DIA

Devolve o dia do valor de data indicado. O dia é devolvido na forma de número inteiro entre 1 e 31. É igualmente possível inserir um valor de data/hora negativo.

Ícone de nota

Esta função é parte integrante da norma Open Document Format for Office Applications (OpenDocument), versão 1.2 (ISO/IEC 26300:2-2015).


Sintaxe

DIA(número)

número é o número da data interna.

note

Ao introduzir datas como parte integrante de fórmulas, as barras ou traços utilizados como separadores serão interpretados como operadores aritméticos. Assim, as datas introduzidas nestes formatos não serão reconhecidas e irão originar cálculos errados. Se quiser utilizar datas como parte integrante de fórmulas, utilize a função DATA, por exemplo, DATA(1954;7;20) ou coloque a data entre aspas e utilize o formato ISO8601, por exemplo: "1954-07-20". Também não deve utilizar formatos de data consoante a sua configuração regional tais como "07/20/54", uma vez que o cálculo poderá originar erros se o documento for aberto com definições de configuração regional diferentes das suas.


tip

É possível uma conversão sem ambiguidades para datas e horas ISO 8601 nos seus formatos expandidos com separadores. Se ocorrer o erro #VALOR!, então desmarque a opção Gerar um erro #VALOR! em - LibreOffice Calc - Fórmula, botão Detalhes... da secção "Definições detalhadas para cálculos", na caixa de lista Conversão de textos em números.


Exemplo

DIA(1) devolve 31 (uma vez que o LibreOffice inicia a contagem do zero a partir de 30 de dezembro de 1899)

=DIA(AGORA()) devolve o dia de hoje.

=DIA(C4) devolve 5 se introduzir 1901-08-05 na célula C4 (o valor de data poderá ter um formato diferente depois de premir Enter).

Necessitamos da sua ajuda!