Spelling

Verifica o documento ou seleção atual para localizar erros de ortografia. Se a extensão de verificação gramatical estiver instalada, a caixa de diálogo verifica igualmente a existência de erros de gramática.

Para aceder a este comando...

From the menu bar:

Escolha Ferramentas - Ortografia.

From the tabbed interface:

Choose Review - Spelling.

On the Review menu of the Review tab, choose Spelling.

From toolbars:

Icon

Ortografia

From the keyboard:

F7


A verificação ortográfica tem início na posição atual do cursor e avança para o final do documento ou da seleção. Em seguida, é possível optar por continuar com a verificação ortográfica a partir do início do documento.

Spelling looks for misspelled words and gives you the option of adding an unknown word to a user dictionary. When the first misspelled word is found, the Spelling dialog opens.

Spelling errors are underlined in red, grammar errors in blue.

Idioma do texto

Especifica o idioma a utilizar para verificar a ortografia.

Uma entrada de idioma possui uma marca de verificação à sua frente se a verificação automática estiver ativa para este idioma.

Not in Dictionary

Realça a frase com a palavra com erros ortográficos. Edite a palavra ou a frase, ou clique numa das sugestões da caixa de texto em baixo.

Ignorar uma vez

Ignora a palavra desconhecida e continua a verificação ortográfica.

note

This label of this button changes to Resume if you leave the Spelling dialog open when you return to your document. To continue the spellcheck from the current position of the cursor, click Resume.


Ignorar todas

Ignora todas as ocorrências da palavra desconhecida até ao final da sessão do LibreOffice e continua a verificação ortográfica.

Ignore Rule

Appears when checking grammar. Click to ignore the suggested grammatical change.

Adicionar ao dicionário

Adiciona a palavra desconhecida a um dicionário definido pelo utilizador.

tip

To add a new dictionary, press Options, then press New. After LibreOffice is restarted, multiple user-defined dictionaries are shown when Add to Dictionary is pressed. Select which dictionary should receive the added word.


Sugestões

Mostra uma lista das palavras sugeridas para substituir a palavra incorreta. Selecione a palavra que pretende utilizar e clique em Corrigir ou Corrigir tudo.

Corrigir

Substitui a palavra desconhecida pela sugestão atual. Se efetuou alterações para além da palavra com erros ortográficos, toda a frase será substituída.

Corrigir tudo

Substitui todas as ocorrências da palavra desconhecida pela sugestão atual.

Check grammar

Enable to work first on all spelling errors, then on all grammar errors.

Opções

Abre uma caixa de diálogo, na qual pode selecionar os dicionários definidos pelo utilizador, bem como definir as regras da verificação ortográfica.

Desfazer

Clique para desfazer a última modificação da frase atual. Clique novamente para desfazer a modificação anterior na mesma frase.

Necessitamos da sua ajuda!