Filtro especial

Define um filtro avançado.

Para aceder a este comando...

Escolha Dados - Mais filtros - Filtro avançado....


Ler critérios de filtro a partir de

Selecione o intervalo específico, ou introduza o intervalo de células que contém os critérios de filtro que pretende utilizar.

Shrink / Expand

Click the Shrink icon to reduce the dialog to the size of the input field. It is then easier to mark the required reference in the sheet. The icons then automatically convert to the Expand icon. Click it to restore the dialog to its original size.

Ao clicar com o rato numa folha, a caixa de diálogo é automaticamente minimizada. Assim que soltar o botão do rato, a caixa de diálogo será restaurada, e o intervalo de referências definido com o rato é realçado no documento através de uma moldura azul.

Icon shrink

Reduzir

Icon Expand

Expand

Options

Mostra mais opções de filtragem.

Diferenciar maiúsculas de minúsculas

Faz a distinção entre letras maiúsculas e minúsculas durante a filtragem dos dados.

O intervalo contém etiquetas de colunas

Inclui as etiquetas de colunas na primeira linha de um intervalo de células.

Copiar resultados para

Selecione a caixa de verificação e, em seguida, o intervalo de células no qual pretende mostrar os resultados de filtro. Também pode selecionar um intervalo específico na lista.

Expressão regular

Permite utilizar expressões regulares na definição de um filtro. Para obter a lista das expressões regulares permitidas pelo LibreOffice, clique aqui.

Se a caixa de verificação Expressões regulares estiver marcada, pode utilizar expressões regulares no campo Valor, se a caixa de lista Condição estiver definida como '=' IGUAL ou '<>' NÃO IGUAL. Isto também se aplica às respetivas células referenciadas para um filtro avançado.

Sem duplicação

Exclui as linhas duplicadas na lista de dados filtrados.

Manter critérios de filtro

Escolha a caixa de verificação Copiar resultados para e, em seguida, especifique o intervalo de destino no qual pretende ver os dados filtrados. Se esta caixa estiver assinalada, o intervalo de destino permanece associado ao intervalo de origem. O intervalo de origem deverá ter sido definido como um intervalo de base de dados em Dados - Definir intervalo. Seguindo este procedimento, pode voltar a aplicar o filtro em qualquer altura da seguinte forma: clique no intervalo de origem e, em seguida, escolha Dados - Recarregar intervalo.

Applying Advanced Filters

  1. Copie os cabeçalhos da coluna dos intervalos da folha que serão filtrados para uma área vazia da folha e, em seguida, introduza os critérios do filtro na linha em baixo dos cabeçalhos. Os dados organizados horizontalmente em linha estarão logicamente relacionados com E, e os dados organizados verticalmente em coluna estarão logicamente relacionados com OU.

  2. Once you have created a filter matrix, select the sheet ranges to be filtered. Open the Advanced Filter dialog by choosing Data - More Filters - Advanced Filter, and define the filter conditions.

  3. Then click OK, and you will see that only the rows from the original sheet whose contents have met the search criteria are still visible. All other rows are temporarily hidden and can be made to reappear with the Format - Rows - Show command.

Exemplo

Carregue uma folha de cálculo com muitos registos. Utiliza-se um documento fictício Volume de negócios, no entanto, pode facilmente utilizar qualquer outro documento. O documento tem o seguinte esquema:

A

B

C

D

E

1

Mês

Padrão

Empresarial

Luxo

Suite

2

janeiro

125600

200500

240000

170000

3

fevereiro

160000

180300

362000

220000

4

março

170000

e assim consecutivamente...


Por exemplo, copie a linha 1 com os cabeçalhos de linha (nomes de campo) para a linha 20. Introduza as condições de filtro associadas com OU nas linhas 21, 22 e restantes.

A

B

C

D

E

20

Mês

Padrão

Empresarial

Luxo

Suite

21

janeiro

22

<160000


Specify that only rows which either have the value January in the Month cells OR a value of under 160000 in the Standard cells will be displayed.

Escolha Dados - Mais filtros - Filtro avançado e selecione o intervalo A20:E22. Depois de clicar em Aceitar, apenas serão mostradas as linhas que coincidam com o filtro. As outras linhas ficarão ocultas.

Necessitamos da sua ajuda!