Formatação condicional

Escolha Formatação condicional para definir o estilo tendo por base as condições estipuladas. Se o estilo já estiver atribuído a uma célula, esta não será alterada e o estilo introduzido será avaliado. Pode utilizar diversos tipos de formatação condicional.

Pode-se inserir várias condições que consultarão o conteúdo do valor das células ou das fórmulas. As condições são avaliadas da primeira para a última. Se a condição 1 corresponder à condição, o estilo definido será utilizado. Senão, a condição 2 será avaliada, e o seu estilo aplicado. Se a condição 2 não corresponder, a condição seguinte será avaliada, e assim sucessivamente.

Para aceder a este comando...

Escolha Formatar - Condicional.


Ícone de aviso

Para poder aplicar a formatação condicional, tem que ativar a opção de cálculo automático. Escolha Ferramentas - Calcular - Cálculo automático (verá uma marca de confirmação junto ao comando, se a opção estiver ativa).


Condição

Pode definir todas as condições que quiser.

Especifica se a formatação condicional está dependente de uma das entradas da caixa de lista:

Escala de cores

Esta caixa de diálogo é a mesma da opção Todas as células, existente na primeira entrada do sub-menu Condição. A aplicação de uma escala de cores consiste na exibição de um gradiente com duas ou três cores e que está dependente do valor de cada célula. Um exemplo pode ser um intervalo de temperaturas, em que temperaturas baixas são mostradas a azul, as temperaturas altas a vermelho e os valores intermédias com gradiente.

Tem que escolher as duas cores "extremas e que indicam o método de cálculo. O cálculo da cor aplicada será efetuado tendo em conta: Min - Max - Percentil - Valor - Percentagem - Fórmula.

As opções mínimo e máximo são analisadas pelo valores do intervalo. As outras opções têm de ser especificadas por um valor (percentil, valor, percentagem) ou por uma referência de células ou fórmula (fórmula).

Para uma explicação mais detalhadas e alguns exemplos, aceda a Como aplicar a formatação condicional Escala de cores no wiki da TDF.

Conjunto de ícones

Pretende-se calcular a posição de um valor em relação a outro. O conjunto de ícones ajuda-nos a indicar os valores e escolher o tipo de ícones. Os conjuntos de ícones disponíveis são:

As condições de exibição para cada ícone podem ser especificadas em relação a um valor (valor), a uma percentagem do número de valores no intervalo (percentagem) como percentagem dos valores do intervalo (percentil) ou fórmula (fórmula).

Para uma explicação mais detalhada e alguns exemplos, aceda a Como aplicar a formatação condicional Conjunto de ícones no wiki da TDF.

Datas

Esta opção aplica o estilo definido, tendo em conta a data que escolher na caixa: Hoje, Ontem, Amanhã, Últimos 7 dias, Esta semana, Última semana.

Gerir formatação condicional

Esta caixa de diálogo permite-lhe ver todas as formatações condicionais definidas na folha.

Para aceder a este comando...

Escolha Formatar - Formatação condicional - Gerir.


Surge a caixa de diálogo Gerir formatação condicional. Nesta caixa pode adicionar, editar e/ou remover uma ou diversas formatações condicionais.

A lista Formatos condicionais mostra as regras de formatação condicional definidas na folha de cálculo atual. Apenas a primeira regra para cada intervalo de células é listada, mesmo que existam múltiplas regras definidas para um determinado intervalo.

Se já tiver definido uma formatação condicional a um intervalo de células e tentar definir uma nova formatação condicional a uma parte deste intervalo, será exibida uma mensagem de aviso. Esta mensagem de aviso solicitando-lhe a edição da formatação condicional existente (no intervalo) ou se pretende definir uma nova formatação condicional substituindo a existente (no intervalo selecionado).

Necessitamos da sua ajuda!