Introduzir fórmulas

Pode introduzir fórmulas de várias formas: utilizando ícones, teclado ou a combinação dos dois métodos.

  1. Clique na célula em que pretende introduzir a fórmula.

  2. Click the Formula icon on the Formula Bar.

    Será exibido um sinal de igual na linha de entrada e pode começar a introduzir a fórmula.

  3. Após ter introduzido os valores requeridos, prima Enter ou clique em Aceitar para inserir o resultado na célula ativa. Se pretende remover a entrada na linha de entrada, prima Escape ou clique em Cancelar.

Pode também introduzir valores e fórmulas diretamente nas células, ainda que não visualize o cursor de entrada. Todas as fórmulas são precedidas por um sinal de igual.

Também pode premir a tecla + ou - no teclado numérico para iniciar uma fórmula. NumLock terá de estar ativo. Por exemplo, prima as seguintes teclas sequencialmente:

+ 5 0 - 8 Enter

É exibido o resultado 42 na célula. A célula contém a fórmula =+50-8.

Ícone de nota

Se estiver a editar uma fórmula com referências, as referências e as células associadas serão realçadas com a mesma cor. Pode assim redimensionar o limite de referência utilizando o rato e a referência na fórmula mostrada na linha de entrada será também alterada. A opção Mostrar referências coloridas pode ser desativada em - LibreOffice Calc - Ver.


Ícone da dica

Se pretende ver o cálculo de elementos individuais numa fórmula, selecione os respetivos elementos e prima F9. Por exemplo, na fórmula =SOMA(A1:B12)*SOMA(C1:D12) selecione a secção SOMA(C1:D12) e prima F9 para ver o subtotal desta área.


Se ocorrer um erro durante a criação da fórmula, surgirá uma mensagem de erro na célula ativa.

Necessitamos da sua ajuda!