Utilização da ferramenta Subtotal

O Calc oferece a ferramenta Subtotals como uma alternativa mais abrangente ao Função SUBTOTAL. Em contraste com o SUBTOTAL, que só funciona com uma única matriz, a ferramenta Subtotals pode criar subtotais para até três matrizes dispostas em colunas rotuladas. Também agrupa subtotais por categoria e ordena-os automaticamente, eliminando assim a necessidade de aplicar AutoFiltros e categorias de filtros à mão.

Para aceder a este comando...

Escolha Dados - Subtotal.


Utilização da ferramenta Subtotal

Para inserir o subtotal na folha de trabalho:

  1. Selecione o intervalo de células para os subtotais que pretende calcular, e lembre-se de incluir os rótulos de título da coluna. Em alternativa, clique numa única célula dentro dos seus dados para permitir ao Calc identificar automaticamente o intervalo.

  2. Selecione Dados - Subtotal para abrir a caixa de diálogo.

  3. No lista suspensa Agrupar por, no separador Primeiro grupo , selecione a coluna pela etiqueta. As entradas no intervalo de células do passo 1 serão agrupadas e ordenadas por valores existentes nesta coluna.

  4. Na caixa Calcular subtotais da página Primeiro grupo, selecione uma coluna contendo os valores a subtotalizar. Se mais tarde alterar valores nesta coluna, o Calc recalculará automaticamente os subtotais.

  5. Na caixa Utilizar função da página Primeiro grupo, selecione a função para calcular o subtotal para a coluna selecionada na etapa 4.

  6. Repita as etapas 4 e 5 para criar o subtotal para as outras colunas da página Primeiro grupo.

  7. Pode criar mais duas categorias subtotais usando as páginas do Segundo grupo e Terceiro grupo e repetindo os passos 3 a 6. Se não quiser adicionar mais grupos, então deixe o Grupo por lista para cada página definida como "- nenhum -".

  8. Clique em Aceitar. O Calc adiciona as linhas de subtotal e de total geral ao seu intervalo de células.

Esquema de subtotal

Quando se utiliza a ferramenta Subtotais, o Calc insere um tópico à esquerda da coluna de números de linha. Este tópico representa a estrutura hierárquica dos seus subtotais e pode ser usado para ocultar ou mostrar dados a diferentes níveis na hierarquia, usando os indicadores da coluna numerada no topo do tópico ou os indicadores de grupo, denotados por sinais mais (+) e menos (-).

Esta funcionalidade é útil se tiver muitos subtotais, pois pode simplesmente ocultar detalhes de baixo nível, tais como entradas individuais, para produzir um resumo de alto nível dos seus dados.

Para desativar os tópicos, escolha Dados - Grupo e tópicos - Remover tópico. Para os restabelecer, escolha Dados - Grupo e tópicos - Auto tópico.

Necessitamos da sua ajuda!