Utilizar legendas

Em documentos de texto, você pode adicionar legendas com numeração sequencial a figuras, tabelas, quadros e objetos de desenho.

Você pode editar o texto e os intervalos numéricos de tipos de legendas diferentes.

Ícone Nota

Ao adicionar uma legenda a uma figura ou a um objeto, o objeto e o texto da legenda serão colocados juntos em um novo quadro. Ao adicionar uma legenda a uma tabela, o texto da legenda será inserido como um parágrafo ao lado da tabela. Ao adicionar uma legenda a um quadro, o texto da legenda é adicionado ao texto que se encontra dentro do quadro, antes ou depois do texto já existente.


Ícone Dica

Para mover o objeto e a legenda, arraste o quadro que contém esses itens. Para atualizar a numeração das legendas depois que você mover o quadro, pressione F9.


Para definir uma legenda, adote o seguinte procedimento:

  1. Selecione o item ao qual você deseja adicionar uma legenda.

  2. Escolha Inserir - Legenda.

  3. Selecione as opções desejadas e clique em OK. Se desejar, pode também inserir um texto diferente na caixa Categoria, por exemplo Figura.

Ícone Nota

Você pode editar o texto da legenda diretamente no documento.


Uma legenda será formatada com o estilo de parágrafo que corresponde ao nome da categoria da legenda. Por exemplo, ao inserir uma legenda de "Tabela", o estilo de parágrafo "Tabela" será aplicado ao texto da legenda.

Ícone Dica

O LibreOffice pode adicionar automaticamente uma legenda ao inserir um objeto, figura, quadro, ou tabela. Escolha - LibreOffice Writer - Autolegenda.


♥ Doe para nosso projeto! ♥