar, mas sim uma tabela associada à tabela de origem de dados através de um campo de dados comum.

    Se quiser que uma caixa de lista mostre dados de uma tabela associada à tabela de origem de dados atual, em Campo de dados e especifique o campo da tabela de origem de dados a que o conteúdo da caixa de lista se refere. Pode também especificar o campo da base de dados que controla a apresentação dos dados no formulário. Este campo de dados fornece a ligação à outra tabela, caso seja possível associar ambas as tabelas através de um campo de dados comum. Este campo consiste, normalmente, num campo de dados onde são armazenados números de identificação exclusivos. O campo de dados cujo conteúdo é apresentado no formulário é especificado por uma instrução SQL em Conteúdo de lista.

As caixas de lista trabalham com referências. Estas podem ser implementadas com tabelas associadas por instruções SQL (quarto caso) ou através de listas de valores:

Referências através de tabelas associadas (instruções SQL)

Se quiser que uma caixa de lista mostre os dados de uma tabela de base de dados associada por um campo de dados comum à tabela na qual o formulário é baseado, o campo de ligação da tabela do formulário é especificada em Campo de dados.

A ligação é criada através de uma instrução SQL Select, que, caso tenha selecionado "SQL" ou "SQL Nativo", é especificada em Tipo de conteúdo de lista no campo Conteúdo de lista. Por exemplo, uma tabela "Encomendas" está associada ao controlo de formulário atual e, na base de dados, uma tabela "Clientes" está associada à tabela "Encomendas". Pode utilizar uma instrução SQL do seguinte modo:

SELECIONAR Nome do cliente, Nº de cliente FROM Clientes,

em que "Nome do cliente" é o campo de dados da tabela "Clientes" e "N.º de cliente" é o campo da tabela "Clientes" , associado a um campo da tabela de formulário "Encomendas", especificada em Campo de dados.

Referências utilizando listas de valores

Para caixas de lista, é possível utilizar listas de valores. As listas de valores são listas que definem valores de referência. Deste modo, o controlo no formulário não apresenta diretamente o conteúdo de uma base de dados, mas valores atribuídos na lista de valores.

Se trabalhar com valores de referência de uma lista de valores, não é visível o conteúdo do campo de dados que especificou em Campo de dados no formulário, mas os valores atribuídos. Se escolheu "Lista de valores" no separador Dados em Tipo de conteúdo de lista e atribuiu um valor de referência às entradas de lista visíveis no formulário em Entradas de lista (introduzidas no separador Geral), os valores de referência são comparados com o conteúdo de dados do campo de dados apresentado. Se um valor de referência corresponder ao conteúdo de um campo de dados, as entradas de lista associadas são apresentadas no formulário.

Campo ligado

note

Se eliminar o conteúdo da célula Campo de ligação no navegador de propriedades, o primeiro campo do conjunto de resultados é utilizado para mostrar e trocar dados.


Esta propriedade de caixas de lista define o campo de dados de uma tabela associada a mostrar no formulário.

Se quiser que uma caixa de lista no formulário mostre o conteúdo de uma tabela associada à tabela do formulário defina, no campo Tipo de conteúdo de lista, se a exibição é determinada por um comando SQL ou se é acedida pela tabela (associada). Com a propriedade Campo associado, é utilizado um índice para especificar o campo de dados da consulta ou da tabela a que o campo de lista se encontra associado.

note

A propriedade Campo de ligação destina-se apenas a formulários que são utilizados para aceder a mais do que uma tabela. Se o formulário for baseado numa única tabela, o campo a mostrar no formulário é especificado diretamente em Campo de dados. No entanto, se quiser que a caixa de lista mostre dados de uma tabela associada à tabela atual por um campo de dados comum, o campo de dados associado é definido pela propriedade Campo de ligação.


Se selecionou "SQL" em Tipo de conteúdo de lista, o comando SQL determina o índice a especificar. Exemplo: Se especificar um comando SQL como, por exemplo, "SELECIONAR Campo1, Campo2 de nome de tabela" em Conteúdo de lista, consulte a seguinte tabela:

Campo de ligação

Ligação

-1

O índice da entrada selecionada está associado ao campo especificado em Campo de dados.

