Botões de utilização frequente

Cancelar

Clicar em Cancelar permite fechar uma caixa de diálogo sem guardar quaisquer alterações efetuadas.

Terminar

Aplica todas as alterações e fecha o assistente.

Barras de ferramentas

Se clicar na seta junto de alguns ícones, é mostrada uma barra de ferramentas. Para mover uma barra de ferramentas, arraste a barra de título. Assim que soltar o botão do rato, a barra de ferramentas permanecerá na nova posição. Arraste a barra de título para outra posição ou arraste para uma extremidade da janela, onde a barra de ferramentas será acoplada. Para fechar uma barra de ferramentas, clique no ícone Fechar janela. Para tornar a barra de ferramentas novamente visível, escolha Ver - Barras de ferramentas - (nome da barra de ferramentas).

Botão rotativo

  1. Em controlos de formulário, um botão rotativo corresponde a um campo numérico, a um campo monetário, a um campo de data ou a um campo de hora. Se a propriedade "Botão rotativo" estiver ativa, o campo mostra um par de símbolos com setas a apontar no sentido oposto, na vertical ou na horizontal.

  2. No Basic IDE, um botão rotativo é o nome utilizado para o campo numérico em conjunto com os dois símbolos de seta.

Pode digitar um valor numérico no campo ao lado do botão giratório ou selecionar o valor com a os símbolos Seta para cima ou Seta para baixo do botão giratório. No teclado, pode premir as teclas Seta para cima e Seta para baixo para aumentar ou diminuir o valor. Também pode premir as teclas Page Up e Page Down para definir o valor máximo e o valor mínimo.

Se o campo ao lado do botão giratório definir valores numéricos, também pode definir uma unidade de medida como, por exemplo, 1 cm, 5 mm, 12 pt ou 2".

Converter

Se clicar para avançar na caixa de diálogo, este botão designa-se Seguinte. Na última página, o botão designa-se Converter. Para efetuar a conversão, clique neste botão.

Menu de contexto

Para ativar o menu de contexto de um objeto, comece por lhe clicar com o botão do rato para o selecionar e, em seguida, . Alguns menus de contexto podem ser invocados mesmo que o objeto não tenha sido selecionado. Os menus de contexto podem ser encontrados em qualquer local do LibreOffice.

Eliminar

Elimina o elemento ou elementos selecionados após a confirmação.

Eliminar

Elimina o elemento ou elementos selecionados, não sendo necessária confirmação.

Métrica

Nos campos de entrada, pode introduzir valores em diversas unidades de medida. A unidade padrão é polegadas. No entanto, caso pretenda um espaço de 1 cm, digite "1cm". Consoante o contexto, estão disponíveis outras unidades como, por exemplo, 12 pt para um espaçamento de 12 pontos. Se o valor da nova unidade não se adequar à realidade, o programa utilizará um valor máximo ou mínimo pré-definido.

Fechar

Fecha a caixa de diálogo e guarda todas as alterações.

Fechar

Fecha a caixa de diálogo.

Aplicar

Aplica os valores modificados ou selecionados sem fechar a caixa de diálogo.

Esta opção apenas aparece para estilos de parágrafo, estilos de moldura e estilos de página.

Esta opção apenas aparece para estilos de parágrafo e estilo de caracteres.

Reduzir/Maximizar

Clique no ícone Reduzir para reduzir a caixa de diálogo para o tamanho do campo de entrada. Este procedimento permite marcar a referência requerida na folha com maior facilidade. Em seguida, os ícones são automaticamente convertidos para o ícone Maximizar. Clique neste ícone para restaurar o tamanho original da caixa de diálogo.

Ao clicar com o rato numa folha, a caixa de diálogo é automaticamente minimizada. Assim que soltar o botão do rato, a caixa de diálogo será restaurada, e o intervalo de referências definido com o rato é realçado no documento através de uma moldura azul.

Ícone

Reduzir

Ícone

Maximizar

Campo de pré-visualização

Mostra a pré-visualização da seleção atual.

Pré-visualização

Mostra a pré-visualização da seleção atual.

Seguinte

Clique no botão Seguinte e o assistente utiliza as definições da caixa de diálogo atual, avançando para o passo seguinte. Se estiver a executar o último passo, este botão é denominado Criar.

Botões da caixa de diálogo

Repor

Restaura os valores modificados para os seus valores padrão.

Cancelar

Fecha a caixa de diálogo e descarta todas as alterações.

Aceitar

Guarda todas as alterações e fecha a caixa de diálogo.

Repor

Repõe as alterações feitas no separador ativo para os valores existentes quando a caixa de diálogo foi aberta.

Repor

Anula as alterações efetuadas ao separador atual, restaurando as definições aplicáveis no momento em que esta caixa de diálogo foi aberta. Ao fechar a caixa de diálogo, não é solicitada qualquer confirmação.

Padrão

Restaura os valores visíveis da caixa de diálogo para os valores padrão.

warning

Não é mostrada a confirmação até que os padrões sejam novamente carregados.


Anterior

Mostra as escolhas na caixa de diálogo da etapa anterior. As definições atuais permanecem inalteradas. Este botão apenas está ativo a partir da segunda página.

Opções

Clique em Opções para expandir a caixa de diálogo e mostrar mais opções. Clique novamente para restaurar a caixa de diálogo.

Consulte também as seguintes funções:

Nas pesquisas pode utilizar caracteres universais e expressões regulares. Com as expressões regulares ativadas, pode inserir "all.*", por exemplo, para encontrar a primeira ocorrência de "all" seguida de qualquer outro carácter. Se quiser pesquisar por um texto que também é uma expressão regular, deve preceder cada carácter com "\"ou incluir o texto entre \Q...\E. Pode ativar a avaliação de caracteres universais ou expressões regulares em - LibreOffice Calc - Calcular.

warning

Ao usar funções onde um ou mais argumentos são textos que representem uma expressão regular, a primeira tentativa é de converter o texto do critério em número. Por exemplo, ".0" se converterá em 0.0 e assim por diante. Se tiver sucesso, a verificação não será por expressão regular, mas por conversão numérica. Contudo, se mudar de configuração regional e o separador decimal não for o ponto, a expressão regular será utilizada. Para forçar a avaliação da expressão regular em vez de uma expressão numérica, utilize uma expressão que não possa ser confundida com um número como, por exemplo, .[0]" ou ".\0" or mesmo "(?i).0".


Se ocorrer um erro, a função devolve um valor lógico ou numérico.

(Este comando só está disponível no menu de contexto.)

Se clicar duas vezes na ferramenta, pode utiliza-la para várias tarefas. Se invocar a ferramenta com um clique, esta voltará para a última seleção ao completar a tarefa.

Prima Shift+F1 e aponte para um controlo para obter mais informações sobre esse controlo.

Botões da caixa de diálogo Opções

Aceitar

Guarda as alterações na página e fecha a caixa de diálogo Opções.

Cancelar

Fecha a caixa de diálogo Opções e descarta todas as alterações feitas.

Repor

Repõe as alterações feitas no separador ativo para os valores existentes quando a caixa de diálogo foi aberta.

warning

Algumas opções não podem ser repostas se editadas. Introduza manualmente os valores anteriores ou clique Cancelar e reabra a caixa de diálogo Opções.


Necessitamos da sua ajuda!