DIAS360

Devolve a diferença entre duas datas com base no ano de 360 utilizado em cálculos de taxas de juro.

note

Esta função é parte integrante da norma Open Document Format for Office Applications (OpenDocument), versão 1.2 (ISO/IEC 26300:2-2015).


Sintaxe

DAYS360(Date1; Date2[; Type])

Se data_2 corresponder a uma data anterior a data_1, a função irá devolver um número negativo.

O argumento opcional tipo determina o tipo de cálculo de diferença. Se tipo = 0 ou se o argumento não existir, será utilizado o método dos EUA (NASD, National Association of Securities Dealers). Se tipo <> 0, é utilizado o método europeu.

note

Ao introduzir datas como parte integrante de fórmulas, as barras ou traços utilizados como separadores serão interpretados como operadores aritméticos. Assim, as datas introduzidas nestes formatos não serão reconhecidas e irão originar cálculos errados. Se quiser utilizar datas como parte integrante de fórmulas, utilize a função DATA, por exemplo, DATA(1954;7;20) ou coloque a data entre aspas e utilize o formato ISO8601, por exemplo: "1954-07-20". Também não deve utilizar formatos de data consoante a sua configuração regional tais como "07/20/54", uma vez que o cálculo poderá originar erros se o documento for aberto com definições de configuração regional diferentes das suas.


tip

É possível uma conversão sem ambiguidades para datas e horas ISO 8601 nos seus formatos expandidos com separadores. Se ocorrer o erro #VALOR!, então desmarque a opção Gerar um erro #VALOR! em - LibreOffice Calc - Fórmula, botão Detalhes... da secção "Definições detalhadas para cálculos", na caixa de lista Conversão de textos em números.


Exemplos

=DIAS360("01/01/2000";AGORA()) devolve o número de dias de juros entre 1 de janeiro de 2000 e hoje.

Necessitamos da sua ajuda!