Botões de utilização frequente

Help

Click the Help button to open the help page associated with the currently open dialog.

Cancelar

Clicar em Cancelar permite fechar uma caixa de diálogo sem guardar quaisquer alterações efetuadas.

Terminar

Aplica todas as alterações e fecha o assistente.

Barras de ferramentas

Se clicar na seta junto de alguns ícones, é mostrada uma barra de ferramentas. Para mover uma barra de ferramentas, arraste a barra de título. Assim que soltar o botão do rato, a barra de ferramentas permanecerá na nova posição. Arraste a barra de título para outra posição ou arraste para uma extremidade da janela, onde a barra de ferramentas será acoplada. Para fechar uma barra de ferramentas, clique no ícone Fechar janela. Para tornar a barra de ferramentas novamente visível, escolha Ver - Barras de ferramentas - (nome da barra de ferramentas).

Botão rotativo

  1. Em controlos de formulário, um botão rotativo corresponde a um campo numérico, a um campo monetário, a um campo de data ou a um campo de hora. Se a propriedade "Botão rotativo" estiver ativa, o campo mostra um par de símbolos com setas a apontar no sentido oposto, na vertical ou na horizontal.

  2. No Basic IDE, um botão rotativo é o nome utilizado para o campo numérico em conjunto com os dois símbolos de seta.

Pode digitar um valor numérico no campo ao lado do botão giratório ou selecionar o valor com a os símbolos Seta para cima ou Seta para baixo do botão giratório. No teclado, pode premir as teclas Seta para cima e Seta para baixo para aumentar ou diminuir o valor. Também pode premir as teclas Page Up e Page Down para definir o valor máximo e o valor mínimo.

If the field next to the spin button defines numerical values, you can also define a measurement unit, for example, 1 cm or 5 mm, 12 pt or 2".

Converter

Se clicar para avançar na caixa de diálogo, este botão designa-se Seguinte. Na última página, o botão designa-se Converter. Para efetuar a conversão, clique neste botão.

Menu de contexto

Para ativar o menu de contexto de um objeto, comece por lhe clicar com o botão do rato para o selecionar e, em seguida, . Alguns menus de contexto podem ser invocados mesmo que o objeto não tenha sido selecionado. Os menus de contexto podem ser encontrados em qualquer local do LibreOffice.

Eliminar

Elimina o elemento ou elementos selecionados após a confirmação.

Eliminar

Elimina o elemento ou elementos selecionados, não sendo necessária confirmação.

Métrica

You can enter values in the input fields in different units of measurement. The default unit is inches. However, if you want a space of exactly 1 cm, then type "1cm". Additional units are available according to the context, for example, 12 pt for a 12 point spacing. If the value of the new unit is unrealistic, the program uses a predefined maximum or minimum value.

Fechar

Fecha a caixa de diálogo e guarda todas as alterações.

Fechar

Fecha a caixa de diálogo.

Aplicar

Aplica os valores modificados ou selecionados sem fechar a caixa de diálogo.

Esta opção apenas aparece para estilos de parágrafo, estilos de moldura e estilos de página.

Esta opção apenas aparece para estilos de parágrafo e estilo de caracteres.

Shrink / Expand

Click the Shrink icon to reduce the dialog to the size of the input field. It is then easier to mark the required reference in the sheet. The icons then automatically convert to the Expand icon. Click it to restore the dialog to its original size.

Ao clicar com o rato numa folha, a caixa de diálogo é automaticamente minimizada. Assim que soltar o botão do rato, a caixa de diálogo será restaurada, e o intervalo de referências definido com o rato é realçado no documento através de uma moldura azul.

Icon shrink

Reduzir

Icon Expand

Expand

Campo de pré-visualização

Mostra a pré-visualização da seleção atual.

Pré-visualização

Mostra a pré-visualização da seleção atual.

Seguinte

Clique no botão Seguinte e o assistente utiliza as definições da caixa de diálogo atual, avançando para o passo seguinte. Se estiver a executar o último passo, este botão é denominado Criar.

Botões da caixa de diálogo

Repor

Restaura os valores modificados para os seus valores padrão.

Cancelar

Fecha a caixa de diálogo e descarta todas as alterações.

Aceitar

Guarda todas as alterações e fecha a caixa de diálogo.

Repor

Repõe as alterações feitas no separador ativo para os valores existentes quando a caixa de diálogo foi aberta.

Repor

Anula as alterações efetuadas ao separador atual, restaurando as definições aplicáveis no momento em que esta caixa de diálogo foi aberta. Ao fechar a caixa de diálogo, não é solicitada qualquer confirmação.

Padrão

Restaura os valores visíveis da caixa de diálogo para os valores padrão.

warning

Não é mostrada a confirmação até que os padrões sejam novamente carregados.


Cancel

Closes dialog and discards changes on all tabs. If Apply was used, then changes after the last use of Apply are discarded.

Reset

Resets modified values on the current tab back to the values when the dialog was opened. If Apply is used before closing the dialog, then values are reset to those after the last use of Apply.

Apply

Applies modifications on all tabs without closing dialog. Cannot be reverted with Reset.

Reset to Parent

Values for the current tab are set to those found in the corresponding tab of the style specified in “Inherit from” in Organizer. In all cases, also when “Inherit from” is “- None -”, current tab values specified in “Contains” are removed.

This option appears only for Paragraph Style, Character Style, and Frame Style.

Anterior

Mostra as escolhas na caixa de diálogo da etapa anterior. As definições atuais permanecem inalteradas. Este botão apenas está ativo a partir da segunda página.

Opções

Clique em Opções para expandir a caixa de diálogo e mostrar mais opções. Clique novamente para restaurar a caixa de diálogo.

Consulte também as seguintes funções:

The search supports wildcards or regular expressions. With regular expressions enabled, you can enter "all.*", for example to find the first location of "all" followed by any characters. If you want to search for a text that is also a regular expression, you must either precede every regular expression metacharacter or operator with a "\" character, or enclose the text into \Q...\E. You can switch the automatic evaluation of wildcards or regular expression on and off in - LibreOffice Calc - Calculate.

warning

Ao usar funções onde um ou mais argumentos são textos que representem uma expressão regular, a primeira tentativa é de converter o texto do critério em número. Por exemplo, ".0" se converterá em 0.0 e assim por diante. Se tiver sucesso, a verificação não será por expressão regular, mas por conversão numérica. Contudo, se mudar de configuração regional e o separador decimal não for o ponto, a expressão regular será utilizada. Para forçar a avaliação da expressão regular em vez de uma expressão numérica, utilize uma expressão que não possa ser confundida com um número como, por exemplo, .[0]" ou ".\0" or mesmo "(?i).0".


Se ocorrer um erro, a função devolve um valor lógico ou numérico.

(This command is only accessible through the context menu).

Se clicar duas vezes na ferramenta, pode utiliza-la para várias tarefas. Se invocar a ferramenta com um clique, esta voltará para a última seleção ao completar a tarefa.

Prima Shift+F1 e aponte para um controlo para obter mais informações sobre esse controlo.

Botões da caixa de diálogo Opções

Aceitar

Guarda as alterações na página e fecha a caixa de diálogo Opções.

Cancelar

Fecha a caixa de diálogo Opções e descarta todas as alterações feitas.

Apply

Applies the modified or selected values without closing the Options dialog.

Repor

Repõe as alterações feitas no separador ativo para os valores existentes quando a caixa de diálogo foi aberta.

warning

Algumas opções não podem ser repostas se editadas. Introduza manualmente os valores anteriores ou clique Cancelar e reabra a caixa de diálogo Opções.


Necessitamos da sua ajuda!