Recuar parágrafos

Você pode alterar os recuos do parágrafo atual, de todos os parágrafos selecionados ou de um estilo de parágrafo.

tip

Você também pode definir recuos utilizando a régua. Para exibir a régua, escolha Exibir - Régua.


Posicionar recuos

Recuos são calculados em relação às margens esquerda e direita. Caso deseje que o parágrafo se estenda à margem da página, insira um número negativo.

note

Para alterar as unidades de medida, escolha - LibreOffice Writer - Geral, e selecione a nova unidade de medida na área Configurações.


Os recuos são diferentes no que se refere à direção da escrita. Por exemplo, observe o valor de recuo Antes do texto nos idiomas escritos da esquerda para a direita. A borda esquerda do parágrafo é recuada em relação à margem esquerda da página. Em idiomas escritos da direita para a esquerda, a borda direita do parágrafo é recuada em relação à margem direita da página.

Suspensão do recuo

Para suspender um recuo, digite um valor positivo para Antes do texto e um valor negativo para Primeira linha.

O ícone Suspensão do recuo se encontra na seção Parágrafo da barra lateral Propriedades. Clique neste ícone para alternar os valores de Antes do texto e Primeira linha. Isto permite alternar o parágrafo com ou sem o recuo suspenso e a primeira linha recuada.

Para criar uma suspensão de recuo: Entre primeiro o recuo da primeira linha onde quiser que ela comece, e clique no ícone suspensão do recuo para criar a suspensão.

Ícone Suspensão do recuo

Ícone Suspensão do recuo

O comando Suspensão do recuo pode ser adicionado como botão numa barra de ferramentas, um item de menu ou menu de contexto, ou um atalho de teclado.

♥ Doe para nosso projeto! ♥