Gráficos de cotações

Na primeira página do Assistente de gráficos, pode escolher um tipo de gráfico.

Para aceder a este comando...

Escolha Inserir - Gráfico....

Icon

Inserir gráfico


Cotações

Um gráfico de cotações ilustra a tendência do mercado, indicada pelo preço de abertura, pelo preço mínimo, pelo preço máximo e pelo preço de fecho. O volume de transações também pode ser mostrado.

Para um gráfico de cotações, a ordem da série de dados é fundamental. Os dados devem ser dispostos conforme a tabela abaixo.

A

B

C

D

E

F

1

Volume de transação

Preço de abertura

Baixo (preço mínimo)

Alto (preço máximo)

Preço de fecho

2

segunda-feira

2500

20

15

25

17

3

terça-feira

3500

32

22

37

30

4

quarta-feira

1000

15

15

17

17

5

quinta-feira

2200

40

30

47

35

6

sexta-feira

4600

27

20

32

31


Os valores de abertura, baixos, altos e de fecho de uma linha compõem em conjunto uma unidade de dados do gráfico. Uma série de dados de preço de cotação consiste em várias linhas que incluem essas unidades de dados. A coluna que contém o volume de transação compõe uma segunda série de dados opcional.

Dependendo da variante escolhida, não necessita de todas as colunas.

Variantes de gráficos de cotações

Escolha o tipo de gráfico Cotações na primeira página do Assistente de gráficos. Em seguida, selecione uma das quatro variantes.

Tipo 1

Com base na coluna de baixa e alta, o tipo 1 mostra a distância entre o preço mínimo (baixa) e o preço máximo (alta) com uma linha vertical.

Com base na coluna de baixa, alta e fecho, o tipo 1 mostra uma marca horizontal adicional para o preço de fecho.

Tipo 2

Com base na coluna abertura, mínimo, máximo e fecho, o tipo 2 gera o gráfico de barras tradicional. O tipo 2 desenha a linha vertical entre o preço mais alto e o preço mais baixo e adiciona um retângulo à frente, que mostra o intervalo entre o preço de abertura e o de fecho. Se clicar no retângulo, serão exibidas mais informações na barra de estado. O LibreOffice utiliza diferentes cores de preenchimento para os valores em crescimento (o preço de abertura é inferior ao preço de fecho) e para os valores em queda.

Tipo 3

Com base na coluna volume, baixo, alto e fecho, o gráfico de Tipo 3 desenha um gráfico semelhante ao Tipo 1, com colunas adicionais para o volume de transação.

Tipo 4

Com base nas cinco colunas de dados volume, abertura, baixo, alto e fecho, o Tipo 4 combina um gráfico de Tipo 2 com um gráfico de colunas para o volume de transação.

Uma vez que a unidade para o volume de transação poderá ser "unidades", é introduzido um segundo eixo y no gráfico Tipo 3 e Tipo 4. O eixo que corresponde ao preço é mostrado no lado direito e o eixo que corresponde ao volume é mostrado no lado esquerdo.

Definir origem de dados

Gráficos baseados nos respetivos dados

Para alterar a série de dados de um gráfico que contenha os seus próprios dados, escolha Tabela de dados do gráfico no menu Ver ou no menu de contexto do gráfico em modo de edição.

Numa tabela de dados de gráficos incorporada, a série de dados é sempre organizada em colunas.

Para criar um novo gráfico de cotações, utilize primeiro um gráfico de colunas. Adicione as colunas de que necessita e introduza os dados pela ordem apresentada no exemplo, omitindo as colunas que não são necessárias para a variante pretendida. Utilize a opção Mover série para a direita de modo a alterar a ordem das colunas. Feche a tabela de dados de gráficos. Agora, utilize a caixa de diálogo Tipo de gráfico para alterar a variante de gráfico de cotações.

Se já dispõe de um gráfico de cotações e pretende alterar a variante, altere em primeiro ligar o tipo de gráfico para um gráfico de colunas, adicione ou remova colunas, de modo a justar-se à variante e, em seguida, volte a alterar o tipo de gráfico para um gráfico de cotações.

Não escreva o nome de uma série de dados numa linha. Escreva-o no campo que se encontra acima do nome da função.

A ordem das linhas determina o modo como as categorias estão dispostas no gráfico. Utilize a opção Mover linha para baixo para alterar a ordem.

