Controlos de formulário

The Form Controls toolbar or sub-menu contains tools that you need to create an interactive form. You can use the toolbar or sub-menu to add controls to a form in a text, drawing, spreadsheet, presentation, or HTML document, for example a button that runs a macro.

Para aceder a este comando...

EscolhaVer - Barras de ferramentas - Controlos de formulário.

Ícone na barra de ferramentas Inserir (ícone invisível por defeito; pode ser necessário ativá-lo):

Icon Select

Controlos de formulário


note

Os documentos de Formato XML (XForms) utilizam os mesmos controlos.


Para criar um formulário, abra um documento e utilize a barra de ferramentas Controlos de formulário para adicionar e definir os controlos de formulários. Se quiser, também pode associar o formulário a uma base de dados, de forma a que possa utilizar os controlos para manipular a base de dados.

Quando cria um formulário em documentos HTML, é possível utilizar o formulário para enviar dados pela Internet.

Para adicionar um controlo a um documento

  1. Na barra de ferramentas Controlos de formulário, clique no ícone do controlo que pretende adicionar.

  2. No documento, arraste para criar o controlo.

    tip

    To create a square control, hold down the Shift key while you drag.


tip

To add a field from the field list of a table or query to a form, drag a cell into the form. In a text document, you can also drag a column header to add a field to a form. To include a label for the field, hold down +Shift when you drag a column head.


Modificar um Controlo

  1. Clique com o botão direito do rato e escolha Propriedades do controlo. É aberta uma caixa de diálogo, na qual pode definir as propriedades do controlo.

  2. Para especificar a tecla de atalho para um controlo, adicione um til (~) depois do carácter na etiqueta do controlo.

  3. Pode arrastar e largar controlos de um documento para outro. Também pode copiar e colar controlos entre documentos. Ao inserir um controlo de outro documento, o LibreOffice analisa a origem dos dados, o tipo e as propriedades do conteúdo do controlo, de forma a que este se ajuste à estrutura lógica no documento destino. Por exemplo, um controlo que mostre conteúdo de um livro de endereços contínua a mostrar o mesmo conteúdo após ter copiado o controlo para um documento diferente. Pode visualizar estas propriedades no separador Dados da caixa de diálogo Propriedades do formulário.

Selecionar

Icon Select

Este ícone altera o ponteiro do rato para o modo de seleção, ou desativa este modo. O modo de seleção é utilizado para selecionar os controlos do formulário atual.

Ativar/desativar modo de design

Toggles the Design mode on or off. This function is used to switch quickly between Design and User mode. Activate to edit the form controls, deactivate to use the form controls.

Icon Design Mode

Ativar/desativar modo de design

Ativar/desativar assistentes

Icon Toggle Form Control Wizards

Ativa e desativa os assistentes de controlos de formulário automáticos.

Estes assistentes ajudam a introduzir as propriedades de caixas de lista, controlos de tabela e outros controlos.

Design de formulário

Icon Form Design Tools

Abre a barra de ferramentas Design de formulário.

Campo de etiqueta

Icon Label Field

Cria um campo para exibição de texto. Estas etiquetas só são utilizadas para mostrar o texto pré-definido. Não pode introduzir dados nestes campos.

Caixa de texto

Icon Text Box

Cria uma caixa de texto. As caixas de texto são campos onde o utilizador pode introduzir texto. Num formulário, as caixas de texto mostram dados ou permitem a introdução de novos dados.

Caixa de verificação

Icon Check Box

Cria uma caixa de verificação. As caixas de verificação permitem ativar ou desativar uma função num formulário.

Botão de opção

Icon Option Button

Cria um botão de opção. Os botões de opção permitem ao utilizador escolher uma de várias opções. Aos botões de opção com a mesma funcionalidade, é atribuído o mesmo nome (Atribuir nome apropriedade). Normalmente, é atribuída aos botões de opção uma caixa de grupo.