{vazio} ou 0

O campo de base de dados "Campo1" está associado ao campo especificado em Campo de dados.

1

O campo de base de dados "Campo2" está associado ao campo especificado em Campo de dados.


Se selecionou "Tabela" em Tipo de conteúdo de lista, a estrutura da tabela define o índice a especificar. Exemplo: Se for selecionada uma tabela de base de dados em Conteúdo de lista, consulte a seguinte tabela:

Campo de ligação

Ligação

-1

O índice da entrada selecionada está associado ao campo especificado em Campo de dados.

{vazio} ou 0

A primeira coluna da tabela está associada ao campo especificado em Campo de dados.

1

A segunda coluna da tabela está associada ao campo especificado em Campo de dados.

2

A terceira coluna da tabela está associada ao campo especificado em Campo de dados.


Conteúdo da célula associada

Select the mode of linking a list box with a linked cell on a spreadsheet.

  1. Linked contents: Synchronize the text contents of the selected list box entry with the cell contents. Select "The selected entry".

  2. Linked selection position: The position of the single selected item in the list box is synchronized with the numerical value in the cell. Select "Position of the selected entry".

Conteúdo de lista

With database forms, specifies the data source for the list content of the form-element. This field can be used to define a value list for documents without a database connection.

No caso de formulários de base de dados, a origem de dados determina as entradas da lista ou da caixa de lista ou de combinação. Dependendo do tipo selecionado, é possível escolher entre diferentes origens de dados em Conteúdo de lista, desde que esses objetos existam na base de dados. Todos os objetos de base de dados disponíveis, do tipo selecionado em Tipo de conteúdo de lista, são disponibilizados neste local. Se tiver selecionado a opção "Lista de valores" como tipo, pode utilizar referências para formulários de base de dados. Se a apresentação do controlo for controlada por um comando SQL, a instrução SQL é introduzida neste local.

Exemplos de instruções SQL:

Para caixas de lista, uma instrução SQL pode ter a seguinte forma:

SELECT campo1, campo2 FROM tabela,

Aqui, "tabela" corresponde à tabela cujos dados são exibidos na lista do controlo (tabela de lista). O "campo1" corresponde ao campo de dados que define as entradas visíveis no formulário, sendo o respetivo conteúdo apresentado na caixa de lista. O "campo2" corresponde ao campo da tabela de lista que está associada a uma tabela de formulário (tabela de valores) através do campo especificado em Campo de dados, caso tenha sido selecionado Campo de ligação = 1.

Para caixas de combinação, uma instrução SQL pode ter a seguinte forma:

SELECT campo DISTINCT FROM tabela,

Aqui, "campo" corresponde a um campo de dados da tabela de lista "tabela", cujo conteúdo é apresentado na lista da caixa de combinação.

Listas de valores para documentos HTML

Para formulários HTML, pode introduzir uma lista de valores em Conteúdo de lista. Selecione a opção "Lista de valores" em Tipo de conteúdo de lista. Os valores introduzidos neste local não serão visíveis no formulário e são utilizados para atribuir valores às entradas visíveis. As entradas efetuadas em Conteúdo de lista correspondem à etiqueta HTML <OPTION VALUE=...>.

Na transferência de dados de uma entrada selecionada de uma caixa de lista ou de uma caixa de combinação, tanto a lista dos valores apresentados no formulário, introduzida no separador Geral em Entradas de lista, como a lista de valores introduzida no separador Dados em Conteúdo de lista, são tidas em consideração: Se um texto (não vazio) se encontrar na posição selecionada na lista de valores (<OPTION VALUE=...>), será transmitido. Caso contrário, o texto exibido no controlo (<OPTION>) é enviado.

Se quiser que a lista de valores contenha uma cadeia vazia, introduza o valor "$$$empty$$$" em Conteúdo de lista na posição correspondente (tenha em atenção as maiúsculas/minúsculas). O LibreOffice interpreta esta entrada como uma cadeia vazia e atribui-a à respetiva entrada de lista.

