Sobre campos

Os campos são usados para dados que variam em um documento, como a data atual ou o número total de página em um documento.

Exibir campos

Os campos consistem em um nome e um conteúdo. Para alternar a exibição do campo entre o seu nome e seu conteúdo, escolha Exibir - Nomes de campo.

Para exibir ou ocultar o realce de campos em um documento, selecione Exibir → Sombrear campos. Para desativar permanentemente este recurso, selecione → LibreOffice → Aparência, e desmarque a caixa em frente de Sombreamento de campos.

Para alterar a cor do sombreamento do campo, selecione - LibreOffice - Cores da interface, localize a opção Sombreamento de campos, e então selecione uma cor diferente na caixa Configuração de cor.

Propriedades do campo

A maioria dos tipos de campos em um documento, inclusive os campos de banco de dados, armazena e exibe valores variáveis.

Os tipos de campos a seguir executam uma ação ao clicar no campo:

Tipo de campo

Propriedade

Espaço reservado

Abre uma caixa de diálogo para inserir o objeto correspondente ao espaço reservado, exceto para espaços reservados de texto. Para espaços reservados de texto, clique no espaço e digite dentro dele.

Inserir referência

Move o ponteiro do mouse para a referência.

Executar macro

Executa uma macro.

Campo de entrada

Abre a caixa de diálogo para editar o conteúdo do campo.


Atualizar campos

Para atualizar todos os campos de um documento, pressione F9 ou escolha Editar - Selecionar tudo e, em seguida, pressione F9.

Para atualizar um campo que foi inserido a partir de um banco de dados, selecione o campo e, em seguida, pressione F9.

Ícone Nota

Os espaços reservados não são atualizados.


♥ Doe para nosso projeto! ♥