Caixa de lista

Icon List Box

Cria uma caixa de lista. Uma caixa de lista permite aos utilizadores selecionar uma entrada de uma lista. Se o formulário estiver associado a uma base de dados e a ligação à base de dados estiver ativa, o Assistente de caixas de lista será mostrado automaticamente após a inserção da caixa de lista no documento. Este assistente ajuda a criar a caixa de lista.

Caixa de combinação

Icon Combo Box

Cria uma caixa de combinação. Uma caixa de combinação é uma caixa de lista de uma única linha com uma lista suspensa, na qual os utilizadores podem escolher uma opção. Pode atribuir a propriedade "só de leitura" à caixa de combinação, de forma a que os utilizadores não possam introduzir outras entradas para além das existentes na lista. Se o formulário estiver ligado a uma base de dados e a ligação à base de dados estiver ativa, o Assistente de caixas de combinação será mostrado automaticamente após a inserção da caixa de combinação no documento.

Botão de ação

Icon Push Button

Cria um botão de ação. Esta função pode ser utilizada para executar um comando para um evento definido como, por exemplo, um clique do rato.

Pode aplicar texto e imagens a estes botões.

Botão de imagem

Icon image button

Cria um botão que será mostrado como imagem. Para além da representação gráfica, um botão de imagem tem as mesmas propriedades que um botão "normal".

Campo formatado

Icon Formatted Field

Cria um campo formatado. Um campo formatado é uma caixa de texto, na qual é possível definir o modo como as entradas e saídas de dados são formatadas, bem como os valores limitativos aplicáveis.

Um campo formatado tem propriedades especiais de controlo (escolha Formatar - Controlo).

Campo de data

Icon Date Field

Cria um campo de data. Se o formulário estiver associado a uma base de dados, os valores de data podem ser adotados a partir da base de dados.

Se atribuir a propriedade "Lista suspensa" ao campo de data, o utilizador pode abrir um calendário para selecionar uma data no campo de data. Esta funcionalidade aplica-se igualmente a um campo de data num campo de Controlo de tabelas.

tip

Os campos de data podem ser facilmente editados pelo utilizador, com as teclas de seta para cima e de seta para baixo. Consoante a posição do cursor, é possível aumentar ou reduzir o dia, o mês ou o ano através das teclas de seta.


Observações específicas sobre campos de data.

Campo numérico

Icon Numerical Field

Cria um campo numérico. Se o formulário estiver associado a uma base de dados, os valores numéricos do formulário podem ser adotados da base de dados.

Caixa de grupo

Icon Group Box

Cria uma moldura para agrupar visualmente diversos controlos. As caixas de grupo permitem agrupar botões de opção numa moldura.

Se inserir uma moldura de grupo no documento, é iniciado o Assistente de elementos de grupo, que permite criar facilmente um grupo de opções.

Nota: ao arrastar uma caixa de grupo sobre controlos já existentes e quiser selecionar um controlo, tem de começar por abrir o menu de contexto da caixa de grupo e escolher Dispor - Enviar para trás. Em seguida, selecione o controlo premindo .

note

As caixas de grupo são utilizadas apenas como efeito visual. Pode fazer um agrupamento funcional de campos de opção através da definição de nome: sob as propriedades Nome de todos os campos de opção, introduza o mesmo nome, de modo a criar um grupo.


Campo de hora

Icon Time Field

Cria um campo de hora. Se o formulário estiver associado a uma base de dados, os valores de hora do formulário podem ser adotados da base de dados.

tip

Os campos de hora podem ser facilmente editados pelo utilizador, com as teclas de seta para cima e de seta para baixo. Consoante a posição do cursor, é possível aumentar ou reduzir as horas, os minutos ou os segundos através das teclas de seta.


Campo monetário

Icon Currency Field

Cria um campo monetário. Se o formulário estiver associado a uma base de dados, o conteúdo do campo monetário do formulário pode ser adotado da base de dados.

