Função CONTAR.SE.S

Returns the count of cells that meet criteria in multiple ranges.

tip

Esta função está disponível desde o LibreOffice 4.0.


Sintaxe

COUNTIFS(Range1; Criterion1[; Range2; Criterion2][; ... ; [Range127; Criterion127]])

Range1 – required argument. It is a range of cells, a name of a named range, or a label of a column or a row, to which the corresponding criterion is to be applied.

Criterion1 – required argument. A string expression representing a logical condition or a cell reference to such string expression. The expression can contain text, numbers, regular expressions or wildcards (if enabled in calculation options).

Range2 – Optional. Range2 and all the following mean the same as Range1.

Criterion2 – Optional. Criterion2 and all the following mean the same as Criterion1.

Nas pesquisas pode utilizar caracteres universais e expressões regulares. Com as expressões regulares ativadas, pode inserir "all.*", por exemplo, para encontrar a primeira ocorrência de "all" seguida de qualquer outro carácter. Se quiser pesquisar por um texto que também é uma expressão regular, deve preceder cada carácter com "\"ou incluir o texto entre \Q...\E. Pode ativar a avaliação de caracteres universais ou expressões regulares em - LibreOffice Calc - Calcular.

warning

Ao usar funções onde um ou mais argumentos são textos que representem uma expressão regular, a primeira tentativa é de converter o texto do critério em número. Por exemplo, ".0" se converterá em 0.0 e assim por diante. Se tiver sucesso, a verificação não será por expressão regular, mas por conversão numérica. Contudo, se mudar de configuração regional e o separador decimal não for o ponto, a expressão regular será utilizada. Para forçar a avaliação da expressão regular em vez de uma expressão numérica, utilize uma expressão que não possa ser confundida com um número como, por exemplo, .[0]" ou ".\0" or mesmo "(?i).0".


Range1, Range2, ... and Criterion1, Criterion2, ... must have the same size, otherwise the function returns err:502 - Invalid argument.

note

The logical relation between criteria can be defined as logical AND (conjunction). In other words, if and only if all given criteria are met, a value from the corresponding cell of the given Func_Range is taken into calculation.


A função pode ter até 255 argumentos, significando que pode haver 127 intervalos de critérios e critérios correspondentes.

Se a célula contiver VERDADEIRO, será tratada como 1 e se contiver FALSO, será tratada como 0 (zero).

Ícone de nota

Esta função é parte integrante da norma Open Document Format for Office Applications (OpenDocument), versão 1.2 (ISO/IEC 26300:2-2015).


Exemplo

Considere a seguinte tabela

A

B

C

1

Nome do produto

Vendas

Rendimento

2

pencil

20

65

3

pen

35

85

4

caderno

20

190

5

book

17

180

6

pencil-case

não

não


warning

In all examples below, ranges for calculation contain the row #6, which is ignored because it contains text.


Utilização

=CONTAR.SE.S(B2:B6;">=20")

Conta o número de linhas do intervalo B2:B6 cujo valor seja maior ou igual a 20. Devolve 3, uma vez que a quinta e a sexta linha não cumprem os critérios.

=CONTAR.SE.S(B2:B6;">=20";C2:C6;">70")

Conta o número de linhas do intervalo C2:C6 cujo valor é maior que 70 e que correspondem às células de B2:B6 com valores maiores ou iguais a 20. Devolve 2, uma vez que a segunda, a quinta e a sexta linha não cumprem, pelo menos, um dos critérios.

Utilizar expressões regulares e funções incorporadas

=CONTAR.SE.S(B2:B6;"[:alpha:]*")

Conta o número de linhas do intervalo B2:B6 que apenas possuem letras do alfabeto. Devolve 1, uma vez que apenas a sexta linha cumpre o critério.

=CONTAR.SE.S(B2:B6;">"&MÍNIMOB2:B6);B2:B6;"<"&MÁXIMO(B2:B6))

Conta o número de linhas no intervalo B2:B6, exceto os valores máximo e mínimo. Devolve 2 uma vez que a terceira, a quinta e a sexta linha não cumprem, pelo menos, um dos critérios.

=CONTAR.SE.S(A2:A6;"pen.*";B2:B6;"<"&MÁXIMO(B2:B6))

Conta o número de linhas que correspondam a todos os valores do intervalo A2:A6 que começam com as letras "pen" e todas as células do intervalo B2:B6, exceto seu máximo. Devolve 1 porque apenas a segunda linha cumpre todos os critérios.

Referência a uma célula como critério

Se quiser alterar o critério facilmente, pode especificar o critério numa célula distinta e utilizar uma referência a esta célula como condição da função CONTAR.SE.S. Por exemplo, a função acima pode ser escrita da seguinte forma:

=CONTAR.SE.S(A2:A6;E2&".*";B2:B6;"<"&MÁXIMO(B2:B6))

Se E2 = pen, a função devolve 1, uma vez que a ligação à célula é substituída pelo seu conteúdo.

Abrir ficheiro com exemplo:

Necessitamos da sua ajuda!