Gráficos baseados em tabelas do Calc ou do Writer

Pode escolher ou alterar um intervalo de dados na segunda página do Assistente de gráficos ou na caixa de diálogo Intervalo de dados. Para um ajuste mais preciso, utilize a caixa de diálogo Série de dados.

Para especificar um intervalo de dados, execute um dos seguintes procedimentos:

  1. Introduza o intervalo de dados na caixa de texto.

    No Calc, um exemplo de intervalo de dados seria "$Folha1.$B$3:$B$14". Tenha em conta que um intervalo de dados pode conter mais do que uma área da folha de cálculo. Por exemplo: "$Folha1.A1:A5;$Folha1.D1:D5" também é um intervalo de dados válido. Já no Writer, um exemplo de intervalo de dados seria "Tabela1.A1:E4".

    Se a sintaxe não estiver correta, o LibreOffice mostra o texto a vermelho.

  1. No Calc, clique em Selecionar intervalo de dados para minimizar a caixa de diálogo e, em seguida, arraste para selecionar o intervalo de dados. Assim que soltar o botão do rato, os dados são introduzidos. Clique novamente em Selecionar intervalo de dados para adicionar um intervalo de dados. No campo de entrada da caixa de diálogo minimizada, clique a seguir à entrada e digite um ponto e vírgula. De seguida, arraste para selecionar o intervalo seguinte.

Clique numa das opções para a série de dados em linhas ou colunas.

Os dados do gráfico de cotações estão "em colunas" se as informações numa linha pertencerem à mesma barra.

Ajustar intervalos de dados nos gráficos de cotações baseados em tabelas

Pode organizar a série de dados e editar a origem de partes da série de dados individuais na terceira página do Assistente de gráficos ou na página Série de dados, na caixa de diálogo Intervalo de dados.

Organizar série de dados

Na área da Série de dados à esquerda da caixa de diálogo, é possível organizar a série de dados do gráfico atual. Um gráfico de cotações inclui, pelo menos, uma série de dados com os preços. Poderá incluir uma segunda série de dados para o volume de transação.

Se tiver mais que uma série de dados de preço, utilize as setas para cima e para baixo para as ordenar. A ordem determina a disposição no gráfico. Repita o procedimento para a série de dados de volume. Não pode trocar a série de dados de preço e volume.

Para remover uma série de dados, selecione-a lista e clique em Remover.

Para adicionar uma série de dados, selecione uma das existentes e clique em Adicionar. Obtém uma entrada vazia abaixo da série de dados selecionada, que é do mesmo tipo. Se não dispõe de qualquer série de dados de preço ou série de dados de volume, terá de selecionar um intervalo para esta série na caixa de diálogo Intervalo de dados.

Definir intervalos de dados

Na caixa de diálogo Intervalos de dados, pode definir ou alterar o intervalo de dados de cada componente da série de dados selecionada.

Na lista localizada mais acima pode observar o nome da função dos componentes e os valores atuais. Ao selecionar uma função, pode alterar o valor na caixa de texto que se encontra abaixo da lista. A etiqueta mostra a função selecionada.

Introduza o intervalo na caixa de texto ou clique em Selecionar intervalo de dados para minimizar a caixa de diálogo e selecionar o intervalo com o rato.

Selecione Valores de abertura, Valores de fecho, Valores altos e Valores baixos, em qualquer ordem. Especifique apenas os intervalos para as funções de que necessita para a variante selecionada do gráfico de cotações. Os intervalos têm de estar lado a lado na tabela.

Legenda

A legenda mostra as etiquetas da primeira linha ou coluna ou do intervalo especial definido na caixa de diálogo Série de dados. Se o gráfico não possuir etiquetas, a legenda mostra o texto como "Linha 1, Linha 2, ..." ou "Coluna A, Coluna B, ..." de acordo com o número da linha ou letra da coluna dos dados do gráfico.

A legenda mostra o valor do intervalo introduzido no campo Intervalo para o nome na caixa de diálogo Intervalo de dados. A entrada padrão é o cabeçalho da coluna do preço de fecho.

Selecione uma das opções de posição. Quando o gráfico estiver terminado, pode especificar outras posições utilizando o menu Formatar.

Necessitamos da sua ajuda!