Validação do conteúdo das células

Pode definir entradas que se tornam válidas para cada célula. As entradas inválidas para uma célula serão rejeitadas.

Ícone de aviso

A regra de validação é ativada ao introduzir um novo valor. Se já tiver sido introduzido um valor inválido numa célula, se arrastar e largar ou copiar o valor para a célula, a regra de validação não será aplicada.


Ícone de nota

Pode escolher Ferramentas - Auditoria em qualquer altura e escolher o comando Marcar dados inválidos para mostrar as células que contêm valores inválidos.


Utilizar a validação do conteúdo das células

  1. Selecione as células para as quais pretende definir uma nova regra de validação.

  2. Escolha Dados - Validação.

  3. No separador Critérios, introduza as condições e os novos valores das células.

  4. No campo Permitir, selecione uma opção.

  5. Se selecionar "Todos os números", valores como "12,5" não são permitidos. Escolher "Data" permite a apresentação da informação de data, quer no formato de data local, quer na forma de uma data em série. Da mesma forma, a condição "Hora" permite valores de tempo tais como "12:00" ou números de hora em série. "Tamanho do texto" define que as células podem conter apenas texto.

    Selecione "Lista" para introduzir uma lista de entradas válidas.

  6. Selecione a condição seguinte em Dados. De acordo com o que escolher, várias opções adicionais tornar-se-ão passíveis de serem selecionadas.

Após determinar as condições de validação da célula, pode utilizar os outros dois separadores para criar caixas de mensagens:

Para mostrar a mensagem de erro, selecione Mostrar mensagem de erro ao inserir valores inválidos.

Ícone de nota

Depois de alterar a ação de uma célula no separador Aviso de erro e fechar a caixa de diálogo, deve, em primeiro lugar, selecionar outra célula antes de efetuar a alteração.


Necessitamos da sua ajuda!