Date & Time Functions

Estas funções são utilizadas para inserir e editar datas e horas.

Para aceder a este comando...

Inserir - Função - Categoria Data e hora


note

As funções cujo nome terminem com _ADD ou _EXCEL2003 devolvem o mesmo resultado que as funções correspondentes do Microsoft Excel 2003 que não possuem o sufixo. Utilize as funções sem o sufixo para obter os resultados baseados em padrões internacionais.


O LibreOffice considera uma data/hora como valor numérico. Se atribuir o formato "Número" a uma data ou hora, o mesmo será convertido em número. Por exemplo, o valor 01/01/2000 12:00 PM será convertido em 36 526,50. O valor que precede separador decimal corresponde à data e o valor seguinte à hora. Se não quiser este tipo de representação numérica, altere o formato de número (data ou hora). Para o fazer, selecione a célula que contém o valor de data ou hora e no menu de contexto selecione Formatar células. O separador Números inclui as funções de definição dos formatos.

Base de data para o dia zero

As datas são calculadas como diferenças a partir de um dia zero. Pode definir o dia zero para que seja um dos seguintes:

Base de data

Utilize

'30/12/1899'

(padrão)

'01/01/1900'

(utilizado na versão anterior do StarCalc 1.0)

'01/01/1904'

(utilizado pelos programas Apple)


Escolha - LibreOffice Calc - Calcular para selecionar a base da data.

warning

Ao copiar e colar células que possuam valores de data entre folhas de cálculo diferentes, ambos os documentos de folha de cálculo têm de ser definidos com a mesma base de data. Se as bases de data diferirem, os valores de data mostrados serão alterados!


Anos com dois dígitos

Em - LibreOffice - Geral encontra a área Ano (dois dígitos). Aqui pode definir o período para o qual a informação de dois dígitos será aplicável. Tenha em atenção que as alterações efetuadas afetam algumas das funções seguintes.

note

Ao introduzir datas como parte integrante de fórmulas, as barras ou traços utilizados como separadores serão interpretados como operadores aritméticos. Assim, as datas introduzidas nestes formatos não serão reconhecidas e irão originar cálculos errados. Se quiser utilizar datas como parte integrante de fórmulas, utilize a função DATA, por exemplo, DATA(1954;7;20) ou coloque a data entre aspas e utilize o formato ISO8601, por exemplo: "1954-07-20". Também não deve utilizar formatos de data consoante a sua configuração regional tais como "07/20/54", uma vez que o cálculo poderá originar erros se o documento for aberto com definições de configuração regional diferentes das suas.


tip

É possível uma conversão sem ambiguidades para datas e horas ISO 8601 nos seus formatos expandidos com separadores. Se ocorrer o erro #VALOR!, então desmarque a opção Gerar um erro #VALOR! em - LibreOffice Calc - Fórmula, botão Detalhes... da secção "Definições detalhadas para cálculos", na caixa de lista Conversão de textos em números.


note

As informações de fuso horário não são utilizadas pelas funções e pelas células de data/hora.


Funções

Date & Time Functions

DATA

DATAD.SE

DATA.VALOR

DIA

DIAS

DIAS360

DAYSINMONTH

DAYSINYEAR

DOMINGO.PÁSCOA

DATAM

FIMMÊS

HORA

ISLEAPYEAR

NÚMSEMANAISO

MINUTO

MÊS

MONTHS

DIATRABALHOTOTAL

DIATRABALHOTOTAL.INTL

AGORA

SEGUNDO

TEMPO

VALOR.TEMPO

HOJE

WEEKDAY

NÚMSEMANA

NÚMSEMANA_EXCEL2003

NÚMSEMANA_OOO

WEEKS

WEEKSINYEAR

DIATRABALHO

DIATRABALHO.INTL

ANO

FRAÇÃOANO

YEARS

Necessitamos da sua ajuda!