Campo de padrão

Icon Pattern Field

Cria um campo padrão. Os campos de padrão são constituídos por uma máscara de edição e uma máscara de caracteres. A máscara de edição determina os dados que é possível introduzir. A máscara de caracteres determina o conteúdo do campo padrão ao carregar o formulário.

note

Tenha em atenção que os campos de padrão não são exportados para o formato HTML.


Controlo de tabela

Icon Table Control

Cria um controlo de tabela para mostrar uma tabela de base de dados. Se criar um novo controlo de tabela, surge o Assistente de elementos de tabela.

Informações especiais sobre controlos de tabela.

Barra de navegação

Icon Navigation bar

Cria uma barra de Navegação.

A barra de navegação permite o deslocamento pelos registos de uma base de dados ou de um formulário da base de dados. Os controlos desta barra de navegação funcionam da mesma forma que os controlos na barra de navegação padrão do LibreOffice.

Controlo de imagem

Icon Image Control

Cria um controlo de imagem. Este controlo só pode ser utilizado para adicionar imagens a partir de uma base de dados. No documento de formulário, clique duas vezes num destes controlos para abrir a caixa de diálogo Inserir imagem, para inserir a imagem. Existe igualmente um menu de contexto (não no modo de design) com comandos para inserir e eliminar a imagem.

As imagens provenientes de uma base de dados podem ser exibidas num formulário, sendo igualmente possível inserir novas imagens na base de dados, desde que o controlo de imagem não esteja protegido contra escrita. O controlo tem de fazer referência a um campo de base de dados do tipo imagem. Assim, introduza o campo de dados na janela de propriedades do separador Dados.

Seleção de ficheiros

Icon File Selection

Cria um botão que permite a seleção de ficheiros.

Botão rotativo

Icon Spin Button

Cria um botão rotativo.

Se adicionar um botão rotativo a uma folha de cálculo do Calc, pode utilizar o separador Dados para criar uma ligação de dois sentidos entre o botão rotativo e uma célula. Como resultado, ao alterar o conteúdo de uma célula, o conteúdo do botão rotativo é atualizado. Da mesma forma, se alterar o valor do botão rotativo, o conteúdo da célula é atualizado.

Barra de deslocação

Icon Scrollbar

Cria uma barra de deslocação.

Pode especificar as seguintes propriedades para uma barra de deslocação:

Nome de UI

Semântica

Valor mín. de deslocação

Especifica a altura ou largura mínima da barra de deslocação.

Valor máx. de deslocação

Especifica a altura ou largura máxima da barra de deslocação.

Valor padrão de deslocação

Especifica o valor padrão da barra de deslocação, utilizada ao repor o formulário.

Orientação

Especifica a orientação da barra de deslocação, isto é, horizontal ou vertical.

Pequena alteração

Especifica o valor mínimo de deslocação da barra de deslocação, por exemplo, clicando numa seta.

Grande alteração

Especifica o valor de deslocação da barra de deslocamento num passo significativo, por exemplo, quando clica entre o "polegar" e a seta da barra de deslocação.

Retardar

Especifica o atraso, em milissegundos, entre os eventos de acionamento da barra de deslocação. Por exemplo, o atraso que ocorre quando clica num botão de seta da barra de deslocação e mantém premido o botão do rato.

Cor do símbolo

Especifica a cor das setas na barra de deslocação.

Tamanho visível

Especifica o tamanho do ícone em forma de polegar da barra de deslocação em "valores de unidade". Por exemplo, um valor de ("Valor máx. de deslocação" deduzido de "Valor mín. de deslocação") / 2 resulta num "polegar" que ocupa metade da barra de deslocação.

Para tornar a largura da barra de deslocação igual à altura da mesma, defina Tamanho visível como zero.


Numa folha de cálculo do Calc, pode utilizar o separador Dados para criar uma ligação de dois sentidos entre uma barra de deslocação e uma célula.

Necessitamos da sua ajuda!