Consultas

Uma consulta é uma exibição especial de uma tabela. Uma consulta pode exibir registos selecionados ou campos específicos dentro de registos. Também pode aplicar uma consulta a uma ou mais tabelas, desde que estas estejam vinculadas através de campos comuns.

Para aceder a este comando...

Numa janela de ficheiros de base de dados, clique no ícone Consultas.


Utilize consultas para encontrar registos de tabelas de dados com base em determinados critérios. Todas as consultas criadas para uma base de dados estão listadas na entrada Consultas. Uma vez que esta entrada contém as consultas à base de dados, também se pode intitular "contentor de consultas".

Imprimir consultas

Para imprimir uma consulta ou uma tabela:

  1. Abra um documento de texto (ou uma folha de cálculo se as funções de impressão desse tipo de documento).

  2. Abra o ficheiro da base de dados, clique no ícone Tabela se quiser imprimir a ou no ícone Consulta se quiser imprimir a consulta.

  3. Arraste o nome da tabela ou consulta para o documento de texto aberto, ou para a folha de cálculo. Abre-se a caixa de diálogo Inserir colunas do banco de dados.

  4. Decida quais as colunas = campos de dados que pretende incluir. Também pode clicar no botão Formato automático e selecionar o tipo de formato correspondente. Feche a caixa de diálogo.

    A consulta ou tabela serão introduzidas no documento.

  5. Imprima o documento escolhendo Ficheiro - Imprimir.

tip

Também pode abrir a vista Origem de dados (Ctrl+Shift+F4), selecionar uma tabela da base de dados (clique no botão do canto superior esquerdo da tabela) e arrastar a seleção para um documento de texto ou folha de cálculo.


Ordenar e filtrar dados

Permite-lhe ordenar e filtrar os dados numa tabela de consulta.

Design de consulta

Em Design de consulta, pode criar e editar uma consulta ou uma vista.

Barra Design de consulta

Ao criar ou editar uma consulta SQL, utilize os ícones na barra Design de consulta para controlar a exibição de dados.

Consulta em várias tabelas

O resultado da consulta pode conter dados de várias tabelas se estas estiverem associadas entre si através de campos de dados.

Formular critérios de consulta

É possível descobrir quais os operadores e comandos que podem ser utilizados para formular as condições de filtragem para uma consulta.

Executar funções

Pode fazer cálculos com os dados de uma tabela e guardar os resultados como um resultado de consulta.

Necessitamos da sua ajuda!