A tabela seguinte mostra as ligações entre HTML, JavaScript e o campo do LibreOffice Conteúdo de lista utilizando uma caixa de lista exemplo denominada de "Listbox1". Neste caso, "Item" designa uma entrada de lista visível no formulário:

Etiqueta HTML

JavaScript

Entrada na lista de valores do controlo (Conteúdo de lista)

Dados transmitidos

<OPTION>Item

Não é possível

""

a entrada de lista visível ("Listbox1=Item")

<OPTION VALUE="Value">Item

ListBox1.options[0].value="Value"

"Valor"

O valor atribuído à entrada de lista ("ListBox1=Value")

<OPTION VALUE="">Item

ListBox1.options[0].value=""

"$$$empty$$$"

Uma cadeia vazia ("ListBox1=")


Célula associada

Specifies the reference to a linked cell on a spreadsheet. The live state or contents of the control are linked to the cell contents. The following tables list the controls and their corresponding link type:

Caixa de verificação com célula associada

Ação

Resultado

Marque a caixa de verificação:

VERDADEIRO foi introduzido na célula associada.

Desmarque a caixa de verificação:

FALSO foi introduzido na célula associada.

Tri-state check box is set to "undetermined" state:

#NV is entered into the linked cell.

Enter a number or a formula that returns a number in the linked cell:

If entered value is TRUE or not 0: Check box is selected.
If entered value is FALSE or 0: Check box is deselected.

Clear the linked cell, or enter text, or enter a formula that returns text or an error:

A caixa de verificação está definida com o estado "indeterminado", se for uma caixa de estado triplo, caso contrário, a caixa está desmarcada.

Select the box. The Reference value box contains text:

The text from the Reference value box is copied to the cell.

Deselect the box. The Reference value box contains text:

Uma cadeia vazia é copiada na célula.

The Reference value box contains text. Enter the same text into the cell:

A caixa de verificação está marcada.

The Reference value box contains text. Enter another text into the cell:

A caixa de verificação está desmarcada.


Botão de opção com célula associada

Ação

Resultado

Select the option button:

VERDADEIRO foi introduzido na célula associada.

O botão de opção é desmarcado marcando outro botão de opção:

FALSO foi introduzido na célula associada.

Introduza um número ou uma fórmula que devolva um número na célula associada:

If entered value is TRUE or not 0: Option button is selected.
If entered value is FALSE or 0: Option button is deselected.

Clear the linked cell, or enter text, or enter a formula that returns text or an error:

Option button is deselected.

Click the option button. The Reference value box contains text:

The text from the Reference value box is copied to the cell.

Click another option button of the same group. The Reference value box contains text:

Uma cadeia vazia é copiada na célula.

The Reference value box contains text. Enter the same text into the cell:

O botão de opção é selecionado.

The Reference value box contains text. Enter another text into the cell:

O botão de opção é desmarcado.


Caixa de texto com célula associada

Ação

Resultado

Enter text into the text box:

Text is copied into the linked cell.

Clear the text box:

Linked cell is cleared.

Enter text or a number in the linked cell:

Text or number is copied into the text box.

Enter a formula into the linked cell:

Formula result is copied into the text box.

Clear the linked cell:

Text box is cleared.


Campo numérico e campo formatado com célula associada

Ação

Resultado

Enter a number into the field:

Number is copied into the linked cell.

Clear the field:

Value 0 is set in the linked cell.

Enter a number or a formula that returns a number in the linked cell:

Number is copied into the field.

Clear the linked cell, or enter text, or enter a formula that returns text or an error:

Value 0 is set in the field.


Caixa de lista com célula associada

As caixas de lista permitem dois modos de associação. Consulte a propriedade "Conteúdo da célula associada".

  1. Linked contents: Synchronize the text contents of the selected list box entry with the cell contents.

  2. Linked selection position: The position of the single selected item in the list box is synchronized with the numerical value in the cell.

