Instrução Print

Exporta as cadeias ou expressões numéricas especificadas para uma caixa de diálogo ou para um ficheiro.

Sintaxe:

Print syntax


Print [#filenum,] expression1[{;|,} [Spc(number As Integer);] [Tab(pos As Integer);] [expression2[...]]

Parâmetros:

filenum: Any numeric expression that contains the file number that was set by the Open statement for the respective file.

expression: Any numeric or string expression to be printed. Multiple expressions can be separated by a semicolon. If separated by a comma, the expressions are indented to the next tab stop. The tab stops cannot be adjusted.

number: Number of spaces to be inserted by the Spc function.

pos: Spaces are inserted until the specified position.

Se uma vírgula ou um ponto e vírgula aparecerem depois da última expressão para serem impressos, o LibreOffice Basic armazena o texto numa memória interna e continua a executar o programa sem imprimir. Quando é encontrada outra instrução para imprimir sem uma vírgula ou um ponto e vírgula no fim, todo o texto a ser impresso é impresso de imediato.

As expressões numéricas positivas são impressas com um espaço inicial. As expressões negativas são impressas com um sinal de menos. Se um dado intervalo for excedido por valores de vírgula flutuante, a respetiva expressão numérica é impressa em notação exponencial.

Se a expressão a imprimir exceder um certo comprimento, o ecrã será moldado automaticamente à próxima linha.

Ícone de nota

Pode inserir a função Tab, entre ponto e vírgula, entre os argumentos e avançar o resultado para uma posição específica ou pode utilizar a função Spc para inserir um número específico de espaços.


Exemplo:

Necessitamos da sua ajuda!