Localizar e substituir no Writer

Em documentos de texto você pode encontrar palavras, formatação, estilos e muito mais. Você pode navegar de um resultado a outro ou destacar todos os resultados de uma vez e depois aplicar outro formato ou substituir as palavras por outro texto.

A caixa de diálogo Localizar e substituir

Para localizar o texto em todo o documento, abra a caixa de diálogo Localizar e substituir sem nenhuma seleção de texto ativa. Se desejar pesquisar somente uma parte do documento, selecione primeiro a parte do texto e, em seguida, abra a caixa de diálogo Localizar e substituir.

Para localizar texto

  1. Escolha Editar - Localizar e substituir para abrir a caixa de diálogo Localizar e substituir.

  2. Insira o texto a ser procurado na caixa de texto Localizar.

  3. Clique em Localizar ou Localizar todos.

Ao clicar em Localizar o próximo, o Writer exibirá o próximo texto correspondente à entrada. Você pode ver e editar o texto e, em seguida, clicar em Localizar o próximo novamente para ir para o próximo texto encontrado.

Se tiver fechado a caixa de diálogo, você poderá pressionar uma combinação de teclas (Ctrl+Shift+F) para encontrar o próximo texto sem ter que abrir a caixa de diálogo novamente.

Você também pode usar os ícones na parte inferior direita do documento para navegar o próximo texto ou qualquer outro objeto do documento.

Ao clicar em Localizar todos, o Writer selecionará todos os textos correspondentes à entrada. Você pode, por exemplo, configurar todos os textos encontrados em negrito ou aplicar um Estilo de caractere a todos os textos de uma vez.

Para substituir texto

Ícone Nota

Ao contrário da pesquisa de texto, a substituição não pode ser limitada somente à seleção atual.


  1. Escolha Editar - Localizar e substituir para abrir a caixa de diálogo Localizar e substituir.

  2. Insira o texto a ser localizado na caixa de texto Procurar.

  3. Insira o texto que substituirá o texto encontrado na caixa de texto Substituir por.

  4. Clique em Substituir ou Substituir todos.

Ao clicar em Substituir, o Writer procurará em todo o documento o texto inserido na caixa Localizar, iniciando na posição atual do cursor. Quando o texto for encontrado, o Writer realçará o texto e esperará sua resposta. Clique em Substituir para substituir o texto realçado no documento pelo texto inserido na caixa de texto Substituir. Clique em Localizar o próximo para encontrar o próximo texto, sem substituir a seleção atual.

Ao clicar em Substituir todos, o Writer substituirá todos os textos correspondentes à entrada.

Para localizar estilos

Você deseja localizar todos os textos no documento que apresentam determinado Estilo de parágrafo, por exemplo o estilo "Título 2".

  1. Escolha Editar - Localizar e substituir para abrir a caixa de diálogo Localizar e substituir.

  2. Clique em Outras opções para expandir a caixa de diálogo.

  3. Marque a caixa Estilos de parágrafo.
    A caixa Localizar agora é uma caixa de lista, para selecionar qualquer dos estilos de parágrafo aplicados no documento atual.

  4. Selecione o estilo a ser procurado e, em seguida, clique em Localizar o próximo ou Localizar todos.

Para localizar formatos

Você deseja localizar todos os textos no documento que apresentam determinada formatação direta de caractere.

Ícone Nota

A localização de formatos localiza somente atributos de caractere diretos, não localiza atributos aplicados como parte de um estilo.


  1. Escolha Editar - Localizar e substituir para abrir a caixa de diálogo Localizar e substituir.

  2. Clique em Mais opções para expandir a caixa de diálogo.

  3. Clique no botão Formato.

  1. Clique em Localizar o próximo ou Localizar todos.

Mais opções

A pesquisa por similaridade pode localizar textos quase iguais ao texto da pesquisa. Você pode definir o número de caracteres que podem ser diferentes.

Marque a opção Pesquisa por similaridade e clique no botão Similaridades para alterar as configurações. (Inserir 1 para os três números fornece um bom resultado para os textos em inglês.)

Ícone Dica

Ao ativar o suporte a idiomas asiáticos em - Idiomas e localidades - Geral, a caixa de diálogo Localizar & substituir oferece opções para pesquisar em textos asiáticos.


O Navegador

O Navegador é a principal ferramenta para localização e seleção de objetos. Você também pode utilizar o Navegador para mover e organizar os capítulos, proporcionando ao documento uma exibição em estrutura de tópicos.

Escolha Exibir - Navegador para abrir a janela do Navegador.

Utilize o Navegador para inserir objetos, vínculos e referências no mesmo documento ou a partir de outros documentos abertos. Consulte o guia Navegador para mais informações.

Clique no ícone com o círculo azul na parte inferior direita do documento para abrir a pequena janela de Navegação.

Use a pequena janela de navegação para passar rapidamente para o próximo objeto ou localizar o próximo texto no seu documento.

♥ Doe para nosso projeto! ♥