Aplicar o filtro automático

A função Filtro automático insere uma caixa de combinação numa ou mais colunas de dados que permitem selecionar os registos (linhas) a mostrar.

  1. Selecione as colunas nas quais pretende utilizar o Filtro automático.

  2. Escolha Dados - Filtro - Filtro automático. As setas da caixa de combinação são visíveis na primeira linha do intervalo selecionado.

  3. Filtre os dados clicando na seta existente no título da coluna e escolhendo um item.

    Apenas serão mostradas as linhas cujo conteúdo cumpra os critérios de filtro. As restantes linhas são filtradas. É possível verificar se as linhas foram filtradas a partir dos números de linha descontínuos. A coluna utilizada para o filtro é identificada com um botão de seta de cor diferente.

Ao aplicar um Filtro automático adicional noutra coluna de um intervalo de dados filtrados, as restantes caixas de combinação só listam os dados filtrados.

Para mostrar novamente todos os registos, selecione a entrada tudo na caixa de combinação Filtro automático. Se escolher Padrão, será exibida a caixa de diálogo Filtro padrão, permitindo configurar um filtro padrão. Escolha "Os 10 primeiros" para apenas mostrar os 10 valores mais elevados.

Para parar a utilização do Filtro automático, selecione novamente todas as células selecionadas no passo 1, e volte a escolher Dados - Filtro - Filtro automático.

tip

Para atribuir diferentes Filtros automáticos a folhas diferentes, terá de definir primeiro um intervalo de base de dados em cada folha.


warning

As funções aritméticas têm também em consideração as células que não são visíveis devido à aplicação de um filtro. Por exemplo, uma soma de uma coluna inteira irá também somar os valores contidos nas células filtradas. Aplique a função SUBTOTAL se apenas forem consideradas as células visíveis após a aplicação de um filtro.


Necessitamos da sua ajuda!