Ação

Resultado

Select a single list item:

O conteúdo está associado: o texto do item é copiado para a célula associada.

Selection is linked: Position of the selected item is copied into the linked cell.
For example, if the third item is selected, the number 3 will be copied.

Select several list items:

#NV is entered into the linked cell.

Deselect all list items:

Contents are linked: Linked cell is cleared.

Selection is linked: Value 0 is entered in the linked cell.

Enter text or a number into the linked cell:

Contents are linked: Find and select an equal list item.

Selection is linked: The list item at the specified position (starting with 1 for the first item) is selected. If not found, all items are deselected.

Enter a formula into the linked cell:

Find and select a list item that matches the formula result and link mode.

Clear the linked cell:

Deselect all items in the list box.

Change the contents of the list source range:

Os itens da caixa de lista são atualizados de acordo com a alteração. A seleção é preservada. Esta situação poderá levar a uma atualização da célula associada.


Caixa de combinação com célula associada

Ação

Resultado

Enter text into the edit field of the combo box, or select an entry from the drop-down list:

Text is copied into the linked cell.

Clear the edit field of the combo box:

Linked cell is cleared.

Enter text or a number into the linked cell:

Text or number is copied into the edit field of the combo box.

Enter a formula into the linked cell:

Formula result is copied into the edit field of the combo box.

Clear the linked cell:

Edit field of the combo box is cleared.

Change the contents of the list source range:

Os itens da lista suspensa são atualizados de acordo com a alteração. O campo de edição da caixa de combinação e da célula associada não são alterados.


Intervalo de células origem

Enter a cell range that contains the entries for a list box or combo box on a spreadsheet. If you enter a multi-column range, only the contents of the leftmost column are used to fill the control.

Proposta de filtro

While designing your form, you can set the "Filter proposal" property for each text box in the Data tab of the corresponding Properties dialog. In subsequent searches in the filter mode, you can select from all information contained in these fields. The field content can then be selected using the AutoComplete function. Note, however, that this function requires a greater amount of memory space and time, especially when used in large databases and should therefore be used sparingly.

Tipo de conteúdo de lista

Determines the data to fill the lists in list and combo boxes.

Com a opção "Lista de valores", todas as entradas introduzidas no campo Entradas de lista do separador Geral são apresentadas no controlo. Para formulários de base de dados, é possível utilizar valores de referência (consulte a secção Referências utilizando listas de valores).

Se o conteúdo do controlo for lido a partir de uma base de dados, é possível determinar o tipo da origem de dados com as restantes opções. Por exemplo, é possível escolher entre tabelas e consultas.

Valor de referência (ativo)

You can assign a reference value to option buttons and check boxes. The reference value will be remitted to a server when sending the web form. With database forms the value entered here will be written in the database assigned to the control field.

Valores de referência para formulários web

Os valores de referência são úteis caso crie um formulário web em que as informações sobre o estado do controlo devam ser transmitidas a um servidor. Se o utilizador clicar no controlo, o valor de referência correspondente é enviado para o servidor.

Por exemplo, se existirem dois campos de controlo para as opções "feminino" e "masculino" , e atribuir um valor de referência 1 ao campo "feminino" e o valor 2 ao campo "masculino", o valor 1 é transmitido ao servidor se um utilizador clicar no campo "feminino" e o valor 2 é enviado se clicar no campo "masculino".

Valores de referência para formulários de base de dados

Para formulários de base de dados, também é possível caracterizar o estado de uma opção ou de uma caixa de verificação, através de um valor de referência, armazenando o mesmo na base de dados. Se tiver um conjunto de três opções, por exemplo, "em curso", "concluído" e "reenvio", com os respetivos valores de referência, "AFazer", "Aceitar" e "RE", estes valores de referência são apresentados na base de dados se clicar na respetiva opção.

Valor de referência (inativo)

Check boxes and radio buttons in spreadsheets can be bound to cells in the current document. If the control is enabled, the value you enter in Reference value (on) is copied to the cell. If the control is disabled, the value from Reference value (off) is copied to the cell.

Necessitamos da sua ajuda!