Abrir

Abre ou importa um ficheiro local ou um ficheiro remoto.

Para aceder a este comando...

Choose File - Open.

+O

Na barra Padrão, clique em

Icon Open

Abrir ficheiro


O LibreOffice utiliza a caixa de diálogo do seletor de ficheiros do gestor de janelas do seu sistema operativo para o comando Abrir.

Ícone de nota

Se o ficheiro a abrir incluir estilos, aplicam-se regras especiais.


Área de exibição

Mostra os ficheiros e pastas existentes da pasta que está aberta. Para abrir um ficheiro, selecione-o e clique em Abrir.

Ícone da dica

Para abrir mais do que um documento em simultâneo, prima ao clicar nos ficheiros e escolha Abrir.


As caixas de diálogo dos sistemas modernos apresentam muitos recursos para manipular ficheiros. A maioria permite renomear, eliminar, criar, ordenar, mostrar ficheiros e pastas como ícones, árvores ou listas, percorrer o sistema de ficheiros e muito mais. Utilize o botão direito do rato para obter uma lista de comandos passíveis de serem utilizados.

Nome do ficheiro

Introduza o nome ou o caminho para o ficheiro.

Na caixa de diálogo estão disponíveis as seguintes funcionalidades:

  1. O LibreOffice inclui uma função Conclusão automática, que se ativa automaticamente em algumas caixas de lista e de texto. Por exemplo, se introduzir no campo URL, a conclusão automática mostra o primeiro ficheiro ou diretório encontrado que começa com a letra "a".

  2. Utilize a seta para baixo para percorrer outros ficheiros e diretórios. Utilize a seta para a direita para mostrar também um sub-diretório existente no campo URL. A função Conclusão automática rápida está disponível ao premir a tecla End após inserir parte do URL. Uma vez encontrado o documento ou diretório desejado, prima Enter.

Versão

Se existirem diversas versões do ficheiro selecionado, selecione a versão que pretende abrir. Pode guardar e organizar diversas versões de um documento, escolhendo Ficheiro - Versões. As versões de um documento são abertas em modo só de leitura.

Tipo de ficheiro

Selecione o tipo de ficheiro que pretende abrir ou Todos os ficheiros (*) para ver uma lista de todos os ficheiros na pasta.

Abrir

Abre o(s) documento(s) selecionado(s).

Inserir

Se tiver aberto a caixa de diálogo, escolhendo Inserir - Documento, o botão Abrir estará identificado como Inserir. Insere o ficheiro selecionado no documento atual, na posição do cursor.

Apenas leitura

Abre o ficheiro no modo de leitura.

Abrir documentos com modelos

When you open a document created from a template, LibreOffice checks to see if the template has been modified since the document was last opened. If the template was changed, a dialog is shown where you can select which styles to apply to the document.

LibreOffice recognizes templates located in any directory defined for Templates in - LibreOffice - Paths.

If a document was created using a template that cannot be found, a dialog is shown that asks you how to proceed next time the document is opened.

To break the link between the document and the missing template, click No, otherwise LibreOffice will look for the template the next time you open the document.

note

When you use File - Save As and select a template filter to save a template in a directory that is not specified in the Templates path, then the documents based on that template will not be checked.


Necessitamos da sua ajuda!