Acerca de camadas

As camadas permitem-lhe combinar na página os elementos relacionados. Pense em camadas como áreas de trabalho individuais que pode ocultar da vista, da impressão, ou até bloquear.

As camadas não determinam a ordem de empilhamento dos objetos na página, com exceção da camada Controlos, que está sempre na frente de todas as outras camadas.

A ordem de empilhamento dos objetos da página é determinado pela sequência na qual adicionou os objetos. Pode dtereminar a ordem de empilhamento com Forma - Dispor.

As áreas da camada sem objetos são transparentes.

O LibreOffice Draw disponibiliza três camadas padrão:

Não é possível eliminar ou mudar o nome das camadas padrão. Contudo, pode adicionar camadas com Inserir - Camadas.

A camada Esquema é a área de trabalho padrão. A camada Esquema determina a localização do título, do texto e dos objetos da sua página.

A camada Controlos pode ser utilizada para botões aos quais foram atribuídas ações, mas que não devem ser impressos. Defina a propriedade da camada para não imprimível. Os objetos da camada Controlos estão sempre à frente dos objetos de todas as outras camadas.

A camada Linhas de dimensão é onde se desenham, por exemplo, as linhas de dimensão. Ao alternar a camada para visível ou oculta, pode ativar ou desativar essas linhas.

tip

Pode bloquear uma camada para proteger seu conteúdo e/ou ocultar uma camada da vista ou da impressão. Ao adicionar uma nova camada à página, a camada é adicionada a todas as páginas do documento. Contudo, ao adicionar um objeto a uma camada, ele só é adicionado na página atual. Se desejar que o objeto apareça em todas as páginas, adicione-o ao modelo global de páginas (Ver - Modelo global de páginas).


Necessitamos da sua ajuda!