Abrir

Abre ou importa um ficheiro local ou um ficheiro remoto.

Para aceder a este comando...

Escolha Ficheiro - Abrir.

+O

Na barra Padrão, clique em

Ícone

Abrir ficheiro


O LibreOffice utiliza a caixa de diálogo do seletor de ficheiros do gestor de janelas do seu sistema operativo para o comando Abrir.

Ícone de nota

Se o ficheiro a abrir incluir estilos, aplicam-se regras especiais.


Área de exibição

Mostra os ficheiros e pastas existentes da pasta que está aberta. Para abrir um ficheiro, selecione-o e clique em Abrir.

Ícone da dica

Para abrir mais do que um documento em simultâneo, prima ao clicar nos ficheiros e escolha Abrir.


As caixas de diálogo dos sistemas modernos apresentam muitos recursos para manipular ficheiros. A maioria permite renomear, eliminar, criar, ordenar, mostrar ficheiros e pastas como ícones, árvores ou listas, percorrer o sistema de ficheiros e muito mais. Utilize o botão direito do rato para obter uma lista de comandos passíveis de serem utilizados.

Nome do ficheiro

Introduza o nome ou o caminho para o ficheiro.

Na caixa de diálogo estão disponíveis as seguintes funcionalidades:

  1. O LibreOffice inclui uma função Conclusão automática, que se ativa automaticamente em algumas caixas de lista e de texto. Por exemplo, se introduzir no campo URL, a conclusão automática mostra o primeiro ficheiro ou diretório encontrado que começa com a letra "a".

  2. Utilize a seta para baixo para percorrer outros ficheiros e diretórios. Utilize a seta para a direita para mostrar também um sub-diretório existente no campo URL. A função Conclusão automática rápida está disponível ao premir a tecla End após inserir parte do URL. Uma vez encontrado o documento ou diretório desejado, prima Enter.

Versão

Se existirem diversas versões do ficheiro selecionado, selecione a versão que pretende abrir. Pode guardar e organizar diversas versões de um documento, escolhendo Ficheiro - Versões. As versões de um documento são abertas em modo só de leitura.

Tipo de ficheiro

Selecione o tipo de ficheiro que pretende abrir ou Todos os ficheiros (*) para ver uma lista de todos os ficheiros na pasta.

Abrir

Abre o(s) documento(s) selecionado(s).

Inserir

Se tiver aberto a caixa de diálogo, escolhendo Inserir - Documento, o botão Abrir estará identificado como Inserir. Insere o ficheiro selecionado no documento atual, na posição do cursor.

Apenas leitura

Abre o ficheiro no modo de leitura.

Abrir documentos com modelos

O LibreOffice reconhece os modelos localizados em qualquer uma das pastas desta lista:

Ícone de nota

Se utilizar Ficheiro - Modelo - Guardar como modelo para guardar um modelo, este será guardado na pasta modelos do utilizador. Ao abrir um documento baseado nesse modelo, este é verificado para averiguar se existe um modelo alterado, conforme descrito abaixo. O modelo é associado ao documento, podendo ser chamado de "modelo fixo".


Ícone de nota

Se utilizar Ficheiro - Guardar como e selecionar um filtro de modelos para guardar um modelo em qualquer outra pasta que não esteja na lista, os documentos baseados nesse modelo não serão verificados.


Ao abrir um documento criado a partir de um "modelo fixo" (conforme definido acima), o LibreOffice verifica se o modelo foi modificado desde a última vez que o documento foi aberto. Se o modelo tiver sido modificado, é mostrada uma caixa de diálogo onde pode selecionar os estilos a aplicar ao documento.

Para aplicar os novos estilos do modelo ao documento, clique em Atualizar estilos.

Para manter os estilos utilizados no documento, clique em Manter estilos anteriores.

Se um documento tiver sido criado através de um modelo não encontrado, é mostrada uma caixa de diálogo que solicita informações sobre como proceder na próxima vez que o documento for aberto.

Para quebrar a ligação entre o documento e o modelo em falta, clique em Não, caso contrário, o LibreOffice procurará o modelo sempre que o documento for aberto.

Necessitamos da sua ajuda!