Proteger folha

Protege as células da folha atual contra modificações. Escolha Ferramentas - Proteger folha para abrir a caixa de diálogo Proteger folha, na qual pode especificar uma proteção de folha com ou sem palavra-passe.

Para aceder a este comando...

Escolha Ferramentas - Proteger folha.


Ícone de aviso

Para proteger células de alterações, tem que assinalar a caixa de verificação Protegida em Formatar - Células - Proteção de células ou no menu de contexto Formatar células.


Pode configurar células ou intervalos de células sem proteção numa folha protegida utilizando os menus Ferramentas - Proteger folha e Formatar - Células - Proteção de células:

  1. Selecione as células que ficarão sem proteção

  2. Selecione Formatar - Células - Proteção de células. Desmarque a caixa Protegida e clique em Aceitar.

  3. No menu Ferramentas - Proteger folha, ative a proteção para a folha. Esta ação torna-se efetiva imediatamente e apenas o intervalo de células que selecionou no passo 1 pode ser editado.

Posteriormente, se quiser proteger uma área não protegida, selecione o intervalo. De seguida, no separador Formatar - Células - Proteção de células, marque a caixa Protegida. Por fim, escolha o menu Ferramentas - Proteger folha. O intervalo que não estava protegido fica abrangido pela proteção.

A proteção de folha também afeta o menu de contexto dos separadores de folha na parte inferior do ecrã. Os comandos Eliminar e Mudar nome não podem ser selecionados.

Se uma folha estiver protegida, não será possível modificar ou eliminar quaisquer Estilos de célula.

Uma folha ou intervalo de células protegido não pode ser modificado até que a proteção seja desativada. Para desativar a proteção, escolha o comando Ferramentas - Proteger folha. Se a palavra-passe não estiver definida, a proteção da folha será imediatamente desativada. Se a folha estiver protegida com palavra-passe, surgirá a caixa de diálogo Remover proteção, onde o utilizador deve introduzir a palavra-passe.

Uma vez guardadas, só é possível guardar de novo uma folha protegida utilizando o comando Ficheiro - Guardar como.

Palavra-passe (opcional)

Permite a definição de uma palavra-passe para proteger a folha contra modificações não autorizadas.

Ícone de nota

Pode proteger totalmente o seu trabalho combinando as opções Ferramentas - Proteger documento e Ferramentas - Proteger estrutura do documento, incluindo a proteção com palavra-passe. Para impedir completamente a abertura do documento, na caixa de diálogo Guardar, marque a caixa Guardar com palavra-passe antes de clicar no botão Guardar.


Necessitamos da sua ajuda!