Aplicar formatação condicional

Ao utilizar o comando de menu Formatar - Formatação condicional, a caixa de diálogo permite definir as condições por célula que devem ser cumpridas para que as células selecionadas tenham um formato específico.

Ícone de aviso

Para poder aplicar a formatação condicional, tem que ativar a opção de Cálculo automático. Escolha Dados - Calcular - Cálculo automático (verá uma marca de confirmação junto ao comando se o Cálculo automático estiver ativo).


Com a formatação condicional pode, por exemplo, destacar os totais que ultrapassam o valor médio de todos os totais. Se os totais forem alterados, a formatação modifica-se em conformidade, sem ter de aplicar outros estilos manualmente.

Para definir as condições

  1. Selecione as células a que pretende aplicar um estilo condicional.

  2. Escolha Formatar - Formatação condicional.

  3. Introduza a condição ou condições na caixa de diálogo. A caixa de diálogo é descrita detalhadamente na ajuda do LibreOffice e abaixo é disponibilizado um exemplo:

Exemplo de formatação condicional: Destacar totais acima/abaixo do valor médio

Passo 1: gerar valores numéricos

Imagine que pretende destacar determinados valores nas tabelas. Por exemplo, numa tabela de volumes de vendas, pode ver todos os valores superiores à média a verde e os valores inferiores à média a vermelho. Este procedimento é possível através da formatação condicional.

  1. Em primeiro lugar, crie uma tabela com valores diversos. Para efeitos de teste, pode criar tabelas com números aleatórios:

    Numa das células, introduza a fórmula =ALEATÓRIO() e obterá um número aleatório entre 0 e 1. Se pretender obter números inteiros compreendidos entre 0 e 50, introduza a fórmula =INT(ALEATÓRIO()*50).

  2. Copie a fórmula para criar uma linha de números aleatórios. Clique no canto inferior direito da célula selecionada, e arraste para a direita até selecionar o intervalo de células pretendido.

  3. Da mesma forma, arraste para baixo o canto da célula mais à direita para criar outras linhas de números aleatórios.

Passo 2: definir estilos de células

O próximo passo consiste na aplicação do estilo de célula a todos os valores que representem o volume de vendas superior à média e a aplicação de outro estilo aos valores inferiores à média. Certifique-se de que a janela Estilos está visível antes de continuar.

  1. Clique numa célula vazia e selecione o comando Formatar células no menu de contexto.

  2. No separador Fundo da caixa de diálogo Formatar células, selecione a cor de fundo. Clique em Aceitar.

  3. Na janela Estilos, clique no ícone Novo estilo a partir da seleção. Introduza o nome do novo estilo. Neste exemplo, introduza "Acima" como nome do estilo.

  4. Para definir um segundo estilo, clique novamente numa célula vazia e proceda da mesma forma. Atribua uma cor de fundo diferente e um nome à célula (neste exemplo, "Abaixo").

Passo 3: calcular média

Neste exemplo específico, calcula-se a média de valores aleatórios. O resultado é visível numa célula:

  1. Posicione o cursor numa célula vazia, por exemplo, J14, e selecione Inserir - Função.

  2. Escolha a função MÉDIA. Utilize o rato para selecionar todos os números aleatórios. Se não for possível ver todo o intervalo por estar coberto pelo Assistente de funções, pode reduzir temporariamente a caixa de diálogo utilizando o ícone Reduzir/Maximizar.

  3. Feche o Assistente de funções com Aceitar.

Passo 4: aplicar estilos de células

Pode agora aplicar a formatação condicional à folha:

  1. Selecione todas as células que incluam os números aleatórios.

  2. Escolha o comando Formatar - Formatação condicional para abrir a caixa de diálogo correspondente.

  3. Defina a condição desta forma: se o valor da célula for menor que J14, aplique o estilo de célula "Abaixo" e se o valor da célula for maior J14, aplique o estilo de célula "Acima".

Passo 5: copiar estilo de célula

Para aplicar posteriormente a formatação condicional a outras células:

  1. Clique numa das células a que foram atribuídas formatação condicional.

  2. Copie as células para a área de transferência.

  3. Selecione as células a que será aplicada a mesma formatação.

  4. Escolha Editar - Colar especial. É exibida a caixa de diálogo Colar especial.

  5. Na área de Seleção, assinale apenas a caixa Formatos. As restantes caixas não devem estar selecionadas. Clique em Aceitar.

Necessitamos da sua ajuda!